Operação Santa Cruz 2016: 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista realiza defesa antiaérea da Base Aérea de Santa Cruz .

21ª-Bat-AA-PQDT.2

Rio de Janeiro (RJ) – A 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt), no período de 28 de março a 1º de abril, realizou a Operação Escudo I, denominada Operação Santa Cruz 2016. A Operação consistiu no adestramento de todos os sistemas da artilharia antiaérea (sistema de armas, de controle e alerta, de comunicações e logístico) e serviu como preparação da Bateria para o cumprimento de sua missão durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Assuntos Militares (4)

O Exercício Santa Cruz 2016 foi concebido num quadro tático de operações aeroterrestres para a conquista e a manutenção de uma Cabeça de Ponte Aérea (Base Aérea de Santa Cruz) por uma Força-Tarefa do Batalhão de Infantaria Pára-quedista, em território inimigo, para a condução de operações militares subsequentes.

21ª-Bat-AA-PQDT-550x409

A operação contou com sobrevoos diurnos e noturnos das aeronaves A1, do 1º e 16º Grupo de Aviação, e da aeronave F5, do 1º Grupo de Aviação de Caça, todos da Base Aérea de Santa Cruz, dando maior realismo e dinamismo ao exercício, elevando o nível de dificuldade do exercício e cooperando com o adestramento da Bateria.

Assuntos Militares (6)

A 21ª Bia AAAe Pqdt contou, ainda, com o apoio do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea na cessão do Centro de Operações Antiaéreas Eletrônico e os Palm Tops das Unidades de Tiro, equipamentos modernos que fazem parte do Projeto Estratégico do Exército –Defesa Antiaérea, já adquiridos pelo 1º Grupo de Artilharia Antiaérea, aumentando a velocidade e o sigilo eletrônico das missões antiaéreas, contribuindo significativamente para o aumento das capacidades operacionais da Bateria.

Assuntos Militares (5)

O Exercício foi acompanhado por um oficial da Seção de Doutrina da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, certificando o trabalho realizado e colaborando com a evolução e a consolidação da doutrina de emprego da Artilharia Antiaérea em operações aeroterrestres.

Assuntos Militares (7)

Fonte: 21ª Bia AAAe

2 Comentários

  1. Boa Tarde, Prezados…estas duas fotos sem logo da 21ª BIA A AAe Pqdt, não correspondem ao Exercício em si…melhor retirarem, pois está distorcendo a materia original!!!

  2. Onde estão os lançadores RBS para a Artilharia Antiaérea Pára-quedista ? Uma tropa com essa importância já deveria ter recebido alguns lançadores RBS.

Comentários não permitidos.