Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) – O governo iraniano tem interesse em comprar 50 aviões da fabricante brasileira Embraer EMBR3.SA e mais de 100 mil táxis a gás de montadoras brasileiras, informou à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto nesta segunda-feira.
O governo do Irã também quer comprar ônibus e caminhões brasileiros, em um pacote de negócios que começou a ser tratado em outubro, quando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi ao Irã com uma comitiva de 30 empresários. A negociação teve sequência há duas semanas, em um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi.
Na semana passada, Monteiro afirmou em entrevista à Reuters que o Brasil pretende triplicar o comércio com o Irã nos próximos três anos, especialmente na área de alimentos, proteínas e transportes, e considera aceitar o uso de outras moedas nas transações em vez do dólar, como o euro, para evitar barreiras financeiras. A meta é alcançar uma corrente comercial de 5 bilhões de dólares nesse período.
A compra de aviões da Embraer já está em negociação. O Irã precisa repor toda a frota de aviação, depois de anos de embargo em que foi impedido de fazer importações. Depois de fechar um negócio de 114 Airbus, o país precisa também repor a frota de aviação regional.
Além disso, o país precisa repor toda a frota de táxis, caminhões e ônibus do país. Inicialmente, a fonte havia informado que seriam 60 mil táxis, mas depois retificou o número para mais de 100 mil.
De acordo com a fonte palaciana, estão sendo negociados ainda acordos nas áreas de nanotecnologia, microbiologia e aeroespacial. Há, ainda, a possibilidade de investimentos iranianos na compra de refinarias no Brasil.
FONTE: Reuters
Pingback: Irã quer comprar 50 aviões da Embraer em negociações com governo brasileiro, diz fonte | DFNS.net em Português
Se for quente essa informação , acho excelente para nossa economia, agora é preciso saber com que dinheiro eles vão adquirir esse equipamento … BNDES ?
Stadeu… Qual a dúvida? Ouro negro… é lógico… mesmo com o preço do petróleo nos patamares atuais, continua sendo (e sempre será) um negócio rentável… ainda mais nos países do Oriente Médio… que se acha petróleo cavando poço artesiano…
Com certeza o pila não é problema…
Abraços
Qual pais esta pagando suas importacoes com Ouro. o unico dinheiro, o resto e papel higienico sujo. isto letra de credito. Vc nao faria essa pergunta, se algum pais vassalo do Tio Sam anunciasse que estaria interessado em fazer essas mesmas aquisicoes. Durante o periodo de sancoes. Iran exportava seu petroleo em troca de Ouro e Yuan. Eu creio que eles tem essa reserva. Eles pertencem ao bloco de paises que estao interessados juntar o BRICS.
Você se esquece dos “bens” iranianos congelados desde o tempo do Xá; bilhões de dólares que os iranianos querem torrar, ao invés de guardar…
Otima noticia para nossas montadoras.
Nossa industria de defesa pode fazer bons contratos com irã desde viaturas blindadas a monitoramento e variedade de armamentos eles estão com grana e vão insvestirem em forças armadas,transportes e maquinas.
La se faz o dever de casa.
comecem a reparar a enchorrada de comentarios coxinhas que querem ver tudo estagnado para abocanharem poder.
Vão quebrar todos os dentes.
E percebam a sincronização emergente no que tange comercio,a substituição do dolar por outras moedas e a incerção do lastro em ouro.
Vamos Brasil reage.
Os frutos da nossa diplomacia do atabaque,estão aparecendo com relação a parceria comercial com o Irã …
.
Quem sabe que os pobres hermanos , consigam uma caroa com essa parceria entre o Brasil com o Irã … os pobres coitados estão necessitando .. 😉 … principalmente agora .. rsrs … que a coisa está feia para eles …a realidade atual na Argentina do Macri … é do aumento de até 300% na conta de gás isso sem falar das tarifas que devem ser aplicadas em abril e ocorrem após alta de 600% na taxa de eletricidade … vamos ajudá-los ..ISSO ! …. caso os governo dos EUA não autorize a AMERCANAER companny a fazer esse acordo com os persas, sobe pressão do jacozinho frustrado … 😉
.
.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/43294/argentina+governo+macri+anuncia+aumento+de+ate+300+na+conta+de+gas.shtml
.
Ótima notícia mesmo é romper com o paradigma do dólar.
Que paguem em euros, petróleo ou ate em couro de camelos. O importante é fazer nossas indústria s produzirem.
Se isso se concretizar sera muito bom, houveram muitos comentários criticando a relação do BRASIL com o Irã, inclusive aqui nesse site,eu inclusive cheguei a comentar que era muito cedo para descer o pau no nosso país,pois o embargo ao Irã caiu não faz nem um ano !
Essa notícia é muito boa,caso se concretize, sera mais uma vitória da Diplomacia dos Atabaques !
Uns dias atrás eu dizia que inevitavelmente eles (Irã) fariam compras no Brasil de aviões e alimentos (e não falei nada de carros), não por gratidão, já que a Dilma cedeu a pressão de nossos reacionários, e largou o Irã a própria sorte, mas por necessidade. Pois muito bem aí está. Se continuássemos com a política do Lula, além de contar com a necessidade também contaríamos com a gratidão do governo do Irã e o volume de vendas seria maior. É por isso que eu não gosto de reacionários, se dizem capitalistas, mas só sabem perder dinheiro. Estava na cara que o Irã ia sair do embargo uma hora ou outra e que quando saíssem iam gastar bilhões só esses reacionários é que não viram, parabéns vocês mais uma vez conseguiram melar as coisas.
Felizmente a necessidade os conduziu até aqui.
