Conheça um pouco da Tropa Terrestre da FAB a serviço do IV COMAR
INTRODUÇÃO
Instalado nas dependências do Quartel-General do IV COMAR, no bairro do Cambuci , em São Paulo (SP), o BATALHÃO BANDEIRANTE comemora no próximo dia 21 de março, 47 anos de existência e serviços prestados a Nação e a Força Aérea Brasileira.
Surgido em 1969, com a denominação de ESQUADRÃO DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA da 4ª ZONA AÉREA, o Batalhão Bandeirante tem por missão fundamental realizar as tarefas de Infantaria da Aeronáutica em proveito do IV COMAR.
Dentre as tarefas rotineiramente realizadas estão: a segurança de instalações, escoltas, atividades de cerimonial militar e a formação de soldados. Destacam-se ainda, as missões de segurança realizadas em apoio às aeronaves do GTE por ocasião do transporte presidencial para a cidade e o estado de São Paulo.
Em sua história recente, o Batalhão Bandeirante nucleou o Pelotão da FAB que atuou na Força de Paz no HAITI (2013) e atuou em missões de segurança na Copa do Mundo de futebol (2014).
Atualmente, o foco do Batalhão Bandeirante está na sua preparação para em breve atuar nos Jogos Olímpicos 2016 desempenhando missões de segurança em ambiente aeroportuário e em outras em que se faça necessário prover apoio a atuação da FAB nesse grande evento.
EPA
Realizado duas vezes por ano e com duração aproximada de 03 (três) semanas, o ESTÁGIO DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA (EPA) do BATALHÃO BANDEIRANTE tem por objetivo capacitar seus integrantes para a realização das atividades operacionais da PA. Para tanto, são ministradas, entre outras, instruções de: combate em localidade, uso progressivo da força, escolta, controle de distúrbios e segurança de autoridades.
FUTURO
Acompanhado a evolução natural da Infantaria da Aeronáutica, o Batalhão Bandeirante aguarda com expectativa a finalização dos estudos para a implantação do BATALHÃO DE INFANTARIA ESPECIAL DE SÃO PAULO (BINFAE-SP) a fim de começar a adotar as providências necessárias para sua participação nesse projeto, sendo muito provável, que ocorra sua absorção nessa nova Unidade.
“Na paz ou guerra, onde a Pátria e a Força Aérea considerarem necessário, nós estaremos e cumpriremos a missão”.
Fonte: Reduto dos Carcarás
One Comment