Investigação mundial revela contas ocultas de chefes de Estado

Putin, em uma foto de arquivo. POOL REUTERS

‘Panama Papers’ apontam conexões de dezenas de personalidades em atividades ocultas ao fisco

FERNANDO J. PÉREZ

Madri – 4 ABR 2016 – 14:18 CEST

Chefes de Estado e de Governo em exercício e aposentados, políticos, grandes empresários, esportistas de elite, atores e artistas de prestígio mundial figuram como titulares ou vinculados a empresas de fachada no grande vazamento de dados do escritório de advogados panamenho Mossack Fonseca, especializado na criação de empresas offshore, revelaram vários meios de comunicação de todo o mundo. Entre as personalidades que emergem do exame dos 11,5 milhões de documentos filtrados pelo Wikileaks e pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos figuram amigos pessoais do presidente russo, Vladimir Putin; o ex-presidente da UEFA Michel Platini; o primeiro-ministro islandês, Sigmundur David Gunnlaugsson; o presidente da Argentina, Mauricio Macri, assim como pessoas relacionadas com 72 chefes ou ex-chefes de Estado ou de Governo. Também figuram nos papéis empresas vinculadas ao jogador de futebol do Barcelona Lionel Messi e várias personalidades espanholas.

Os mais de 11 milhões de documentos da Mossack Fonseca que foram divulgados revelam, segundo a rede britânica BBC, como essa empresa ajudou durante os últimos 40 anos alguns de seus clientes a lavar dinheiro procedente de diversas atividades.

Embora o nome do presidente russo não apareça nos documentos, segundo a análise dos dados, os amigos do Putin, beneficiários de contratos e concessões públicas que não teriam sido possíveis sem seu amparo, estabeleceram uma rede de empresas offshore (cujos donos ficam ocultos), com um valor aproximado de 2 bilhões de dólares (7,1 bilhões de reais). Entre as pessoas próximas do presidente da Rússia se destaca Serguei Roldugin, o melhor amigo de Putin, que lhe apresentou aquela que se tornaria a mulher do líder russo e é padrinho de sua filha mais velha, segundo o jornal britânico The Guardian, que teve acesso aos dados.

Os documentos mostram relações com várias personalidades vinculadas a Putin, como Roldugin. A operação foi posta em marcha por meio do banco Rossiya, alvo de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia depois da anexação da região ucraniana da Crimeia pela Rússia. O dinheiro foi supostamente lavado por meio de uma empresa de Roldugin, amigo da adolescência de Putin.

Esse músico profissional controla ativos de aproximadamente 100 milhões de dólares através das empresas de fachada. Entre esses ativos estão uma participação de 12,5% na principal agência de publicidade televisiva da Rússia e outra de 3,2% no Rossiya, uma instituição privada utilizada por amigos de Putin e alvo de sanções em 2014, segundo o jornal britânico.

Os chamados “papéis do Panamá” revelam que o presidente do Rossiya, Yuri Kovalchuk, e o próprio banco transferiram pelo menos 1 bilhão de dólares a uma empresa de fachada chamada Sandalwood Continental. Esses fundos provinham de empréstimos do Banco Comercial da Rússia, controlado pelo Estado e por outras instituições públicas russas.

Por sua vez, Gunnlaugsson, atual primeiro-ministro da Islândia, e sua mulher, Anna Sigurlaug Pálsdóttir, adquiriram, através da marca luxemburguesa do banco islandês Landsbanki, a empresa Wintris Inc., administrada pela Mossack Fonseca. O casal utilizou essa empresa para investir milhões de dólares herdados, segundo os documentos assinados em 2015 pela mulher do primeiro-ministro.

Macri, presidente da Argentina, seu pai Francisco e seu irmão Mariano eram administradores de uma empresa denominada Fleg Trading Ltd., constituída nas Bahamas em 1998 e dissolvida em janeiro de 2009. Macri não revelou seu vínculo com a Fleg Trading em suas declarações patrimoniais de 2007 e 2008, quando era prefeito de Buenos Aires. O que ele declarou foi uma conta bancária no Merrill Lynch, nos Estados Unidos, com saldo de 9,1 milhões de dólares em 2007 e 5,9 milhões em 2008. Também declarou 500.000 dólares em ativos no estrangeiro em 2008, mas não especificou sua origem nem localização. Tudo, segundo dados do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

Um porta-voz do Governo argentino garantiu ao EL PAÍS que as contas que aparecem não são de Maurício Macri, mas sim do grupo familiar Socma, e insiste que o grupo declarou essas contas. Por isso descarta que o presidente argentino tenho praticado a evasão de impostos em aglum momento, informa Carlos E. Cué. De qualquer forma, o porta-voz insiste que são questões anteriores ao momento em que Macri entrou na política, e sempre vinculadas ao grupo familiar, um dos mais importantes da Argentina.

