Hangout Plano Brasil: Estratégia Nacional de Defesa 2008-2016


hangoutPauta

  • Conjuntura política brasileira 1995-2016.
  • Cultura política brasileira e a defesa.
  • Legitimação e convencimento investimentos em Defesa e Política Externa.
  • BRICS e Mundo Desenvolvido.
  • A Estratégia Nacional de Defesa- END.
  • Política Nacional de Defesa e Base Industrial.
  • Logística de Defesa e Programas Estratégicos.
  • Cooperação Sul-Sul e Estado Logístico.
  • Conselho de Defesa Sul-Americano e Unasul.
  • Geopolítica Brasileira e Sul-Americana no século XXI.

Plano Brasil

Sobre os palestrantes confirmados até o momento

José Roberto Bonifácio

Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1999/2003) e Especialista em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, 2004/05). É colaborador e revisor de artigos da Revista de Administração de Empresas (RAE) da EAESP-FGV, da Revista de Geopolitica (UFRN) e da Revista Conexão Política (Mestrado em Ciência Política da UFPI).

Para maiores informações acessar: <http://lattes.cnpq.br/5215665574895695>

 

Eduardo Oighenstein Loureiro

Bacharel em Relações Internacionais pelo Ibmec-RJ. Mestrando em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense.

Ex-estagiário do Centro de Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval e da Emgepron. Ex-pesquisador e atual colaborador do Laboratório de Simulações e Cenários, da Escola de Guerra Naval. Colaborador do LABSDEN, da Escola Superior de Guerra. Palestrante convidado do curso de Relações Internacionais do Ibmec-RJ e do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ. Professor estagiário da disciplina “Estudos Estratégicos I”, no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro semestre de 2014.

Premiado com a monografia intitulada “O BRASIL E A LIDERANÇA REGIONAL ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO EM SEGURANÇA E DEFESA” no I Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, do Ministério da Defesa. Dissertação intitulada “PROGRAMA KC-390: O PANORAMA INTERNO, OS PARCEIROS E A PROJEÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL”, um estudo de caso sobre o programa KC-390, da Embraer e da FAB.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4973212H4>

Sandro Teixeira Moita

Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), o Curso de Especialização em História Militar Brasileira (2011) e o Mestrado em História (2013), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É Professor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), onde trabalha na Divisão de Preparação e Seleção, na Tutoria de História, orientando os alunos nas disciplinas de História, História Militar e Estratégia. Ministra regularmente aulas no Curso de Comando e Estado-Maior sobre Pensamento Militar, Cultura e História Estratégica, prestando consultoria a diversas operações do Exército Brasileiro e do Ministério da Defesa. É membro fundador do Grupo de Estudos de História Militar (GEHM) do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É Sócio Honorário do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). Cursa atualmente os cursos ministrados no Programa “Parceria pela Paz” da Organização do Tratado do Atlântico Norte, com ênfase nos temas de Estratégia, Operações Militares, Guerra Irregular, Contraterrorismo, Integração Regional, Operações de Estabilização e Pacificação. Tem experiência na área de História Militar, Estratégia, Defesa, História Geral e do Brasil. Áreas de interesse: História Militar, Estratégia, História das Instituições, Operações Militares, Estudos de Inteligência, Defesa Nacional.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120075Z9>

Tito Livio Barcellos Pereira

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é integrante – grupo de estudos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans (FFLCH-USP) e mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF) É integrante do grupo de estudos sobre Rússia e Espaço pós-soviético pelo Laboratório de Estudos da Ásia (Departamento de História – USP) e pesquisador do Laboratório Defesa e Política[s] (INEST – UFF). Tem experiência na área de Geografia, Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase na área de Geopolítica, Geografia Regional, Rússia e Espaço pós-soviético.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200259E3>

Vinicius Modolo Teixeira

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é docente de Geografia Humana da Universidade do Estado do Mato Grosso – Campus Universitário Vale do Teles Pires e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geopolítica, Conflitos, América do sul, América latina e Atlântico Sul.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293751E7 >

1 Trackback / Pingback

  1. Hangout Plano Brasil: Estratégia Nacional de Defesa 2008-2016 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.