Indústria de defesa do Exército Chileno abre novo centro de manutenção

O novo centro de manutenção da indústria de defesa Fábrica y Maestranza del Ejército de Chile, inaugurado em 8 de janeiro, poderá realizar a manutenção de equipamentos blindados. [Foto: Exército Chileno]

Por Carolina Contreras

A Fábrica y Maestranza del Ejército de Chile (FAMAE), indústria de defesa do Exército Chileno, expandiu suas capacidades de oferta de apoio logístico com o novo Centro de Manutenção Industrial (CMIF) na cidade de Punta Arenas, no sul do país. O complexo de manutenção, que atualmente cobre 1.002 m², é o primeiro dos dois estágios planejados para a unidade.

Quando estiver pronto, o CMIF cobrirá cerca de 4.000 m² e terá capacidade para realizar a manutenção de equipamentos da 5ª Divisão do Exército Chileno. “[Com o centro], cobriremos a manutenção de toda a região sul do país, entregando um suporte completo em nível nacional”, explicou o diretor da FAMAE, o General do Exército Rony Jara. Com o novo CMIF, não será mais necessário “solicitar manutenção a Santiago ou ao exterior”, disse o ministro da Defesa, José Antonio Gómez, durante a cerimônia de inauguração oficial, em 8 de janeiro.

A FAMAE é uma empresa pública que abastece as Forças Armadas com produtos militares há mais de 200 anos. Para reforçar sua missão, a FAMAE também está desenvolvendo suas capacidades de manutenção. “É uma empresa estratégica do Estado que deve manter suas capacidades fabris para poder fornecer itens em tempos de crise bélica e desenvolver soluções tecnológicas através da pesquisa”, disse o Gen Jara.

Manutenção melhorada

Instalado na 4ª Brigada Blindada de “Chorrillos”, da 5ª Divisão do Exército, o novo centro fará a manutenção da Line M, que consiste de veículos M-109 autopropulsores, veículos de transporte Caterpillar M-113 blindados e veículos Mowag blindados com rodas. A segunda e última parte do planejamento do CMIF em Punta Arenas garantirá a manutenção de todas as linhas de tanques Leopard, devendo ter um poço de lavagem de veículos e outro poço para lavagem de veículos Caterpillar.

  • :: Manutenção Programada, que é realizada de acordo com os manuais técnicos de cada sistema;
  • :: Recuperação Básica, um processo que responde diretamente por falhas de material e visa diminuir a indisponibilidade de material devido a falhas ou situações imprevistas;
  • :: Recuperação Integral, que consiste na recuperação, modificação ou melhoramento de material fornecido pelo cliente, segundo os parâmetros exigidos.

As novas instalações, cujas obras começaram em março de 2015 e foram concluídas em dezembro do mesmo ano, contam com pessoal especializado. O grande contingente inclui mecânicos com amplo conhecimento de sistemas mecânicos de materiais – M-113, M-109, Mowag, por exemplo – e pessoal de abastecimento e administrativo, com capacidades de gestão logística e de suprimento para atender às necessidades do novo centro.

Serviços especializados

O CMIF de Punta Arenas é o quinto centro construído pela FAMAE desde que o processo de expansão começou em 2007. Três dos quatro Centros de Manutenção Industrial no país ficam na região norte: na Primeira Brigada de Cavalaria Blindada, em Arica; na Segunda Infantaria Leve Blindada, em Pozo Almonte; e na Terceira Brigada Blindada La Concepción, de Antofagasta. O outro centro, que fica em Santiago, na localidade de Talagante, é o único que realiza tarefas de manutenção de recuperação integral de carros blindados, especializado em eletrônica, optrônica e telecomunicações.

Atualmente, o Exército, através da FAMAE e de sua rede nacional de centros, realiza manutenção de 75% do material blindado do Exército, segundo o Programa de Manutenção Especial F6, que começou em 2013. Seu objetivo até 2018 é fornecer apoio direto a 100% dos equipamentos blindados.

A FAMAE não só cresceu em infraestrutura no país, mas também se destacou por sua gestão eficiente. Recentemente, a empresa obteve a melhor avaliação em gestão transparente e eficiente, de acordo com o terceiro processo de fiscalização de empresas públicas do país, realizado pelo Conselho de Transparência.

Fonte: Diálogos

1 Comentário

Comentários não permitidos.