Rússia começa a enviar sapadores* para desminar Palmira

1037248168

Moscou- O Ministério da Defesa da Rússia enviou equipe de especialistas do Centro Internacional de Desminagem das Forças Armadas da Rússia à base aérea de Hmeymim, na Síria, para participar do trabalho humanitário de remoção de minas e IED’S ( improvised explosive device ) da histórica cidade de Palmira, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Palmira foi oficialmente libertada pelo o Exército sírio da ocupação terrorista do Daesh (Estado Islâmico)  mediante o apoio da aviação russa e de milícias populares do país.
“De acordo com uma decisão do presidente da Rússia (Vladimir Putin), as unidades do centro internacional anti-minas trabalharão na desminagem de Palmira”, disse o general russo aos jornalistas.

1129239

Gerasimov propôs a outros países que se somem à desminagem da cidade que caiu em mãos dos jihadistas há mais de dez meses e que foi recuperada pelas forças governamentais no domingo. Enquanto isso, a desminagem da parte monumental de Palmira, que contém ruínas greco-romanas que são Patrimônio Mundial da Unesco, foi completada hoje mesmo pelo Exército sírio.

O chefe do Estado-Maior russo reconheceu que “forças especiais e conselheiros militares” russos, além das forças aéreas que a Rússia tem desdobradas na Síria, participaram da operação para libertar a estratégica cidade.
“A libertação dessa cidade tem uma importância estratégica na luta contra o terrorismo na Síria”, ressaltou Guerásimov.

Por outro lado, o porta-voz do presidente russo para a cooperação internacional no âmbito da cultura, Mikhail Shvidkoi, garantiu que a Rússia participará da restauração dos danos ocasionados a Palmira pelos jihadistas.
Russian Sappers prepare for the planned demining farmland in Chechnya 1

“Temos muitos especialistas que conhecem bem Palmira”, apontou Shvidkoi, que precisou que antes de começar com os trabalhos, “é preciso realizar sérias pesquisas para averiguar o alcance dos danos”.

A UNESCO já começou a elaborar projetos de preservação e restauração das obras e monumentos remanescentes em Palmira. Especialistas acreditam que esse trabalho possa levar até algumas décadas para ser concluído.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1RuLsUR” standard=”http://www.youtube.com/v/j7yxkGxGinE?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=j7yxkGxGinE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8455″ /]

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1RuLuMo” standard=”http://www.youtube.com/v/K0XtgB1CErg?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=K0XtgB1CErg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7293″ /]

* sapador é o militar que desempenha uma variedade de tarefas de engenharia militar, sobretudo nas áreas da mobilidade e da contramobilidade. Entre as suas tarefas específicas mais comuns incluem-se as ações de minagem e desminagem e demolições.

Fonte: BOL Noticias,SputnikNews e Yahoo Noticias, Edição Plano Brasil

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia começa a enviar sapadores* para desminar Palmira | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.