Entre as pessoas que utilizaram os serviços dessa empresa se encontram os irmãos Pedro e Agustín Almodóvar (ambos asseguraram à imprensa que sua situação já está regularizada), o jogador de futebol Lionel Messi e Pilar de Borbón (irmã do ex-rei espanhol Juan Carlos).

O cineasta espanhol e seu irmão receberam poderes para dirigir a empresa Glen Valley Corporation, com sede nas Ilhas Virgens. Essa assinatura esteve ativa entre março de 1991 e novembro de 1994. Ambos negaram sua participação direta ou indireta em qualquer companhia offshore.

Os documentos mostram que Messi mantém ativa no Panamá uma empresa cujo único acionista é seu pai. A empresa Mega Star Enterprises Inc. foi registrada no Panamá. Os únicos beneficiários são o astro do Barcelona e seu pai, que são acusados na Espanha de um suposto delito fiscal, pelo qual começarão a ser julgados em 31 de maio.
A Mossack Fonseca comunicou recentemente a seus clientes que sofreu um ataque a seus servidores de informática e afirmou em um comunicado que seu escritório de representação no Brasil foi intimado a contribuir com informações “como parte das investigações da procuradoria desse país sobre alguns casos atualmente em curso nesse país”. Nos documentos vazados, aparecem ao menos 57 pessoas já investigadas pela Lava Jato, como Edison Lobão e Eduardo Cunha, que podem ser beneficiárias de contas ocultas.

A empresa reconheceu que entre seus clientes se encontram “bancos de primeira categoria, advogados, contadores, escritórios de advocacia, etc.”, acrescentando: “São empresas e firmas reconhecidas comercialmente e de boa reputação.”

Fonte: El País

19 Comentários

  1. Sugiro calma pois a lista do HSBC (versão Brasil) fico na mão de um cara e ele só divulgou o que interessava para certas figuras de nosso Pais e tudo já caiu no esquecimento graças ao nossos ilustres juizes e procuradores, que adoram aparecer numa TV (nos EUA juiz se comunica pelos autos do processo, não ficam participando feito pavão de eventos televisivos e assemelhados)
    Fico imaginando se essa nova lista, se totalmente liberada como deve(ria) ser, não vai bater la na praia da jararaca (de novo) que já deveria estar sob investigação mas o juiz deu pra trás, talvez pelo medo de não aparecer mais na TV.
    O interessante é o nome (que deve ser devidamente esclarecido, existe a presunção da inocência) de Joaquim Barbosa, os demais presentes até então não me causaram nenhuma surpresa.
    Para mim só vai dar pirotecnia como a lista do HSBC, infelizmente aqui no Brasil a justiça é meio seletiva, principalmente quando estão no meio donos de Tv e Jornais.
    Sds

    • Qnto aos “donos de Tv e Jornais”, desde que não estejam ligados a desvio de DINHEIRO PÚBLICO, não me interessa… interessa sim, a malversação do erário público com fins de enriquecimento ilícito de agentes do estado e políticos… qnto a Juiz aparecer ou não em mídia diversas, não vejo problema… é uma figura pública… até tv própria eles tem, pois a TV JUSTIÇA transmite ao vivo as preleições e julgamentos… logo, não se justifica a escandalização vossa qnto a esse tópico em particular… saudações…

