Entenda o possível envolvimento peruano na Lava Jato

Segundo a PF, anotação "Projeto OH" em planilha de gastos pode se referir a propina paga a Ollanta Humala
Segundo a PF, anotação “Projeto OH” em planilha de gastos pode se referir a propina paga a Ollanta Humala

Na 23ª fase da investigação, Polícia Federal apreende planilha de gastos de funcionário da Odebrecht com provável pagamento de propina de 4,8 milhões de reais ao presidente peruano, Ollanta Humala. Entenda o caso.

Durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na última segunda-feira (22/02), a Polícia Federal obteve indícios de que o presidente do Peru, Ollanta Humala, teria supostamente recebido propina da empreiteira brasileira Odebrecht, que possui diversos contratos no país andino. Entenda o caso.

O que foi apreendido

Os investigadores da Operação Acarajé, a 23ª fase da Lava Jato, apreenderam recentemente uma planilha de gastos de um suspeito com “vínculo empregatício” com a empreiteira Odebrecht. Nela, são descritos certos pagamentos realizados pela construtora.

O “Projeto OH”

Entre os ordenados, no valor de 4,8 milhões de reais, está um certo “Projeto OH”, que, segundo o relatório da Polícia Federal, pode se referir ao presidente do Peru, Ollanta Humala. Ele também é citado numa mensagem registrada no celular do presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, que está preso desde meados de 2015 acusado de estar vinculado com o caso de corrupção na Petrobras.

Relatório da PF

Um relatório assinado pelo delegado da Polícia Federal Filipe Pace afirma que “a se confirmar esta hipótese investigativa, o então dirigente máximo do Peru teria sido beneficiado pelo Grupo Odebrecht e isso, de alguma forma, estaria atrelado aos investimentos feitos pelo governo federal naquele país”.

Comissão no Congresso peruano

Em novembro de 2015, o Congresso peruano criou uma comissão, baseada nas investigações da Lava Jato, para investigar supostos pagamentos de subornos de empreiteiras brasileiras, como a Odebrecht, a funcionários públicos peruanos. A comissão também investiga supostos encontros entre a empresária brasileira Zaida Sisson, mulher do ex-ministro da Agricultura do Peru, com autoridades do segundo governo de Alan García (2006-2011) e do atual presidente Humala.

Contratos bilionários

A Odebrecht manteve contratos bilionários com o governo em Lima na última década. A última obra, iniciada na gestão de Humala, foi um gasoduto orçado em 5 bilhões de dólares. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestou cerca de 1 bilhão de reais para obras feitas pela Odebrecht no Peru entre 1998 e 2014, de acordo com relatório divulgado no ano passado.

Humala rechaça suspeita

Na terça-feira, o presidente peruano negou o envolvimento com pagamentos feitos pela Odebrecht e convocou ao Palácio do Governo, na noite anterior, o embaixador do Brasil em Lima, Marcos Raposo Lopes. Segundo comunicado divulgado pela Presidência do Peru, Humala expressou “seu rechaço” e solicitou “informações oficiais” sobre o caso.

Odebrecht nega irregularidade

A empresa Odebrecht no Peru afirmou em comunicado que “nunca realizou doações nem a entrega indevida de dinheiro a partidos políticos ou autoridades públicas”. De acordo com a nota, “as notícias na imprensa que relacionam o Peru na investigação Lava Jato evidenciam que não se trata de uma acusação formal, mas de avaliações preliminares baseadas na interpretação de anotações por parte da Polícia Federal do Brasil”.

Fonte: DW

35 Comentários

  1. o que eu vou ver ainda é uma noticia com esse titulo
    envolvimento dos estados unidos CIA FBI na lava jato isso que nos vamos ouvir depois de alguns anos igual foi no golpe militar que depois de vários anos veio a ser divulgado nos estados unidos a operação condor na américa latina
    so cego ideológico não ve que além de tentar atrasar o brasil essa operação quer levar o pais auma guerra civil igual o mega investidor soros falou que iriam transformar o brasil em uma ucrania uma síria etc etal
    essa operação não trouxe nada além de recessão para o brasil
    e o juiz ainda ganha 77 mil para ferrar o brasil e tem uns que batem palma achando que ele quer penalizar corruptos mas na verdade é uma guerra politica
    que já reflete nas ruas as disputas e essas disputas desencadearão confrontos maiores
    a nossa imprensa sionista envolvida ate o pescoço a auxiliar os interesses estrangeiros

    • Talvez você preferisse que o Estado Brasileiro e a Petrobrás continuassem a ser saqueados pelo ParTido para que esse projeto sinistro de perpetuação no poder seja concluído…

