Espaço: China anuncia que lançará nova estação espacial em 2016/2017

001ec949fb591336327d29

A China revelou os planos espaciais tripulados para 2016 e 2017.

O lançamento da nova estação espacial TG-2 Tiangong-2 terá lugar entre Julho e Setembro de 2016. O lançamento será realizado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan utilizando o foguetão CZ-2F/T2 Chang Zheng-2F/T2. Uma tripulação de dois membros será lançada entre Outubro e Dezembro a bordo da SZ-11 Shenzhou-11 que será lançada pelo foguetão CZ-2F Chang Zheng-2F (Y11). Esta tripulação deverá permanecer várias semanas a bordo da TG-2, com a permanência a ser mais prolongada do que as que foram realizadas a bordo da TG-1 Tiangong-1.

A estação espacial Tiangong-2 será visitada pelo primeiro veículo de transporte de carga TZ-1 Tianzhou-1 que será lançado no primeiro semestre de 2017. O lançamento será levado a cabo a partir do Centro de Lançamentos Espaciais de Wenchang pelo novo foguetão CZ-7 Chang Zheng-7 cujo lançamento inaugural está previsto para Abril de 2016.

O voo do TZ-1 servirá para testar os sistemas do novo veículo, bem como proceder a testes de reabastecimento da nova estação espacial TG-2.

Surgiram também indicações de que a missão espacial tripulada SZ-12 Shenzhou-12 possa vir a ser lançada em 2017 para levar a cabo uma segunda ocupação da Tiangong-2.

Tiangong

A China tem-nos habituado a uma variedade de designações para os seus novos programas espaciais, tendo até recentemente (e na linha do que já havia feito para a estação espacial modular) criado uma votação para escolher o nome do seu primeiro veículo lunar. Assim, foi com alguma surpresa que foi anunciado que o nome da estação espacial modular será ‘Tiangong’, há semelhança da designação que tem sido utilizada para nomear a estação espacial TG-1 Tiangong-1 e TG-2 Tiangong-2.

Assim, a estação espacial modular será então designada TG Tiangon (Palácio Celestial), com o seu módulo base a ser designado TH Tianhe (Harmonia dos Céus). O módulo experimental n.º I será designado WT Wentian (Em busca dos Céus) e o módulo experimental n.º II será designado XT Xuntian (Cruzador dos Céus). Finalmente, os veículos de carga serão designados TZ Tianzhou (Navio ou Barco Celestial).

up034119

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1QpdE7q” standard=”http://www.youtube.com/v/kJvp263ZcD8?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=kJvp263ZcD8&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8002″ /]

Fonte: Orbita Zenite

 

12 Comentários

  1. Alguns podem fazer a famigerada brincadeira de soltar pecinha mas a verdade é que ninguém segura a China !

  2. Poderia ser muito bom para todos digo em termos de novas tecnologias medicamentos pois russos,americanos ,europa,india,japao nao vao querer ficar para tras

    • É isso mesmo Rogério, nada como uma boa competição para acordar os gringos, a NASA já passou todas suas operações de espaço orbital para a iniciativa privada (Space X por exemplo) e de agora em diante se dedicara somente as operações de espaço profundo.Os americanos, russos e europeus mais os japoneses estão juntos na manutenção da ISS por mais alguns anos e com planos de uma nova e maior estação orbital para o futuro. Chineses correndo por fora com planos de inclusive mandar astronautas para a Lua nos próximos 10 anos..tudo isso é muito bom.

  3. A China avança para desespero de uns e felicidade de outros, para nós cabe aproveitar a oportunidade gerada pelo seu desenvolvimento. O avanço Chines abre muitas possibilidades de barganhas com os próprios, assim como com os EUA e outras potencias.
    Sds.

  4. Toda vez que vejo uma notícia sobre o espaço, me lembro deste pobre país que matou 21 de seus cientistas e nem sequer lançou um único satélite usando seu próprio lançador. Todos morreram em vão – além das centenas de milhões de reais gastos no negócio fracassado do lançador ucraniano.

    • Me lembro do Lula chorando junto com os familiares lá na quadra coberta do CTA onde foi o velório prometendo mundos e fundos para o programa espacial.Eu ate pensei ..”nossa agora a coisa vai, infelizmente foi necessário o sacrifício de todos esses técnicos e engenheiros para que isso acontecesse”. As vezes bate um enorme desanimo e da vontade de desistir do Brasil, as vezes da sim!

1 Trackback / Pingback

  1. Espaço: China anuncia que lançará nova estação espacial em 2016/2017 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.