Tradução e adaptação: E.M.Pinto
A dominância aérea inquestionável da Força Aérea dos Estados Unidos não sai barato. Para seus 10 aviões mais caros, os custos operacionais por hora de voo começam em nada menos que US $ 58.059. O gráfico a seguir, apresenta os valores com base no custo estimado por hora de voo das aeronaves da Força Aérea e lista os 10 aviões mais caros para se operar em ordem decrescente:
Mike Nudelman / Business Insider
O E-4 Nightwatch é o avião militar mais caro para Força Aérea operar. O Nightwatch é uma aeronave de comando e controle que é feito para servir como uma base para o presidente dos EUA e os membros do gabinete em caso de um desastre nacional. Projetado para um eventual “plano do fim do mundo”, o Nightwatch é caro para operar por causa de seu tamanho e habilidades técnicas. O avião é projetado especialmente para sobreviver à pulsos eletromagnéticos, com blindagem térmica e nuclear adicional. Ele também pode reabastecer em voo e transporta até 112 passageiros.
Surpreendentemente, o severamente difamado F-35 é apenas o sétimo avião mais caro de operar. Seus custos são em parte devido à falta de uma cadeia de abastecimento eficiente para a aeronave, algo que deve ser resolvido nos próximos anos. Entre o avião mais barato que a Força Aérea opera estão os drones Predator e o venerável A-10 Thunderbolt II. Estas aeronaves custam cerca de US $ 1.500 e US $ 11.500 por hora respectivamente.
Pingback: USAF: Os aviões mais caros de operar | DFNS.net em Português