      • papo furado esse seu sionista ss88
        ou melhor hms tiraleite
        quem mais investiu nessa policia federal foi o governo que esta sendo atacado agora
        essa operações estão sendo usadas para afundar o brasil e não para combater corrupção nenhuma acorda para realidade
        vazam apenas o que querem e investigam apenas o que querem deixando vários ramos de fora
        antes perguntava para a maioria do brasileiro e ele nem sabia que o brasil tinha uma policia federal não investigava nada nem parecia que existia
        hoje ela é usada como policia politica pois so investiga em uma direção bem capenga , usada politicamente
        então volto a afirmar que em poucos anos veremos a mascara dessa vaza jato cair
        e você é tao dissimulado que foi falar no cavok mal do plano brasil como hms tiraleite e aqui vem postar como ss88 ridículo como sempre
        rsrs

      • TIROLESA menos . A tua real intenção não é apenas a eterna rusga do mundo antigo e fora da realidade que voce vive uma guerra fria eterna.
        A tua real intenção é ver o Brasil entregue a corporações Americanas engolindo o nacional e isso sim é FATO DE PERPETUAÇÃO DE PODER.Não é mais projeto não é fato de decadas de assassinatos,orquestrações,manipulações,pressões politicas.
        A voces pouco importa as familias Brasileiras,quanto pior melhor.
        Infelizmente somos obrigados a convivermos com pessoas que festejam a queda do Brasil.
        Na boa meu camaradinha,golpe militar não vai haver.Terceiro turno não vai haver e se insistirem em arrastarem o Brasil para uma guerra civil TODOS VOCES SERÃO VARRIDOS.
        Aqui não é Ucrania nen Iraque nem Libia e nem Siria.

      • UFANISMO BARATO RASTAQUERA… não tem nem noção do que fala… se ainda não fritaram a ogra é porque poderiam ter aberto lugar para algo pior… leia-se molusco nove tentáculos… mas agora ela vai… ele já não representa mais perigo… se se meter a besta vai ver o sol nascer quadrado… e isso não tem nada a ver com gringos… é a sociedade se livrando de uma doença através de suas entidades estatais e paraestatais… o resto é MIMIMI de perdedor bolivariano… 🙂

      • A Ogra meu caro eu fui quem mais combati a candidatura dele mas não sou traira e nem cadela para não enxergar toda uma conspiração para retomar o poder e retornar o Brasil ao cabestro Yanke.
        A Ogra foi atirada as vpirtanhas.A Ogra foi muito mais macho do que todos que estiveram anteriormente no poder por ter tido a coragem de bater de frente contra a mafia oculta que governa o Brasil a decadas.
        A Ogra teve sua vida devassada sem mesmo ser autorizado pelsa justiça e nada foi encontrado e focaram agoraq na tentativa de empugnação de sua vitoria nas urnas intencionando um terceiro turno.Não vão se criar e quando não se criarem começarão a gritar que houve manipulação e não tem manipulação.
        Cadela Yanke aqui não é a Ucrania e se arrastarem o Brasil a uma guerra civil as cadelas serão primeiramente exterminadas junto com os ladrões.
        Cadela voce vai sentir ate saudade de quando voce podia votar.

      • Perdedor Bolivariano kkkkkk se temn aLKGUM PERDEDOR AQUYI É A tUCANALHA ENTREGUISTA TRAIDORA A QUAL VOCE DEFENDE COM UNHAS E DENTES.
        Não vai ter golpe na democracia Brasileira e não havera terceiro turno.Aprendam a perderem o povo não vos quer no poder.
        Um traidor é muito mais nocivo a Patria do que um ladrão.
        Sejam machos honrem suas caças e venham para a rua querendo derrubar o governo na marra se tem coragem e verão o que se sucedera.
        Ate o nosso Exercito receia o que se sucedera,venham voces cadelas e veremos se eles teriam a coragem de ficarem contra o povo a favor de traidores.

    • vamos acabar como um Paraguai ou Honduras…sem dó…nos deixarão em situação pior que a Argentina ou Venezuela…pois o objetivo não é apenas derrubar este atual governo mas derrubar principalmente o pais e tudo que ele alcançou/conquistou/construiu até aqui…deixa-lo arruinado de todas as formas possíveis….pois cabresto e influencia não se estabelecem em nações fortes/estáveis…todos os acordos econômicos e estratégicos serão caçados um a um….e sepultados…e os algozes responsáveis ainda serão ovacionados e aclamados por tudo isso ….serão instituídos como salvadores da Pátria…vcs vão ver só…

      • Sim é uma orquestração externa com colaboradores internos.
        Cada empresa que fechar cada trabalhador demitido é festejado por esses traidores.

    • Mas no Brasil agora é assim meu caro,se acusa sem prova e se examina o codigo penal e a constituição esperando encontrar uma brecha para te condenar.
      Deixe que sintam-se pintop no lixo quando menos esperarem o sussesso sobe tanto a cabeça que deixarão na reta e perderão a credibilidade.

