Então David triunfou sobre o filisteu com uma funda e uma pedra; sem uma espada na mão feriu o filisteu e matou-o . ” ( I Samuel 17:50 ).
E.M.Pinto
O sistema antimíssil batizado de “Funda de David” (David Sling) realizou o seu segundo teste com sucesso. O ensaio envolveu a participação de militares e representantes das indústrias de defesa dos Estados Unidos e Israel.
Segundo nota, a arma é capaz de abater não apenas mísseis, mas também satélites em órbitas baixas e o programa contou com o financiamento de US$ 3,3 bi dos EUA, os recursos foram distribuídos no programa ao longo dos últimos 10 anos.
Nas palavras de Uzi Rubin ex-chefe do programa de defesa antimíssil israelense.
“Nem os Estados Unidos têm algo tão complexo e sofisticado”
O sistema conseguirá priorizar a defesa, abatendo mísseis de acordo com a posição e a trajetória identificada. Apesar da sofisticação, o comandante da Defesa Aérea israelense Zvika Haimovic alerta que não há sistema de defesa perfeito capaz de garantir total segurança na interceptação de tudo que for lançado contra Israel.
O sistema de defesa aérea foi desenvolvido sob os auspícios da IDF, passou a sua última rodada de testes e está previsto para implantação em 2016, disse o Ministério da Defesa nessa a segunda-feira.
O novo sistema é projetado para destruir mísseis de longo alcance que não são visados pelo sistema Iron Dome, de curto alcance, ou mesmo pelo Arrow, que intercepta mísseis balísticos.
A Funda de David por sua vez, têm a capacidade de direcionar mísseis com alcances de 100 a 200 km contra aviões, projéteis guiados, mísseis de cruzeiro de voo baixo e drones.
No teste final foi realizado na segunda-feira em um campo de teste no sul de Israel, os sitema foi avaliado como sucesso e passou todos testes. O sistema será entregue à Força Aérea de Israel (IAF) nos próximos quatro meses. Uma unidade central da IAF, que está sendo treinada para operar o sistema, participou no teste desta segunda-feira.
“Nos ensaios, as capacidades do sistema foram testados em uma série de cenários que simulam as ameaças as quais o seistem foi projetado para lidar, a Funda destruiu todos os alvos tal como pretendido”.
Em conjunto, os três sistemas, propiciam à IAF operar em uma rede de interceptores guiados por radar que podem abater qualquer coisa que seja lançada contra Israel. Isso inclui foguetes de voo baixo enviadas pelo Hezbollah e Hamas para mísseis balísticos de longo alcance, Shehab e Scud disparados do Irã e da Síria
Pingback: Sistema antimíssil de Israel pode ser o mais avançado sistema de defesa do mundo | DFNS.net em Português