”…Se continuássemos com a política do Lula…”
Concordo plenamente a Diplomacia dos Atabaques, tão criticada estava buscando novos mercados,fizeram novas embaixadas divulgaram a indústria nacional,sem xenofobia ia aos poucos ocupando um espaço negligenciado nas relações internacionais brasileiras !
Porém os reacionários como você bem disse preferem ficar na caverna !
Grande abraço !
é engraçado que o regime é do eixo do mal mas todo mundo faz negocio com eles…..que coisa não?!..rs… 😉
O Irã, que pretende modernizar a sua frota de aviões, encomendou 50 aeronaves da Embraer, informou nesta terça-feira um porta-voz do governo iraniano.
Como outras encomendas feitas desde a suspensão das sanções internacionais contra o país, trata-se de um contrato de arrendamento, de acordo com o porta-voz Mohammad Bagher Nobakht. “O governo não vai gastar seus recursos limitados em coisas como a compra de aviões”, acrescentou, citado pela agência Mizan (ligada ao Poder Judiciário iraniano). As sanções internacionais contra o governo iraniano foram revogadas em janeiro, depois do acordo nuclear do país com as potências mundiais.
O Irã já anunciou a compra de 40 aeronaves ao grupo francês ATR, líder mundial em aeronaves turboélice e assinou um contrato para a compra de 118 aeronaves Airbus para serem entregues nos próximos quatro anos. A encomenda à Airbus inclui 73 aeronaves de fuselagem larga e 45 de corredor único (longo e médio alcance) por um montante de 10 a 11 bilhões de dólares, de acordo com o vice-ministro dos Transportes, Asghar Fakhrieh Kashan. Trata-se também de um contrato de arrendamento.
……………… agora que o Iran está com as burras cheias de dinheiro pra gastar comprando ao nosso país podemos sair um pouco do sufôco em têrmos de exportação …uma ótima notícia……
Qual a Cia Aèrea que compra aviões, hoje?
Arrendamento é a palavra, usa-se até o osso e… Devolve.
😉
Aviões da Embraer para o Irã:
US$ 4 bilhões de dólares…
ver o Mauricinho R. da Trollogia apanhar feio da Maria do Carmo:
NÃO TEM PREEEÇO…..hihihihihi….. 😀
https://www.youtube.com/watch?v=uxAC6lRos28
https://www.youtube.com/watch?v=fMRqNLrEO-0
😀
COMERCIO É SEMPRE BOM… por isso que sou capitalista desde pequenininho… 🙂
Ué não é mais eixo do mal não ou voce mais uma vez utiliza a estrategia lagartixa porque camaleão nunca foi e nunca sera .
Dá-lhe Irã! E tem que comprar da gente, que somos BRICS, não dos imperialistas ocidentais. Tá certo que nós somos colônia deles e muito disso vai parar nas mãos dos ocidentais de qualquer forma, mas…é já é um primeiro passo para quebrar a corrente imperialista. Além disso, comprando da gente o din din não irá direto e limpinho para Wall Street. Até chegar lá, o Brasil comeu boa parte do o seu quinhão.
Alguém tem que dizer a Irã que o governo não tem mais ingerência alguma nessa empresa, que de Brasileira só tem a marca. Devem se reportar a boeing ou ao governo Americano. Aliás, em se tratando de Brasil devem se reportar ao governo americano primeiro, aqui é apenas um de seus quintais.
Goste você ou não a Embraer é 100% brasileira, se o fato de ela ser uma companhia privada bem sucedida lhe incomoda ai já é outra historia!!
Conheça a participação societária da empresa hoje, e depois venha me falar em 100% nacional. Não serei eu a tirar suas ilusões, já me incomodei muito com isso. Vá investigar. Sds
Vamos lá Julio:
“Embraer S.A.[7] [8] [9] (BM&F Bovespa[10] / NYSE Euronext)[11] é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.[12] [13] A empresa tem sede na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal.”
Ela é uma SOCIEDADE ANÔNIMA e, assim sendo, qualquer um, seja nacional ou estrangeiro pode comprar ações e até assumir sua direção… mas isso não implica que ela deixe de ser brasileira… se vc for aos EUA com grana, Julio, pode comprar a BOEING e se tornar dono dela, pois também é uma empresa S.A. com ações em bolsa… vc sabia que a AMBEV é uma empresa brasileira que comprou várias cervejarias nos EUA e hoje as controlas ???… e nem por isso os americanos deram piti… coisas do livre comércio que os esquerdistas detestam… bom seria se a EMBRAER fosse uma estatal, né ???… 🙂
Pesquisinha de wikipédia kkkkkkk
Ja vi ate chamarem a EMBRAER de estatal de capital aberto kkkkk .
Foi criada por banco privado nacional e empresa aeroviaria nacional.O governo participou do empreendimento com linhas de creditos e investimentos sendo sempre o socio minoritario mas com poder de veto.
Passou por reformulação societaria e hoje a embraer é uma sociedade anonima de capital estrangeiro e subserviente a Boeing.
Prezado Julio, acho que 12 anos que eu trabalhei como auditor da qualidade na dita cuja me qualifica o suficiente para saber quem são os acionistas. Se você der uma olhada em outras noticias postadas aqui neste site ira descobrir que mais de uma vês eu expliquei como é a participação e estrutura acionaria da empresa, não é nenhum segredo de estado, portanto meu caro, não se preocupe, você não vai tirar as minhas ilusões e como um bom patriota, que eu acredito que você seja, pode ficar tranquilo, a Embraer esta 100% sobre o controle de brasileiros, ela é verde e amarela!!.
Bom fim de semana.
kkkkkkk na pleura kkkkk
O mais importante nessa noticia não é o vantajoso montante e sim a estrategia de comercio.
Evidencia-se uma sincronização que ditara nosso comercio a contra-gosto de nosso mercado que sempre foi atrelado.
Ou se adaptam ou perderão.