  2. É difícil levar a serio essa operação “LAVA a JATO” se um senador (Aécio Neves) é citado 4 vezes por receber propina e não é investigado e um outro cidadão (João Santana) é preso por ser SUSPEITO, algo normal só em ditaduras, sinto muito mas não vejo seriedade nem mesmo combate a corrupção como foco dessa “investigação”. Aliás, vejo atitude extremamente suspeita do juiz.
    Sei que podem vim alguns para falar que estou errado, que sou de esquerda, que a direita é um “sistema perfeito”, que só no atual governo se roubou e que antes durante os 500 anos nunca ninguém roubou nada nesse país. Mas não é o que as evidencias mostram existem escândalos de 1997 da Petrobras, do BNDS emprestando dinheiro para a Globo a juros muito suspeitos e as privatizações de estatais que segundo alguns é o maior caso de corrupção do país de todos os tempos entre uma infinidade de outros fatos que os “combatentes da corrupção” não estão nem aí. E olha, não estou só falando de juízes, delegados e promotores estou me referindo também a cidadãos comuns que aceitam que uns roubem e outros não. O que é absurdo e idiota também, vamos falar serio sem rodeios.
    Repare que eu não estou dizendo que não se investigue o atual governo e sim para que se investigue o governo passado também. Mesmo assim serei criticado, e por que? Não querem caças os corruptos? Claro que não, o negocio é simplesmente tirar o atual governo sem nem mesmo pensar no que pode está vindo no lugar…
    Para mim bandido é bandido seja de esquerda direita ou de traseira e não entendo como tem gente que se diz contra corrupção defende bandidos sabendo que são bandidos.

      • E antes que comece a descabelar a peruca e arrancar a calçinha pela cabeça NOTE QUE BO FERMENTO FARIZEU sempre germina na CELITE PAULISTANA emprenha as branquelas que usam pantyhose por baixo das pilchas e vai ate o Pantanal.
        Tudo esta palmiadinho Bostérico e quero mais é que o circo pegue fogo mesmo e todas as gerações da Terra jamais se esquecerão de nós Brasileiros.VAI DE RALO GERAL tudo o que não for comprometido incondicionalmente com interesse e unidade nacional.
        Esse contesto ja é unanimidade dentro da Cobrada a mais de 6 anos.
        O Nucleo e o Plano Bolinho melhor nem tentar a resposta vai ser maligna.

      • Como alguém é bandido sem nunca terem provado nada, mesmo tentando a mais de 30 anos? Como é bandido alguém que para acusarem precisam usar mentiras? Se para acusar alguém de criminoso você mente e engana então o criminoso é o que o faz.
        É direito seu não gostar, agora acusar uma pessoa de ladão só porque você não gostar aí sim existe um crime, inclusive previsto no código penal. Cuidado PARADIGMA essas suas loucuras podem acabar lhe rendendo dor de cabeça com a justiça.

      • “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

        Nelson Rodrigues.

      • Concordo plenamente! Bandido é bandido e pronto! E se você sabe que o elemento e´criminoso e você defende vira cúmplice,ou seja, bandido também, simples assim.
        “Ah, mas é de direita é de esquerda”. Que é isso? O povo brasileiro gosta de ser roubado.
        É incrível, você fala para investigar todos os suspeitos e tem quem fique bravo, pelo amor de Deus tenha paciência… Se querem ser roubados sejam mas eu não quero!

    • Concordo com você estão fazendo um circo,jogando reputações no lixo baseando-se em suposições,criaram uma massa de idiotas úteis que dizem sim a tudo,sem pensar duas vezes !

    • Desde o inicio foi escolhido o que seria e o que não seria julgado.
      Não tiveram Collor,FHC e Lula suas contas aprovadas a toque de caixa !
      So aceitaram mexer no periodo Collor parlamentarista.E porque não quiseram mexer nos periodos desses 3 ex presidentes ? PORQUEA CORRUPÇÃO ENVOLVE CORPORAÇÕES AMERICANAS.

  3. contra fatos não há argumentos, governo petista já era, corrupção tem que ser apurada sim, se o gripen ng tiver propina deve ser apurado , ninguem é acima da lei, se tiver brigadeiro general almirante presidente expresidente envolvidos eles devem pagar pelos erros, refazer contratos e não esconder a sujeira debaixo do tapete com o argumento furado da tal segurança nacional (convenhamos tenho certeza que os honestos querem os fatos apurados),. senhores o fim não justifica os meios. para um brasil melhor o caminho é da honestidade e transparencia total.

