“Queremos 2% do PIB obrigatoriamente para Forças Armadas”, diz Aldo Rebelo

28fev2015---o-ministro-da-ciencia-e-tecnologia-aldo-rebelo-participou-neste-sabado-2802-do-lancamento-do-projeto-de-monitoramento-do-sistema-cantareira-1425169024663_300x300

Apesar da crise econômica, em meio a anúncio de corte de gastos e promessas de mais restrições orçamentárias, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PCdoB), diz, em entrevista, que as Forças Armadas precisam ter verba carimbada do orçamento, a exemplo do que acontece com saúde e educação. Ele quer 2% do PIB, para que os projetos estratégicos de defesa do país não fiquem sujeitos à disponibilidade de verbas. Hoje esse porcentual é de 1,4% do PIB.

“Em momentos de ajustes, todas as áreas do governo são atingidas pelos cortes e programas e projetos têm ritmo reduzido e os prazos aumentam”, diz Aldo sobre a falta de verba nas Forças Armadas e que está sendo considerada crítica pelos militares. “Projetos essenciais têm de ser preservados para não ameaçar nem a construção dos submarinos, a compra dos caças, o reequipamento do Exército e nem o sistema de vigilância de fronteira e cibernético. Outro desafio é de encontrar uma forma de financiamento da atividade de defesa que escape da sazonalidade de financiamento, como tem a educação e a saúde”, completa o ministro.

A solução para o comunista, é uma porcentagem do PIB da ordem de 2% destinada obrigatoriamente para a Forças Armadas, como acontece em países que consideram a agenda de defesa “uma coisa importante e séria”. “Somos o país dos BRICs com menor porcentual do PIB para a defesa (a média dos países é de 2,31% do PIB e o Brasil 1,4%). Somos também o país com menor porcentual do PIB para defesa da América do Sul (a média é de 1,71%). Precisamos valorizar mais a nossa agenda de defesa. Essa valorização tem de ser convertida em recursos. Toda a nossa riqueza de petróleo está em áreas jurisdicionais, vulneráveis, expostas a riscos, e o comércio do Brasil é quase que totalmente feito pelo mar. Precisamos renovar nossa esquadra, precisamos de uma segunda esquadra e de fortalecer nossa presença na Amazônia”, diz.

Faz tudo

Sobre o Exército ser uma espécie de ‘faz tudo’, o ministro reforça que a atividade principal é a defesa do País mas, “subsidiariamente elas ajudam em vários segmentos, seja no combate ao zika ou à seca”. “Em tom de brincadeira, se diz que as Forças Armadas hoje são uma espécie de Posto Ipiranga, onde tem de tudo e se faz de tudo, ou o canivete suíço da Pátria. Mas não pode perder nem a perspectiva nem o fato porque são homens e mulheres treinados para a defender o País e adestrados para a guerra. Nós não podemos nos desviar desta missão. As outras são subsidiárias”, afirma.

Questionado se a vitória de Leonardo Picciani como líder da bancada do PMDB na Câmara alivia o Planalto, o ministro afirma que fortalece as condições para o governo consolidar a sua maioria no Congresso e garantir a governabilidade. “A vitória de um candidato que tem compromisso com a governabilidade, em um partido fundamental para a governabilidade, é uma boa notícia para o governo e para o país”.

CPMF

“O governo está construindo maioria política no Congresso. Mobilizando e sensibilizando governadores e prefeitos e oferecendo alternativa de CPMF que seja transitória, com começo meio e fim, partilhada com os entes federativos, com destinação bem definida, sem possibilidade de desvio, é possível aprovar”, avalia Aldo.

Fonte: Noticias UOL

35 Comentários

  1. A solução a curtíssimo prazo, ainda que temporariamente , é a CPMF, não adianta fazer o país se arrastar por birra política, e dê graças a Deus por termos essa solução, há países que não tem solução alguma ,agora para a defesa 2 % é pouco.

    • Então a solução pra você para os problemas gerados para gastança publica irresponsável e mais impostos?
      O problema do Brasil não e fiscal mas sim de gestão publica, acabem com as mamatas e superfaturamentos que teremos dinheiro para comprar ate F22.
      Hoje se vc comprar um celular, mais da metade do valor dele vai para o estado, sendo que o estado não pagou um parafuso, funcionário logística, fornecedores, pesquisa nada. Apenas sugou a produção alheia com seu gigantismo parasitário ineficiente.

  2. 2%,voce quer muito pouco.
    Deveria ser 10% para defesa,10%para saude,10% para educação,10% para transporte,10%para infraestrutura,10% para pesquisas.

    • O dia que for presidente farei que o percentual destinado ao equipamento das nossas FFAA seja da ordem de 15%.

