Putin ordena retirada das tropas russas do território sírio

Vladimir_Putin_-_Russia_-_Syria_-_TroopsDa Agência Lusa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou hoje  (14) ao Ministério da Defesa para iniciar amanhã (15) a retirada das forças russas da Síria. Segundo a Presidência russa, o chefe de Estado sírio, Bashar Al Assad, concordou com a decisão.

“A tarefa que tinha sido solicitada ao nosso Ministério da Defesa e às nossas Forças Armadas foi globalmente conseguida e assim ordenei ao ministério para iniciar a partir de aa manhã a retirada da maior parte dos nossos contingentes militares na República Árabe da Síria”, afirmou Putin, dirigindo-se ao ministro da Defesa russo, Serguei Choigu, ao fazer uma declaração transmitida pela televisão.

O Kremlin (sede da Presidência russa) informou que Putin e Assad, aliados de longa data, tinham concordado, durante uma conversa telefônica, com a retirada das forças russas do território sírio.

A intervenção das forças aéreas russas na Síria teve início em 30 de setembro de 2015 e foi feita a pedido de Bashar Al Assad no âmbito da luta contra o terrorismo no país.

Moscou vai, no entanto, manter uma presença aérea no território sírio para supervisionar a aplicação do cessar-fogo, que entrou formalmente em vigor no dia 26 de fevereiro, segundo a Presidência russa.

“Os líderes registraram que as ações da força aérea russa permitiram alterar radicalmente a situação na luta contra o terrorismo, desorganizar as infraestruturas dos combatentes e infligir danos significativos sobre eles”, indicou o comunicado do Kremlin.

A oposição síria reagiu com cautela ao anúncio da retirada das forças aéreas russas da Síria. Um porta-voz da aliança opositora síria, que se encontra em Genebra (Suíça) para negociar com os enviados do governo de Damasco afirmou que a decisão é importante, mas defendeu que seria ainda mais importante se Vladimir Putin

“decidisse apoiar o povo sírio e não um ditador”.

Uma nova ronda de negociações para pôr fim ao conflito na Síria começou hoje em Genebra sob a égide da ONU e vai terminar em 24 de março. Segundo o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, a tônica dessas conversas será a formação de um novo governo, a redação de uma nova Constituição e a realização de eleições legislativas e presidenciais em um prazo de 18 meses.

Após o período de negociações de dez dias, que termina em 24 de março, haverá uma pausa de uma semana a dez dias, e as conversas serão retomadas em seguida.

O objetivo é alcançar um acordo de transição política, que a ONU considera ser a única forma de pôr fim a cinco anos de guerra na Síria, que fizeram mais de 270 mil mortos e obrigaram milhões de pessoas a abandonar as suas casas.

Uma roda anterior de negociações, realizada em fevereiro, também em Genebra, foi interrompida devido a uma intensificação dos ataques aéreos na Síria pela Rússia.

Fonte: Agência Brasil

37 Comentários

  1. Eu não falei que os russos iam cair fora daquele vespeiro rapidinho?? Era só uma questão de tempo e foi mais rápido do que pensei. Pudim nunca esteve preocupado com a questão do terrorismo mas sim com projeção geopolítica, mas a verdade é que a a ONU salvou a cara dele e de seu fantoche Meiadenev lhes dando uma desculpa para caírem fora.

    • Caro Conan, a verdade é que a Rússia está economicamente quebrada, a Arábia Saudita com seu petróleo abaixo de US$30 arregaçou com as contas russas, e ou o Pudin agarrava a chance que o Obrahma e a ONU lhe deram, ou iria ter que pagar o mico de sair de lá como saíram do Afeganistão há 30 anos: correndo com o rabicó no meio das pernas e deixando pra trás tudo que não pudesse ser carregado no lombo dos pobres infantes…

      Saindo agora ele ainda “paga de gatão” pros MAVs e pra antiamericanalha do mundo em geral…

      Torço, pelo pobre povo sírio, pra que esse acordo dê certo e acabe de vez com essa guerra, com o tirano Assad se picando da Síria e indo morar na casa do Pudin ou na pqp. Mas se não der certo, vai voltar tudo de novo: a Arábia Saudita pode perder dinheiro a rodo que não dá nada…

      • Concordo Vader, ate porque as únicos itens de exportação que realmente trás Dólares ou Euros para os cofres da combalida Rússia são armamentos, petróleo, gás, vodka e ….russinhas! O próprio Brasil tem uma pauta de exportação infinitamente mais diversificada e uma economia e parque industrial maior em termos de itens de consumo, qualidade e produtividade, se contar o nosso mercado consumidor interno muito maior que o russo.