      • Os “donos de Tv e Jornais” estão ligados a desvio de DINHEIRO PÚBLICO, SIM. A Globo não paga INSS há anos. Isso na nossa legislação chama-se apropriação indébita e dá cadeia. Mas nenhum governo tem coragem de cobrar a Rede Globo. A dívida da Globo com o erário público chega a cerca de 1,6 BILHÕES de reais. Isso compra mais de 1000 Triplex no Guarujá que eles dizem que é do Lula (mas ninguém provou). E o Sr. Sílvio Santos, há pouco tempo atrás, fez negócios mal administrados com o banco dele, o Banco Santos, e a dívida do Sr. Sílvio Santos não conseguiria ser paga nem se ele desse o SBT, a porcaria do Baú, Jequiti e todas as empresas dele, ainda assim não pagaria a dívida. E o que fizeram? usaram um “fundo” para “salvar” o Sílvio Santos. Não sei que tipo de mágica fizeram, mas ele continua dono do SBT, da Jequiti, do lixo do Baú, etc. E foi só falarem que não usaram dinheiro público, para os coxinhas ficarem satisfeitos e felizes e não tocarem no assunto. Ora, se não foi dinheiro público, foi dinheiro de quem? quantos TRIPLEX que querem que seja do Lula a fortuna do Sílvio Santos compraria? Depois vc vem me dizer que anti-comunista? comunista é a Rede Globo e o SBT, que “socializam” os prejuízos; mas claro, na hora dos lucros, aí eles “capitalizam” os lucros, tornam-se capitalistas convictos.

      • Uai, mas o governo “dazisquerda”, do ParTido da ladroagem e do homicídio, do Iluminado de Garanhuns e de sua súcuba, está há TREZE ANOS no poder e não fez nada nem contra o SBT nem contra a “Grobo”?

        Nem pra simplesmente cobrar a tal dívida?

        Leniência, incomPeTência, relaxo?

        Ou será que era um negócio do tipo “toma lá dá cá”, lucrativo pra ambas as partes?

        😉

      • O governo do PT é fraco e incompetente, mas ainda assim é o melhor – ou menos pior – de tudo o que o Brasil dispõe por lá. Ao contrário de vc, eu não vou defender ou atacar um governo só por questões ideológicas, sou apenas pragmático.

      • A minha ideologia é o combate à fome e a pobreza; é a independência do Brasil (que atualmente não passa de uma colônia estadunidense); é a melhoria do sistema educacional brasileiro, deliberadamente sabotado pela elite brasileira subserviente ao estrangeiro, interessada em manter o atraso do Brasil; é o fortalecimento das forças armadas do Brasil, que pode sim ser forte o suficiente para dissuadir a única nação que nos ameaça, os Estados Unidos; é tornar o Brasil um país justo e desenvolvido, dentre outras coisas. Se isso para você é ser comunista – ok, então eu sou comunista.

        Capitalismo ou socialismo, ambos podem ser bons ou ruins. A decisão de adotar um ou outro regime, para mim, depende mais de questões técnicas, tais como: história, cultura, alinhamento político, nível populacional ou educacional, etc do país.

        Para o miserável, pão: não importa se o pão é capitalista ou socialista. Ambos os sistemas têm suas vantagens e desvantagens: se por um lado o socialismo garante uma melhor distribuição de renda, o que é importante, por outro o capitalismo promove um melhor desenvolvimento econômico, o que garante o aumento de renda da população. Um sistema como o chinês, que começou como comunista, promovendo a distribuição de renda para depois sofrer uma transição para o capitalismo, promovendo o desenvolvimento econômico, acho bastante interessante. Vale ressaltar que a China só se desenvolveu graças ao abandono de ideologias: “Tanto faz se o gato é preto ou branco, desde que ele cace os ratos”, foi o mote que os chineses adotaram e que garantiu o seu desenvolvimento econômico e social ímpar na história da Humanidade. Isso só foi possível graças ao abandono da ideologia. Ideologia é uma grande bobagem, ideologia é representa atraso e limita as pode limitar o desenvolvimento de um país. Vale ressaltar que para mim, o melhor sistema para o Brasil, considerando questões históricas, culturais, etc é o CAPITALISMO. Capitalismo não é em si ruim, desde que bem controlado.

        Se por um lado a queda da URSS foi ruim para o Brasil, já que os EUA ficaram um tempo sem rivais para contê-los, por outro lado foi muito bom, porque não podem mais camuflar o seu imperialismo sobre o pretexto de “combate ao comunismo”.

        Se você realmente considerasse alguma coisa que o grande Dr. Enéias Carneiro apregoava, não seria tão idiota a ponto de defender os interesses dos nossos opressores com unhas e dentes como faz. Favor não denegrir mais a imagem do Sr. Enéias, coloque um avatar do Clinton, do Rambo, ou símbolo do Mcdonalds, coca-cola, ou qualquer outro lixo americano. Seria mais coerente.