  4. Incrivel como em um so instante o mundo ficou moralista.
    Não preciso ir muito longe.Na compra do Sivam que levou decada para concretizar-se rolou de tudo ate o cheque-mate : “Ou voces fecham com nossa cooporação ou vamos tornar publico tudo o que temos”.
    Esse era o jogo da espionagem Americana na defesa dos interesses dos EUA e suas cooporações.
    O Brasil cedeu a chantagem sim mas o Brasil foi astuto e COM PROPINA IRRECUSAVEL comprou toda a tecnologia e segredos.
    Esse caso não apenas gerou ação na justiça Americana contra a propria fornecedora Americana como tambem um mal estar entre inteligencias Europeias que sentiram-se prejudicadas.
    Hoje vejo que usam do slogan moralização para embutirem tudo o que podem não para realmente moralizarem o pais mas sim para quebrarem as corporações Brasileiras e fazer tudo retornar como antes no Castelo de Abrantes.
    Espero que tudo isso seja PRECEDENTES para realmente vir-mos a moralizar este pais e passarmos tudo a limpo principalmente OS SUBORNOS E AS PROPINAS da era de dominação Angla de nosso mercado.
    Justiça tem de ser imparcial e igual para todos e não essa justiçinha que vai esta de cartas marcadas e com propositos.
    Para bom entendedor o pingo é letra.

    • É que vc é imoral e pensa que todos devem pensar assim… teve escola certa nisso… o imoral do seu prefsidente pensa igualzinho a vc…

  5. senhores….neste pais, por qualquer “cacho de bananas” sabotam e destroem a própria soberania, independência e desenvolvimento desta nação….o complexo de vira lata da maioria do povo deste pais jamais permitira que esta pátria se desenvolva e se torne independente e soberana…A Corrupção não é um privilegio de políticos….Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…. Representante real daqueles que o colocaram no poder!..

    https://www.youtube.com/watch?v=6D3V6YjqSoU

    • DISCORDO DE VOCE.
      Não é que o povo tem complexo de viralata E SIM QUE ELE NÃO É INFORMADO E É SISTEMATICAMENTE MANIPULADO.
      Sempre foi praxe no trato com off-shores prestadoras de serviços para a Petrobras que navios estrangeiros fossem considerados estados independente flutuantes e nem seus conteudos e nem suas tripulações eram e são controladas pela inteligencia Brasileira.

      • A esquerda é pródiga em desinformar… nisso vc é especialista… vcs bolivarianos sim, é que enganam o povão com falsas promessas… em todos os lugares onde tomaram o poder com mentiras o povo tá penando… FATO…

  6. A Halliburton sem licitação engoliu todos os contratos de reconstruções dos paises arrasados pelos Estados Unidos da America
    a Odebrecht venceu por licitação a reconstrução do aeroporto de Miami e tornou-se o alvo numero um de ataques por parte da espionagem e inteligencia Americana e corporações Americanas.
    Neste video uma breve esplanação sobre a midia vendida nacional e a missão de paralizar os projetos militares Brasileiro

    https://www.youtube.com/watch?v=LPfDLzUkkw0

    A força oculta que governa o Brasil,que assassinou presidentes e candidatos desde a decada de 50 mais uma vez quer nos subjugar impedindo-nos de nos defender-mos . Quem não tem capacidade de defesa é eterna colonia.

    https://www.youtube.com/watch?v=17SIuaVw4fA

    Neste video depoimento é citado o Peru .A midia nacional não não revela ao publico depoimentos,seus conteudos,ela simplesmente CONDENA em uma orquestração para paralizar de vez os avanços nacionais e as corporações estrategicas nacionais em detrimento de retomada de poder e a entrega do mercado nacional a corporações Americanas.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZHOcKcqGID4

  7. O que esta ocorrendo nerste pais onde nossas instituições idioneas não mse posicionam contra essa orquestração contra o pais.
    A grande verdade bé que todos ficaram se cagando de medo da reação do povo Brasileiro nas manifestações e disturbios de junho de 2013.
    O proprio Exercito Brasileiro para tirar o dele da reta declarou : ” Nós não ficaremos contra o povo Brasileiro “.
    Então para que se tome uma atitude em face de tudo isso sera preciso nos MATARMOS UNS AOS OUTROS E DESTRUIRMOS NOSSA NAÇÃO ?
    Não se liludam,a hora que o povo Brasileiro tomar ciencia de tudo o mundo vera o pior de todos os demonios.
    E o que farão heim,vão nos matar,vão pedir ajuda a externos contra nós ?
    O Brasileiro é extremamernte violento,sadico e desumano quando enraivecido.
    Depois chorem na cama que é lugar quente.
    NO THANKS

    • Tentarão fazer como o maduro fez na venezuela… pós franco atiradores para massacrar o povo… isso a esquerda sabe fazer… que o diga os paredões cubanos…

1 Trackback / Pingback

  1. Entenda o possível envolvimento peruano na Lava Jato | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.