  2. Objetivos cunmpridos

    – Limparam o territorio dos meninos do McCain,

    – Assustaram o mundo com armas inteligentes guiadas por satelite (aqui, os TRILOGIOPATAS ciscaram mais que periquito na aereia quente)

    – Provaram q estão com as FFAA renovadas,

    – Recuperaram o STATUS de player mundial,

    – Mandaram um recado claro aos bestas da ORGANIZAÇÃO TERRORISTA DA AMERICA DO NORTE (OTAN)

    – E principalmente: conseguiu matar de raiva a militancia TRILOGIOPARA que é paga com pao e carne de minhoca do McDonalds

    \\
    \
    \
    JA PODEM VOLTAR PRA KSA

    • kkkk , positivo ,mas nao apenas isso eles construirão uma nova base e nao irao embora so vao tirar os bombardeiros ,mas isso pode servir para uniao europeia os famosos poodles tirem os embargos da russia
      em 5 meses fizeram o que os hipocritas nao fizeram durante anos ,o ridiculo mesmo é os viralatas daqueles sites entreguistas acharem que isso é uma derrota ,na verdade em 5 meses eles fizeram igual na ucrania resolveram por hora algo que para os estados unidos estava no papo !!!

    • Objetivos cumpridos…cair fora rapidinho com o rabo no meio das pernas aproveitando a chance que a ONU nos esta dando, de um lugar que nunca deveríamos ter nos metido,..salam salam salomé rsrs

    • Caro Rafa, deixe as iludidas das pró-americanetes acharem que ganharam…kkkkk

      A jogada do Putin foi inteligentíssima. Veja bem, vamos analisar: a questão Síria, pela via militar, já estava resolvida a favor da Rússia e do governo legítimo daSíria. Ora, qual a única forma do Ocidente virar o jogo? seria por meio de uma intervençaõ da Turquia e Arábia Saudita. Claro que essa intervenção seria totalmente insana, mas o Putin percebeu que não estava lidando com pessoas racionais, mas desesperados capazes de qualquer estupidez. Claro que se isso acontecesse, Turquia e Arábia levariam um coro, a guerra chegaria ao território turco e a Organização Terrorista da América do Norte (OTAN) teria que intervir. Resultado: Terceira Guerra.E sabemos que existe um grupo de idiota falcões dos EUA, estúpidos e irracionais e iludimos achando que o Rambo existe mesmo, que querem a Guerra com a Rússia. Embora a Rússia seja capaz de se defender da OTAN, claro que será péssimo para a Rússia uma Guerra Termonuclear (assim como será péssimo para a OTAN). Então, Putin retirou as tropas russas quando: 1- Conseguiu um excelente acordo político em total vantagem 2- as tropas do presidente Assad estão em total e completa vantagem militar). Hora de sair e deixar os sírios se defenderem, não sem antes equipar e corrigir os erros do Exército Sírio. Putin sabe o que faz.

      Deixa essa americanalha, que defende os EUA com unhas e dentes aqui, mas não conseguem realizar o sonho de morar lá nos States, porque lá não são aceitos, são cucarachas, acharem que ganharam.

      Abraços

      • Comentário completamente sem noção.

        Coitados dos alunos quando um professor tem menos conhecimento do que qualquer leigo da internet.

      • Com duas bases na síria a Rússia iria dar um coro na Arábia Saudita?

        Arábia Saudita some com essas duas bases no primeiro dia, muito antes de chegarem reforços.

        Incrível escrever “kkkk” sem entender nada sobre o que está falando.
        Nem a wikipedia o sujeito abre antes de dar “opinião”.

      • Arábia Saudita não vence nem o Iemen, vai conseguir fazer alguma coisa na Síria? A única arma que a Arábia Saudita tem realmente eficaz é seu dinheiro. Só que até isso está se esgotando, porque essa história de abaixar preço de Petróleo para derrubar Rússia e Irã foi um tiro no próprio pé saudita. Veremos.