        Esta deve ser uma das últimas postagens que faço aqui no PB, já que é considero este um blog tendencioso e que “censura” os que pensam de forma diferente da sua linha editorial.

      • Correção: Juiz não é “figura pública” (ele não é eleito pelo povo), e sim uma pessoa jurídica, e é assim já para poder julgar melhor possível uma açao sem interferências externas, como visão politica, pressão popular e etc. Se um Juiz joga para opovão no minimo ele corre o risco de ter seus vereditos adulterados por emoções.

  2. Infelizmente o mundo, e mais ainda o mundo subdesenvolvido, ainda está longe de se livrar da corrupção política endêmica, maior causa de atraso, retrocesso e miséria dos povos e de bilhões de seres humanos.

    Mas está ficando cada vez mais difícil para os corruptos. A cada dia que passa mais o baraço aperta. No mundo inteiro, e aqui no Brasil também.

    Esta guerra é mundial, e não vai parar, não importa o que as “forças ocultas” tentem ou queiram fazer.

    A tecnologia (tks USA!!!) acordou o povo mundial.

    • Nossa, ainda bem que nos EUA só tem político pobre….

      Porque será que querem tanto pegar as contas do Putin, hein? peraí, nao era dele? era de “amigos” dele? kkkkkk

      Professor “Tomahok”

  3. Esse é imbatível …

    “””O pai do primeiro-ministro britânico, David Cameron, aparece como um dos clientes na lista do Panamá. A assessora de Cameron disse que o assunto é privado. O governo pediu uma cópia dos documentos vazados e informou que vai tomar providências se houver indícios de evasão fiscal envolvendo britânicos.”””

  4. Já estão os gringos de novo cavando um “domínio do fato” para inculpar Putin. A guerra de informações tá rolando pra valer!!!

    • Não tem domínio do fato não meu caro! É fato que não apenas os oligarcas que rodeiam Putin como também os figurões do PC chinês figuram nos Panama Papers, o que plenamente justificável visto que ambos (Rússia e China) estão entre os países mais corruptos do mundo.

      E se fizer como sugeriu Garganta Profunda a Bob Woodward e Carl Berstein quando do escândalo de Watergate (Follow the money) atrás do oligarcas russos certamente vamos achar o déspota do Kremlim.

      E por falar em “follow the money”, a Odebrecht está no meio. Se seguir a grana a gente sabe quem vai achar….

    • Uns jogam xadrez (Putin), outros tentam, quando não dá, tratam de misturar as peças no tabuleiro para “aparentemente” seguir no jogo (fazem lambança).

      Vão tomar outro nó tático.

      Abraço a todos

  5. Lava-jato em cadeia mundial de comunicação, kkkk. Sempre contra os comunistas que insistem em defender interesses internacionais em desfavor dos 62 bilionários mundiais apátridas que possuem metade de tudo que existe no planeta.

  6. Lava-jato em cadeia mundial de comunicação, kkkk. Sempre contra os comunistas que insistem em defender interesses dos estados nacionais em desfavor dos 62 bilionários mundiais apátridas que possuem metade de tudo que existe no planeta.

  7. Quer dizer que o Putin depositava seu dinheiro no Panamá? Kkkkkkkk

    Acho que a Rússia acabou de ganhar Us $1bi.

  8. O interessante a se notar é que a maioria do dinheiro roubados de suas respectivas nações advém de países ditos socialistas e dos brics… No período 1994-2011, a Rússia perdeu pelo menos US$211.5 bilhões em movimentos ilícitos de capital. Só foi superada pela China… A comunista China com um total de US$ 139,23 bilhões anuais, ou US$ 1,39 trilhão na década estudada (2004-2013) é a campeã… O Brasil do PT e seus amigos, que incluem até a CNBB, chegou em sexto lugar, movimentando em média, “apenas” US$ 22,67 bilhões ilegais por ano e US$ 226,67 bilhões na década… coincidência ???… creio que não… isso acontece, claramente, porque os regimes socialistas são CORRUPTOS em suas essências… por isso que durante décadas se afirmou a boca pequena que o regime cubano amealhou milhões enquanto o seu povo passava privações… SOCIALISTA GOSTA MESMO É DE DINHEIRO, dos outros… perguntem aos que foram condenados no MENSALÃO, PETROLÃO e outros ãos que ainda virão a tona…

Comentários não permitidos.