Rússia doa 10 mil AK-47 e 2 milhões de munições ao Afeganistão

size_810_16_9_armas-russas
Armas russas: embaixador afirmou que a Rússia quer que Afeganistão se transforme em um país “independente e neutro”

Cabul – A Rússia entregou nesta quarta-feira ao Afeganistão 10 mil fuzis AK-47 e mais de dois milhões de munição, em virtude de um acordo bilateral de segurança assinado em dezembro, que reflete o crescente envolvimento russo no país centro-asiático.

“Continuaremos nossa ajuda ao Afeganistão para desenvolver forças armadas e policiais sólidas”, indicou em entrevista coletiva em Cabul o embaixador russo no Afeganistão, Alexander Mantytskiy.

Nos últimos anos, o Afeganistão enviou à Rússia várias delegações em busca de assistência militar, que não se traduziram em avanços concretos, reivindicações que Cabul intensificou desde que a Otan fixou a retirada de suas forças de combate do território afegão no final de 2014.

O embaixador russo afirmou que a Rússia quer que o Afeganistão, fortemente dependente da ajuda internacional, se transforme em um país “independente e neutro com uma economia desenvolvida”.

“A ajuda não só tem importância militar, mas também importância política para os dois países, em um momento em que a região está passando por tempos difíceis”, justificou o assessor de Segurança Nacional afegão, Hanif Atmar.

Segundo Atmar, o Executivo afegão está na fase de “conversas” com Moscou para ampliar a ajuda militar, “particularmente naquelas áreas em que as tropas afegãs têm problemas”.

A União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979, e se retirou dez anos depois após uma guerra conhecida como o “Vietnã da URSS” e que foi um dos fatores que precipitaram a desintegração soviética.

Cabul e Moscou voltaram a normalizar suas relações diplomáticas após a queda do regime talibã com a invasão americana em 2001.

A Rússia manteve nos últimos anos uma relação de cooperação com a Otan e os Estados Unidos nos setores humanitário e militar no Afeganistão até esses laços serem rompidos em abril de 2014.

Os Estados Unidos mantém cerca de 9.800 soldados no Afeganistão, e metade permanecerá além do final do mandato do presidente americano, Barack Obama, em janeiro de 2017.

Desde que terminou sua missão de combate em 2014, a Otan mantém outra missão de capacitação, com quatro mil soldados, que triplicará para 12 mil devido à crescente insegurança no país.

Fonte: Exame

8 Comentários

    • Aham, a América derruba o maléfico Taleban, elimina as bases da Al Qaeda, estrutura todas as Forças Armadas e a Polícia Nacional Afegã, doam centenas de milhões de dólares em ajuda militar (inclusive treinamento) e paisana (até merenda escolar!), doa jipes, tanques, helicópteros, aviões Super Tucano, mísseis portáteis e o Grande Aliado é a…

      Rússia, que doa 10.000 fuzis e 200 tiros pra cada um… 🙂

      • RSRSRSRSSRSSSSS… quero ver vc convencer os russófilos só com a verdade, meu caro… a esquizofrenia antiamericana os deixa como cachorro louco… babando… 🙂

      • como são bonzinhos
        \ta ate caindo uma lágrima aqui no canto do olho
        \esperai…. deixa eu enxugar
        \\
        \
        me emociona como a militância paga com pão e carne de MINHOCA DO McDonalds é aguerrida….. acham q a gente acredira nas patacuadas q contam
        \
        \fizeram todas essas benemerências sem interesses…. só pq tem um bom coração
        \\
        e eu sou a GRETCHEN (CONGA LA CONGA)
        \
        \
        A turma do PÃO COM CARNE DE MINHOCA DO MCDONALDS nao tem limites

  1. AK 47 a Rússia tem a granel estocado, é como TVs de tubo “estocadas” em lojas de concerto, e não se sabe o que fazer com elas. Os Russos já usam um fuzil bem melhor e esses estoques vão ficando para dias difíceis que nunca chegam (talvez se aparecerem zumbis essas armas se tornem uteis), então é melhor doar mesmo e se faz uma média com os Afegãos.
    Sds

Comentários não permitidos.