      • Ao contrário forças de guerrilha e terroristas bases aéreas e navais não se movem…

        Um ataque bem coordenado com F-15SA e Typhoons pode SIM mandar estas bases russas para o beleléu.

      • É que as pessoas não sabem o que uma guerra.

        Não entende que uma base é um alvo fixo, vulnerável a ataques, muito diferente de rebeldes difíceis de identificar, que mudam de posição o tempo todo e se misturam aos civis.

        Temos que respeitar…

        Mas concordo que a Rússia venceria com mísseis de cruzeiro, submarinos. Mas é longe de ser um coro, como a fantasia das pessoas diz.

        Quase impossível a força aérea russa vencer os sauditas em casa, por causa da distância e de falta de capacidade de projeção de força dos russos.

        Até parece que a Rússia venceu alguma grande guerra sem sofrer muito nos últimos 60 anos.

        Tem a Geórgia que usava T-72s e não tinha caças.
        Se saíram bem, sem dúvida, mas não era um grande adversário.

    • Que territorio foi limpo? que grande cidade foi retomada? Deir Ez Zor? alepo? AL Raqqah? ou tu vive numa fantasia ou é desonesto.

  3. Essa retirada é uma sonora ducha de água fria nos russos brasileiros, que adoram se iludir com o mito da “Rússia toda poderosa que faz o que quer e mete medo em todo mundo”. Ocorre que a realidade dos fatos é absolutamente teimosa, e no mundo real guerras são caras. E com o preço do petróleo na chão e duas guerras para financiar, a maquininha de imprimir rublo não está dando conta do recado.

    Tão ruim quanto à reputação da “Rússia toda poderosa” também ficou a reputação do “Putin machão que não tá nem aí para nada” visto que teve de abortar seus planos de tentar se contrapor aos EUA no Oriente Médio e colocar o “tail between the legs” e se mandar.

    O mais triste dessa história é que o Flatuff não fazer charge dessa vergonhosa retirada….

    • Engano caro S-88. Putin lucra com isso.
      A comunidade internacional vai credibilizá-lo e porque? Obama novamente fica em uma situação de “pato manco”.
      1º Antes de Obama afirmava que a Rússia ficaria presa no pântano da guerra civil,
      2º Putin só estaria agindo para defender Assade que sua queda seria eminente,
      3º A Rússia não progridiria no atoleiro da Síria.
      Vejamos Então:
      O principal objetivo de resgate do modo oficial foi feito, graças às ações d Rússia Assad progrediu e retomou os seus territórios em menos de 5 mêses.
      Asssad voltou a ser peça importnate nas negociações.
      A rússia entrega para a Assad as rédias da condução e deixa mais uma vez o seus inimigos paraplégicos, especialmente a Turquia que foi evadida do centro das atenções.
      A Rússia demonstra (goste ou não, concorde ou não) que seu papel não é decidir o destino da Síria, mas deixá-lo pr aquem de direito e stes são todos menos os falcões Warrabitas e seus lacaios.
      Putin ganha tempo e aind apor cima dexa evidente, que se necessário voltará, e se isso for realmente inevitável é porque quem diz que quer a paz lá na verdade a financia, mais uma vez ele escarna a opinião pública os interesses escusos de Obama em serviço dos Turcos e da Arábia Saudita.
      Por último e não menos importante, leia as notícias no noticiáir americano e veja a repercussão do ponto de vista dos Americanos, vai ver que confronta a opinião do governo Obama.

      Quanto a Síria, espero que ela siga e encontre seu caminho, a guerra mesmo está correndo é no Iraq e lá não tem salvador…
      Sds
      Abraço
      SDs

  4. PEDIU ARREGO !!!… sem vender petróleo pra financiar suas guerrinhas, a Rússia não se cria… vence novamente o ocidente…

  5. “E bateu meia noite” 😀

    Traduzindo: missão cumprida, PÁTRIA RÚSSIA.

