Brasil e Japão estreitam contatos na área de defesa

É a primeira vez que um chefe de Estado-Maior japonês visita o Brasil.

O general de Exército Kiyfoumi Iwata, chefe do Estado-Maior da Força Terrestre de Autodefesa do Japão, esteve reunido com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho. Essa é a primeira vez que um chefe de Estado-Maior japonês visita o Brasil. A visita ocorreu na sede do Ministério da Defesa, nesta segunda-feira (22), e serviu para aprimorar a relação de cooperação entre os países no setor.

Brasil e Japão possuem 121 anos de relações diplomáticas e, desde outubro de 2014, quando o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe esteve no Brasil, iniciou-se relação de cooperação no setor de defesa. “Temos interesse em aprofundar essa cooperação, principalmente no que tange os produtos de defesa”, resumiu Ademir.

O general Iwata frisou que as Forças Armadas mantêm ações comuns ligadas à defesa e à integridade de seus territórios. “Em visita ao Comando do Exército brasileiro, pudemos conhecer alguns projetos estratégicos brasileiros e perceber como podemos integrar com o Exército japonês”, antecipou.

O general disse também que a experiência acumulada pelo Brasil de sediar as Olimpíadas é de interesse de seu país. “Nos Jogos Olímpicos, as Forças Armadas brasileiras terão um papel preponderante e nós temos muito que aprender, porque daqui a quatro anos o Japão irá sediar os Jogos”, concluiu Iwata.

Após passagem por Brasília, a comitiva japonesa segue viagem para Manaus e Dourados (MS), onde visitará, respectivamente, o Centro de Instrução de Guerra na Selva e o Sistema de Monitoramento de Fronteiras do Brasil (Sisfron).

Fonte: Ministério da Defesa

6 Comentários

  1. Nossos interesses com eles sempre foram por tecnologias,pesquisas cientificas e aeroespacial e robotica.
    Armamentos creio que não sai nada dessa visita.

Comentários não permitidos.