FAB PE DE POEIRA: À prova de fogo!

maxresdefault

Toda criança quer ser alguém quando crescer… A maioria delas quer algo bem específico… Ser piloto, astronauta ou bombeiro. Bem, nós temos os três na FAB. Mas deixemos o piloto e o astronauta para outra oportunidade e vamos nos aventurar mais nos perigos da vida. Todo mundo conhece e já viu um bombeiro, uma viatura ou até uma equipe em ação. Só que poucos conhecem quem são os Bombeiros da Força Aérea, como é a formação deles, onde atuam e muito mais…

Curtiu??? Quer saber mais? Vem com a gente!  

Quem são eles!

Os Bombeiros da FAB não apagam tão somente o fogo Eles salvam vidas!!! E além, eles atuam intensivamente nos aeródromos, garantindo a segurança no pouso e decolagem de aeronaves. Também podem operar na proteção de contra incêndio em edificações e na condução de situações emergenciais envolvendo acidente aeronáutico.

Consumado o acidente, o objetivo imediato é chegar ao local do desastre no menor  tempo possível e fazer de tudo para obter o controle da situação, pensando sempre no salvamento e na segurança dos ocupantes da aeronave. Normalmente, há grande possibilidade de incêndio. O fogo, tão logo iniciado, alastra-se rapidamente e, se não controlado a tempo, em poucos minutos torna impossível a sobrevivência dos ocupantes da aeronave. Nessas condições, para uma pronta e eficaz resposta, os Bombeiros de Aeródromo necessitam de viaturas especiais, os CCI – Carros Contra Incêndio, veículos projetados especificamente para cumprir as missões de salvamento e combate a incêndio em emergências aeronáuticas e outras do gênero. Esse carro aí na foto tem menos de 1 minuto para chegar ao local e entrar em ação. Em qualquer situação, a ação do corpo de incêndio da FAB é quase que imediata.

#Vocêsabia que nos aeródromos brasileiros não é permitida a utilização de espumas resistentes a álcool, em qualquer proporção e/ou solução?  

409084_215375098552060_1253276888_n

 Como ser um deles!

Existem duas formas de se tornar um Bombeiro da FAB: a primeira é pelo Curso Básico de Bombeiro da Aeronáutica(CBBA) e a outra é pelo Curso de Formação de Sargentos com especialidade em bombeiro (CFS).

O CBBA é voltado apenas para militares da Força – soldados, cabos e sargentos. Após o curso, esses profissionais atuarão operacionalmente na área de contra incêndio dos aeroportos nas Bases Aéreas, na prevenção de incêndios, salvamentos em sinistros aeronáuticos e práticas de combate ao fogo.

O CFS, por sua vez, é uma das modalidades oferecidas na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR).  De lá, os militares formados atuarão de forma similar aos que se formam no CBBA, realizando atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos aeródromos e edificações do Comando da Aeronáutica. O diferencial  desse curso é que a forma de ingresso é para civis, enquanto o CBBA tem como foco os militares.

A FAB possui cerca de 70 bombeiros de Aeronáutica no seu quadro de especialistas, entre graduados e oficiais. Para se tornar militar nessa especialidade, é necessário fazer o Curso de Formação de Sargentos, com duração de dois anos, na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). O bombeiro de Aeronáutica é o profissional preparado para executar as atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos aeródromos e edificações.

i14530133153111345

Evolução da carreira

O graduado pode fazer concurso para se tornar Oficial Especialista da Aeronáutica e tem a possibilidade de chegar até o posto de Capitão.

Mulheres na especialidade

A FAB também possui mulheres na especialidade de bombeiro de Aeronáutica. Conheça a história da Sargento Paula Prietsch, primeira mulher a integrar a equipe do Batalhão de Infantaria Especial de Canoas (BINFAE-CO). Ela também inspirou a mãe a virar militar da FAB. Veja a matéria clicando aqui

O programa Especialistas da FAB mostra como é a formação do Bombeiro de  Aeronáutica. Você acompanha também um exercício simulado na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, no qual o profissional executa atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1XNFkar” standard=”http://www.youtube.com/v/_tiaon7N7XM?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=_tiaon7N7XM&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5954″ /]

Fonte: Força Aérea Brasileira

1 Comentário

Comentários não permitidos.