    Titio Putin entrou no momento em que os rebeldes ‘moderados’ estavam quase dominando todo o território Sírio. Em 5 meses de missão aérea (lembrando que a Rússia deixou claro que só forneceria suporte aéreo e técnico ao exército Sírio, causando furor nas americetes que insistiam em ver ‘boots on the road’ 😀 ) promoveram:

    – porrada na cara do Isis, Daesh, rebeldes moderados et caterva;
    – desmascararam a Turquia a e a Arábia Saudita deixando mais claro ao mundo o quanto estas nações patrocinam o terrorismo (inclusive, uma delas pertence à OTAN);
    – causaram reboliço e furor na OTANzinha e EUA, que reclamaram reclamaram, reclamaram e não mandaram ‘chuvas de mísseis sobre as cabeças das banheiras Russas rumo a Damasco’ 😀 ;
    – testaram seus equipamentos e armamentos, aproveitando a oportunidade bélica real (tirando o sono dos otários que vivem com a cabecinha na década de 90 😀 )
    – Treinaram uma missão complexa de logística e coordenação, atualizando seus conhecimentos sobre campo de batalha;
    – Fizeram SOZINHOS no campo aéreo, o que a coalizão internacional não fez em 2 anos 😀 ;
    – Conseguiram mais uma base (desta vez, aérea) no território Sírio marcando mais ainda, a sua presença no país;
    – Ajudaram o bravo povo Curdo.

    Fizeram tudo isso e muito mais, sofrendo:

    -queda na economia interna;
    -embargo econômico da UE e EUA;
    -queda brusca no preço do petróleo provocado forçosamente pela Arábia Saudita;
    – e ainda tendo que arcar com o apoio militar aos ucranianos do leste.

    É… pra quem não tem máquina de imprimir dólar, realmente fizeram muito (tanto no campo militar quanto na sustentação das despesas). E encerraram sua missão em pleno cessar fogo apoiado e pedido pelos EUA ( 😀 ) e ainda conseguiram reunir as partes Sírias para negociações.

    Sim! A Rússia encerrou a sua missão em pleno cessar fogo e com as partes contrárias reunidas!!

    Haja fôlego hein, PÁTRIA RÚSSIA ! 😀

    E agora fica a pergunta: 😀

    – Será que a ‘poderosa’ península Arábica e a Turquia irão fazer o que quiser na Síria, agora com o encerramento da missão aérea Russa? Pessoalmente, faço o convite! 😀

    É… o bom das americetes é o conceito lúdico da coisa. Mesmo passando vergonha da PÁTRIA RÚSSIA, eles defendem o fato, e até atribuem vantagens e vitórias terapêuticas aos excrementos…. rsrs!!

    P.S. Lembrando também que a Rússia provou ao mundo (lá no começo do conflito) que a Síria não tinha armas químicas dando mais uma porrada nos dentes do ocidente libertário! 😀

      • E VOCE SS88 TIRALAIETE ETC E TAL JA BATEU NO PEITO E FALOU QUE É UM SIONISTA E HOJE SE ESCONDE FALA AI NOVAMENTE QUE VOCE É SIONISTA RSRS

        de brasileiro vc não tem nada !!!

      • Vc ao menos deve saber que são os sionistas que financiam os esquerdalhas mundo afora, não é mesmo ???… veja o caso da senhora Clinton… 🙂

      • Meu RG é daqui mesmo! E ao contrário de você eu não leciono boçalidades e tampouco vivo pendurado no bolsa- Pão com “mortandela” meu caro professor “Tomahok”…..rs!

      • Sempre que entro aqui me limito a fazer críticas aos Estados Unidos e à política ocidental, como é meu direito já que vivo num país democrático. Se ofendi alguém aqui antes, só o fiz porque essa pessoa me ofendeu primeiro. Quero lembrar que não entrei aqui para brigar com ninguém, estou aqui para dar minha opinião sobre o que que acho certo ou errado. Já quem quiser partir para o lado das ofensas pessoas, que o faça cara a cara, olhos nos olhos, se for homem. Moro em São Paulo – Capital e aceito discutir pessoalmente com qualquer um que se sentir ofendido pelo que posto aqui. Peço encarecidamente que quem quiser me desrespeitar SEJA HOMEM O SUFICIENTE PARA fazê-pessoalmente e não protegido pelo anonimato do computador.

        Isso vale para você, DEAGOL, PARADIGMA ou quem quiser.