      Também fecharei o congresso e o STF. Vou mandar empastelar a Globo, o Estado e a Folha… Abrirei Goulags tropicais, para onde mandarei todos os malucos de internet.

      Tenha esperança.

      Sds.

      • Impossível e inviável,15% de gasto em defesa, para qualquer país do mundo…pra se ter uma idéia,os EUA, gastam menos de 5% do PIB com defesa por ano…e tem o maior orçamento de defesa do mundo!!!

      • O que se pode esperar de esquerdistas ???… Fantasias de napoleão tupiniquim… rsrsrsrssssss… 15, 10, 5 %… não importa… sempre vai rolar um pixuleco de 50%… seus heróis foram treinados para isso… 🙂

    • Nenhum país do mundo, gasta 10% do PIB com defesa!!!Nem EUA, nem Rússia,nem China,nem Indira, nem as potências militares da OTAN (Inglaterra, França,Alemanha,Itália), nem Israel, Coreia do Sul…como que o Brasil vai gastar 10% do PIB com defesa!E quanto a saude e a educação, a lei manda 25% de gasto para cada uma!!!

  3. Não é somente agora não,sempre o Exercito Brasileiro foi e é o canivete Suiço,o posto Ipiranga.Onde não existe a presença do Estado ela se faz atravez do Exercito Brasileiro que tira leite de pedra não so para capacitar-se como tambem compartilhar com o segmento nacional.
    Se não tivessemos nosso Exercito o que seria de nós !
    Braço Forte Mão Amiga.

  4. Não sei se ele, joga para a torcida.Mas é um alento, quê alguém nesse governo, fale sobre o assunto defesa, e dessa forma.

    • ………………os chineses vão dispensar 300 mil soldados do seu enorme exército…os custos aumentaram? o Putin vai reduzir em 5%as despesas militares para freiar a recessão economica num equivalente a quase 2 bilhões de euros, quando o programa militar russo é de mais de 36 bilhões de euros….êle está de olho nas próximas eleições e o governo quer manter intactos os programas sociais…enfim as potencias reduzem e nós ainda temos que aumentar….tomara que o ministro consiga esses 2%…….

  5. Se o governo gasta 1,4% do PIB atualmente com Defesa, 2% não fará muita diferença, e nem venham com essa de CPMF de novo,já pagamos impostos demais,tratem de conter a corrupção, de evitar a roubalheira e tudo andará bem !

    Eu não quero mais um engodo, eu quero é seriedade e respeito a coisa pública,estamos pagando, somos nós que sempre somos sacrificados !

    Por fim eu quero dizer que não levo fé no Aldo Rebelo, acredito que ele esteja ´´jogando para a galera´´ tomara que eu esteja errado !

    • Falou uma coisa certa RESPEITO COM A COISA PUBLICA.Muito criticam politicos mas o problema não esta somente na safadeza politica e ausencia do Estado,a qualidade do serviço e da prestação do serviço neste pais é horrivel.
      Serviço publico no Brasil é bico e a estabilidade publica so acrescentam impunidades.
      Se faz mais do que necessario o fim da estabilidade publica e o fim das regalias.
      O exemplo sempre tem de vir de dentro pra fora.

  6. Hoje, 2% do PIB representa uma soma monstruosa de 112 bilhões de reais, valor este que nos prefiguraria na terceira posição dos maiores investidores de defesa do mundo.
    Tal quantia seria o suficiente (caso fosse destinada e fiscalizada) para cumprir a agenda de renovação das forças armadas, e de alavancar com o progresso tecnológico do país, que vem a ser uma consequência dos investimentos em P&D na área da defesa.
    Espero que Aldo consiga.

  7. 2% é o suficiente. O que falta não é grana. O que falta é coragem e gestão.
    Passando as aposentadorias e pensões para a previdência e alinhando os projetos e ações entre as três forças, dentro de 10 anos, esses 2% serão mais do que suficiente.

    Na verdade acho que o ideal seria um aumento com redução gradual dentro dos próximos 10 anos chegando-se a um patamar fixo no final, de forma simultânea com as reformas necessárias.
    Exemplo:
    – Ano 01 e 02 = 3%;
    – Ano 03 a 05 = 2,5%;
    – Ano 06 a 09 = 2,3%
    – Ano 10…= 2%.

    Resolveriam coisas imediatas, como a compra de escoltas à MB, impulso no Sisfron e Sisgaz, Prosub, FX2 etc. Custeariam os gastos das reformas e teríamos uma base para planejar daqui 10 anos com o orçamento fixo.

