Motoqueiro ou Motociclista? De acordo com o Dicionário Michaelis:
Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.
Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.
Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.
Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!
BATEDORES? O QUE É ISSO?
Batedores são uma equipe de motociclistas que realizam escolta de diversos tipos. Na FAB, geralmente, são utilizados 8 militares para compor o comboio – meio de transporte composto por diversos veículos ligados entre si.
O Corpo de Batedores da Força Aérea Brasileira é composto por militares da Infantaria de Aeronáutica ou Guarda e Segurança, que possuem Habilitação categoria A e que não tenham sofrido qualquer penalidade por infração no trânsito. Necessariamente, toda a equipe deve pertencer ao Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFAE), em especial, o BINFAE-BR (Brasília/DF) e o BINFAE-RJ (Rio de Janeiro/RJ), os únicos atualmente a possuírem batedores.
#ficadica O soldado pode fazer parte? Sim. O soldado que fizer o estágio de Polícia da Aeronáutica poderá se candidatar para ser um batedor. Maneiro né?!?!
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1MwePjS” standard=”http://www.youtube.com/v/A5jZpb7EALQ?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=A5jZpb7EALQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep2101″ /]
A FORMAÇÃO DOS BATEDORES
Para realizar o Curso de Motociclista Militar e Batedor é necessário fazer um teste em pista com cones. São 7 semanas de curso com treinamento de primeiros socorros, mecânica e legislação de trânsito voltada para a atuação. Primeiramente, os militares utilizam motos XRE 300 Honda e Harley Davidson Road King Police 1690cc. Os candidatos também aprendem técnicas de pilotagem de alta velocidade no autódromo e a parte técnica de escolta.
#ficadica –> Os batedores da FAB já fizeram Escolta da Copa no Brasil em 2014, na posse da Presidente Dilma no mesmo ano e na Cúpula do Mercosul. E muitas outras de menor proporção. O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica (PMA) é composto por 20 batedores, que realizam motopatrulhamento na área do COMAR, escolta de autoridade e também apresentações.
EM FORMA E OPERANTE:
Os Batedores se dividem em 4 “postos”, realizando funções diferentes. As formações que os militares assumem para realizar os deslocamentos são:
- PONTA DE LANÇA – Vai à frente do comboio, fechando vias e sinais de trânsito.
- REGULADOR – Batedor que puxa o comboio, responsável pela velocidade dos demais.
- ALA – Responsável por acompanhar a autoridade, pelas laterais do veículo.
- CERRA FILA – Último do comboio, impede que qualquer veículo entre na formação.
Fonte: Força Aérea Blog
Pingback: FAB Pé de Poeira: Velozes e Furiosos | DFNS.net em Português