      • Não sabe brincar não desce para o play neguinho! Começou com os ataques pessoais e depois de não aguentar o rojão e de ser desmascarado quem realmente é, um docente da boçalidade, agora apela para o mimimi de que “Moro em um país democrático”. Ou então “me limito a fazer critica a ‘uzamericanú mau i cumedô di bêicon i au ossidenti”

        Mas pior mesmo é que quando você banca o valentão, pois esse teu viés de machão tem a consistência de vento….

        Para terminar, não custa lembrar meu caro Professor “Tomahok” que você vive no Ocidente. E se está insatisfeito com o mesmo, pule o muro da embaixada russa, chinesa, iraniana ou mesmo norte-coreana e peça asilo!

      • Vocês que começaram com os ataques pessoais. Sugiro que o façam cara a cara, se forem homens.

        Sou brasileiro, vivo no Brasil e não tenho interesse nenhum em sair daqui. Vocês é que querem sair do Brasil e ir morar lá nos Estados Unidos ou Europa, mas lá serão tratados como latinos. Por isso, continuam aqui , mas com a cabeça achando que são de lá, que são elite, que são ocidente. No Ocidente, você será bem vindo e bem tratado se for para lá como turista, gastar o seu dinheiro; se for como residente, na na ni na não.

        Mas quero lembrar que se somos “Ocidente”, como você diz, então somos a parte ralé do Ocidente. A propaganda faz sujeitos como você acreditar que somos ou podemos ser similares à Europa Ocidental, mas somos a parte que é explorada do Ocidente, o lado de onde tem que ser tirado recursos para que o dito Ocidente possa sustentar seu modo perdulário de viver. Vale lembrar que os Estados Unidos não têm interesse nenhum em ver um país de população maior que a da Rússia e de dimensões continentais desenvolver-se. Eles têm interesse em conter nosso desenvolvimento e manter o Brasil sob rédeas curtas.

        Só ressalto que entrei aqui para discutir ideias, não tenho motivo ou interesse para atacar gente que nem sequer conheço. Mas se vocês, seja Digol, seja Paradigma ou qualquer outro idiota que não tem argumentos para discutir quiser passar para o ataque pessoal, que o faça cara a cara. Simples assim.

        Quero lembrar também que se você quiser mesmo defender tanto assim o Ocidente, e na impossibilidade de mudar-se para lá, como sonha, mude-se para a Síria. Lá você certamente será aceito e terá treinamento da CIA, moradia e comida gratuita fornecida pelo Arábia Saudita, assistência médica gratuita em Israel ou Turquia. E de quebra ainda poderá matar alguns vermelhos que você tanto odeia.

      • Como diria o saudoso Ronald Reagan: “Lá vai você de novo”…..meu caro, essa sua lenga-lenga já está mais surrada que mala velha. Você pode até trocar as palavras mas a indigência “intelequitual” é a mesma senão vejamos:

        Antes de mais nada, você posando de valentão querendo chamar eu e outros para a briga parece mais o Didi Mocó….

        Depois você que “é brasileiro” “que não tem interesse em sair daqui” e outras pérolas típicas de um vitimicismo típico da esquerda. E acusa os outros de querer morar nos EUA e Europa. Muito pelo contrário cidadão! eu e outros como o Deagol e o Paradigma somos brasileiros e aqui ficaremos, especialmente agora que temos a oportunidade de livrar o país de uma corja populista, autoritária e corrupta (para variar, de esquerda como você)

        Quando falei de “ocidente” você claramente não entendeu, e voltou a apelar para o vitimicismo esquerdista. Quando falo Ocidente falo democracia ocidental que valoriza os direitos e liberdades individuais. Bem diferente de Rússia e China, países “éticos” segundo suas próprias palavras, onde o primeiro é uma oligarcocracia corrupta comandada por um déspota e a segunda uma ditadura totalitária de partido único. E já que os valores ocidentais de democracia e respeito às liberdades individuais lhe incomodam, reitero o convite a pular o muro da embaixadas de Rússia ou China, ou de seus esbirros como Irã (totalitarismo religioso) e Coréia do Norte (Comunismo monárquico).

        Quanto ao papo de que “Uzamericanú num qué qui o Brasiu vire PuTênfia”, sem comentários……..

        Sabia que a liberdade de discutir ideias é um valor tipicamente ocidental? E mesmo assim você ainda vem com essa cantilena chorosa e maçante. Na boa, isso que você faz chama-se hipocrisia. E ao querer convidar eu e outros para sair no braço, você apenas mostra a sua total ausência de argumentos.