  8. Discutindo sobre a nota, o que podemos esperar é que a experiência política do atual ministro, Aldo Rebelo, seja capaz de construir no congresso uma consenso em torno da necessidade de se ter um percentual fixo destinado ao equipamento das nossas FFAA.
    Todavia, a questão das pensões e vencimentos de militares reformados/reservistas precisa ser equacionado. Não é possível que a promoção automática seja mantida quando o militar se torna inativo, pois se este absurdo continuar, pouco a pouco o orçamento destinado às FFAA será engolido. Vale lembrar que em qualquer lugar do mundo, ou em boa parte dele, acontece o contrário: ao se tornar inativo o militar decai em termos de vencimento, passando a receber o equivalente a dois, ou três postos inferiores em termos hierárquicos, por vezes, dependendo da nação abordada, o militar ao tornar-se inativo não apenas passa a receber menos, como também term rebaixada a sua patente.

    • Bom mesmo seria 35%… rsrsrsrrsssss… aumentar percentuais de destinação de riquezas não justifica e nem resolveria GERENCIAMENTO INCOMPETENTE… ademais, como nas outras pastas, há falta de dinheiro SEMPRE… o que RESOLVE é tampar os ralos dos esquemas corruptos e ter projeto de nação… ficar com uns e outros vomitando ufanismos baratos não resolve… o que resolve é GESTÃO e HONESTIDADE… coisas que esse governo atual NÃO TEM… enquanto tivermos esquerdistas brigando com direitistas pelo osso sem carne a coisa não vai andar… a direita tinha fechado um acordo pela governabilidade com os esquerdistas a 35 anos, mas foram traídos pelo projeto bolivariano de perpetuar-se no poder… sendo assim, estão agora sendo caçados e não prevalecerão… mas o futuro, a Deus pertence… VEM AI A VERDADEIRA REVOLUÇÃO PATRIOTA BRASILEIRA… O VERDE E AMARELO SUPLANTARÁ AS DEMAIS… FATO !!!…

      • Gerenciamento competente para esse bostérico é o sucateamento nacional em detrimento do favorecimento as corporações Vampiras do Irmão Caim do Norte.
        Gestão honestaq teve aquele que entregou nossos essenciais e estrategicos a ganancia estrangeira e varreu para debaixo do tapete qualquer possibilidade de investigação manipulando e precionando a Justiça e a Policia Federal,que depois de exonerações e4 transferencias colocaram os rabos entre as pernas.

      • Como sempre, vomitando verborragias que não pode provar… vc tá afirmando que a Policia e a Justiça Federal traem o povo brasileiro se vendendo a interesses externos ???… é isso que entendi ???…

  9. Chega de impostos, o país não aguenta mais essa carga tributaria que esta ai beirando 40% do PIB. Sou a favor de um orçamento fixo para a defesa nos moldes do que já é feito para a saúde e a educação mas não as custas de mais impostos e 2% de um PIB que apesar dos pesares ainda esta entre os 10 maiores do mundo é muita grana, as FA poderiam tocar todos seus projetos, basta não ficarem aumentando o soldo e vês de investir e equipamento.

    • Mas ja te explicaram que antes da atual crise 47% de nosso PIB é carga tributaria e que agora esta acima dos 50% não né !
      Então onde esta esse milagreiro que ira fazer uma economia alicerçada sobra taxa tributaria abolir impostos e fazer a nação regredir kkkkkkkkkk

  10. O que ajudaria e este comuna parasita dar linha de lá, o cara ta aparelhando Min. da Defesa com todo tipo de comuna parasita publico, tem ate sindicalista de categoria que nunca pasou perto de uma farda mamando nesta teta

  11. Se a economia de um país não cresce ou fica estagnada,ou ainda se a divida publica fica descontrolada ou o custeio supera o investimento (Todos nossos casos) 2% de nada e nada.
    Mas se a economia cresce e os gastos públicos e de custeio estão equilibrados, e há boa expectativa de investimento no que se arrecada, 1,4% e muito, mas muito mesmo.

    Basic de economia, mas o que esperar de um ministro de defesa que quando foi ministro de ciência e tecnologia (Maior boca livre da republica) tinha em seu estafe o projeto de lei que visava restringir o avanço tecnológico no país visando a “garantia dos empregos braçais” ?
    E quando foi ministro dos esportes entubou 12 sedes de copa do mundo em vez de 8 como queria ate a corrupta FIFA construindo estádios em locais como pantanal, Brasilia e Amazônia de bilhões que hoje estão as moscas dando prejuízo enorme local apenas para agradar as cumpanheiras construturas?

    • Correto, caro CP… tem que ensinar essa gente da esquerda a usar aritmética, já que o MÉQUI esquerdalha não se interessa por isso, somente em editar cartilhas gay pras criancinhas…

    • Pelo que eu sobe CP a FIFA achava que 8 estádios já seria de bom tamanho mas o apedeuta chefe quis 12 só para ter certeza que tudo funcionaria bem!!!

Comentários não permitidos.