Defesa & Geopolítica

Helicóptero Mi-35 iraquiano cai ao sul de Bagdá.

Posted by

Mi-35 semelhante ao envolvido no acidente.

 

KUT, Iraque – um helicóptero iraquiano Mi-35 caiu ao sul de Bagdá nesta segunda-feira (04/04) devido a um “problema técnico”, disseram autoridades de segurança, o episódio é mais um em uma série de outros envolvendo helicópteros militares no país.

Um coronel no Comando de Operações Conjuntas do Iraque disse que um “helicóptero de treinamento Mi-35 caiu como resultado de um problema técnico”, mas que a tripulação sobreviveu.

O helicóptero caiu nesta segunda-feira de manhã perto da cidade de Kut, ao sul de Bagdá.

Sahib al-Chlaibawi, o chefe do comitê de segurança da província de Wasit, confirmou que o helicóptero caiu durante uma missão de treinamento, mas que ninguém havia morrido.

O Iraque já perdeu vários helicópteros entre acidentes e fogo antiaéreo nos últimos anos, além de outros aparelhos que se encontram danificados.

Em fevereiro, o grupo jihadista Estado Islâmico abateu um helicóptero Bell iraquiano a oeste de Bagdá, matando pelo menos uma pessoa, enquanto um Mi-17 caiu leste de Kut, também devido a um problema técnico, matando nove entre tripulantes e soldados.

Em outubro de 2014, militantes derrubaram um Bell 407 ao norte de Bagdá, matando dois tripulantes, cinco dias depois de um Mi-35 foi derrubado na mesma área, além de os jihadistas terem destruído outro helicóptero iraquiano ainda no chão no início daquele ano.

Um helicóptero sobrecarregado caiu depois de entregar ajuda ao povo sitiado pelo ISIS no Monte Sinjar, em agosto de 2014, matando seu piloto e ferindo passageiros, incluindo um membro do Parlamento.

O tenente-general Hassan Karim Khudayr foi morto quando um helicóptero militar caiu ao norte de Bagdá antes do ISIS lançar uma ofensiva de varredura em junho de 2014, o Iraque também perdeu um Mi-17 a uma tempestade de areia em julho de 2010, um acidente que matou cinco pessoas.

Fonte: DefenseNews

shared on wplocker.com