        Por fim, que tal abandonar a hipocrisia de lado e mudar-se para os países que eu sugeri. Lá tem tudo o que você tanto aprecia ou seja, autoritarismo, censura, culto à personalidade…..

      • Olha, não fica brabo comigo, mas acho que você tem algum tipo de doença mental, um trauma de infância talvez, um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) com os americanos, sei lá. O que eu sei é que você precisa procurar ajuda profissional com a maior urgência..numa boa!

      • É que a sua visão sobre a Rússia e China é completamente errada devido a sua falta de estudo ou sinceridade duvidosa.

        O senhor simplesmente não tem a menor ideia sobre o que escreve.

        Ignorância e falta de estudo eu respeito, agora insistir no erro é burrice.

      • Se quer ser respeitado, talvez seja melhor se esforçar para fazer comentários inteligentes e dentro dos tópicos apresentados.

        Não é um blog para militância até onde eu sei.

      • Militância quem faz é você, até seu nick é americano, Digol. Vá morar lá nos EUA. E se quiser me desrespeitar, seja homem e fale cara a cara. Sou de SP Capital e aceito debater frente a frente.

      • Quem precisa apelar para as vias de fato, como você ora faz, não apenas não tem argumentos como tampouco se dá ao respeito. Assim, não pode exigir ser respeitado….

      • S-88, descobrimos de que o “professor” dá aula… de capoeira com especialidade no golpe de bunda… rsrsrrsrsssss…

    • ISIS, Daesh e EI é a mesma coisa… São nomenclaturas do mesmo grupo…

      “…missão cumprida…”

      O EI permanece enraizado em solo sírio e os arredores de Damasco mal se seguram… Tudo o que fizeram foi mirar apenas alguns grupos específicos e bagunçar ainda mais o coreto, pois esses mesmos grupos agora ganham ares mais irregulares…

      “…lembrando que a Rússia deixou claro que só forneceria suporte aéreo e técnico ao exército Sírio…”

      Forças especiais russas estavam presentes o tempo todo… Há ( ou havia até o final do ano passado… ) ao menos uma brigada dos Spetnaz em solo sírio, além de uma bateria completa de obuseiros…

      “…desmascararam a Turquia a e a Arábia Saudita…”

      Isso já estavam mais claro que água faz tempo… Fontes de informação nos próprios EUA já apontavam pra isso; pra simpatia de certas correntes na AS para com o EI quando esse grupo iniciou suas atividades… Ocorre que até para os sauditas a coisa foi longe demais. Tanto que estão metendo bomba nos caras também…

      ” Ajudaram o bravo povo Curdo.”

      Aonde…? Só se for o PKK… Quem mais tem prestado assistência aos curdos são justamente os americanos, quer seja fazendo o possível pra frear os turcos ou dando suporte direto a eles… O suporte em Kobane está aí pra provar…

      “Será que a ‘poderosa’ península Arábica e a Turquia irão fazer o que quiser na Síria…”

      Já estão fazendo… Tanto que a bagunça ainda continua…

      “Lembrando também que a Rússia provou ao mundo (lá no começo do conflito) que a Síria não tinha armas químicas dando mais uma porrada nos dentes do ocidente libertário”

      Lamento, mas está muito mal informado…
      http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,onu-confirma-uso-repetido-de-armas-quimicas-na-siria,1107891
      http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/01/armas-quimicas-declaradas-pela-siria-foram-totalmente-destruidas-4944710.html

  6. No meu humilde entendimento uma retirada estratégica perfeitamente aplicável após as sucessivas vitórias conquistadas , objetivo cumprido, RTB.

    Além do mais desde o início da ofensiva em Outubro estava claro que os ataques teriam duração de no máximo seis meses portanto a retirada está planejada desde o início

    E para aqueles que acham que os preços desta guerra afastaram Putin, talvez devessem levar em conta que um destacamento muito enxuto estava presente em solo sírio, nem pode ser considerado um esforço de guerra… um destacamento deste tamanho poderia ser mantido pela Rússia lá pelo resto da vida

1 Trackback / Pingback

  1. Putin ordena retirada das tropas russas do território sírio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.