Irã quer comprar 50 aviões da Embraer em negociações com governo brasileiro, diz fonte

e-jets-foto-embraer

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) – O governo iraniano tem interesse em comprar 50 aviões da fabricante brasileira Embraer EMBR3.SA e mais de 100 mil táxis a gás de montadoras brasileiras, informou à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto nesta segunda-feira.

O governo do Irã também quer comprar ônibus e caminhões brasileiros, em um pacote de negócios que começou a ser tratado em outubro, quando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi ao Irã com uma comitiva de 30 empresários. A negociação teve sequência há duas semanas, em um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi.

Na semana passada, Monteiro afirmou em entrevista à Reuters que o Brasil pretende triplicar o comércio com o Irã nos próximos três anos, especialmente na área de alimentos, proteínas e transportes, e considera aceitar o uso de outras moedas nas transações em vez do dólar, como o euro, para evitar barreiras financeiras. A meta é alcançar uma corrente comercial de 5 bilhões de dólares nesse período.

A compra de aviões da Embraer já está em negociação. O Irã precisa repor toda a frota de aviação, depois de anos de embargo em que foi impedido de fazer importações. Depois de fechar um negócio de 114 Airbus, o país precisa também repor a frota de aviação regional.

Além disso, o país precisa repor toda a frota de táxis, caminhões e ônibus do país. Inicialmente, a fonte havia informado que seriam 60 mil táxis, mas depois retificou o número para mais de 100 mil.

De acordo com a fonte palaciana, estão sendo negociados ainda acordos nas áreas de nanotecnologia, microbiologia e aeroespacial. Há, ainda, a possibilidade de investimentos iranianos na compra de refinarias no Brasil.

FONTE: Reuters

 

26 Comentários

  1. Se for quente essa informação , acho excelente para nossa economia, agora é preciso saber com que dinheiro eles vão adquirir esse equipamento … BNDES ?

    • Stadeu… Qual a dúvida? Ouro negro… é lógico… mesmo com o preço do petróleo nos patamares atuais, continua sendo (e sempre será) um negócio rentável… ainda mais nos países do Oriente Médio… que se acha petróleo cavando poço artesiano…
      Com certeza o pila não é problema…
      Abraços

    • Qual pais esta pagando suas importacoes com Ouro. o unico dinheiro, o resto e papel higienico sujo. isto letra de credito. Vc nao faria essa pergunta, se algum pais vassalo do Tio Sam anunciasse que estaria interessado em fazer essas mesmas aquisicoes. Durante o periodo de sancoes. Iran exportava seu petroleo em troca de Ouro e Yuan. Eu creio que eles tem essa reserva. Eles pertencem ao bloco de paises que estao interessados juntar o BRICS.

    • Você se esquece dos “bens” iranianos congelados desde o tempo do Xá; bilhões de dólares que os iranianos querem torrar, ao invés de guardar…

  2. Otima noticia para nossas montadoras.
    Nossa industria de defesa pode fazer bons contratos com irã desde viaturas blindadas a monitoramento e variedade de armamentos eles estão com grana e vão insvestirem em forças armadas,transportes e maquinas.
    La se faz o dever de casa.
    comecem a reparar a enchorrada de comentarios coxinhas que querem ver tudo estagnado para abocanharem poder.
    Vão quebrar todos os dentes.
    E percebam a sincronização emergente no que tange comercio,a substituição do dolar por outras moedas e a incerção do lastro em ouro.
    Vamos Brasil reage.

    • Os frutos da nossa diplomacia do atabaque,estão aparecendo com relação a parceria comercial com o Irã …
      .
      Quem sabe que os pobres hermanos , consigam uma caroa com essa parceria entre o Brasil com o Irã … os pobres coitados estão necessitando .. 😉 … principalmente agora .. rsrs … que a coisa está feia para eles …a realidade atual na Argentina do Macri … é do aumento de até 300% na conta de gás isso sem falar das tarifas que devem ser aplicadas em abril e ocorrem após alta de 600% na taxa de eletricidade … vamos ajudá-los ..ISSO ! …. caso os governo dos EUA não autorize a AMERCANAER companny a fazer esse acordo com os persas, sobe pressão do jacozinho frustrado … 😉
      .
      .
      http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/43294/argentina+governo+macri+anuncia+aumento+de+ate+300+na+conta+de+gas.shtml
      .

    • Ótima notícia mesmo é romper com o paradigma do dólar.
      Que paguem em euros, petróleo ou ate em couro de camelos. O importante é fazer nossas indústria s produzirem.

  3. Se isso se concretizar sera muito bom, houveram muitos comentários criticando a relação do BRASIL com o Irã, inclusive aqui nesse site,eu inclusive cheguei a comentar que era muito cedo para descer o pau no nosso país,pois o embargo ao Irã caiu não faz nem um ano !
    Essa notícia é muito boa,caso se concretize, sera mais uma vitória da Diplomacia dos Atabaques !

  4. Uns dias atrás eu dizia que inevitavelmente eles (Irã) fariam compras no Brasil de aviões e alimentos (e não falei nada de carros), não por gratidão, já que a Dilma cedeu a pressão de nossos reacionários, e largou o Irã a própria sorte, mas por necessidade. Pois muito bem aí está. Se continuássemos com a política do Lula, além de contar com a necessidade também contaríamos com a gratidão do governo do Irã e o volume de vendas seria maior. É por isso que eu não gosto de reacionários, se dizem capitalistas, mas só sabem perder dinheiro. Estava na cara que o Irã ia sair do embargo uma hora ou outra e que quando saíssem iam gastar bilhões só esses reacionários é que não viram, parabéns vocês mais uma vez conseguiram melar as coisas.
    Felizmente a necessidade os conduziu até aqui.

    • ”…Se continuássemos com a política do Lula…”
      Concordo plenamente a Diplomacia dos Atabaques, tão criticada estava buscando novos mercados,fizeram novas embaixadas divulgaram a indústria nacional,sem xenofobia ia aos poucos ocupando um espaço negligenciado nas relações internacionais brasileiras !
      Porém os reacionários como você bem disse preferem ficar na caverna !
      Grande abraço !

  5. O Irã, que pretende modernizar a sua frota de aviões, encomendou 50 aeronaves da Embraer, informou nesta terça-feira um porta-voz do governo iraniano.
    Como outras encomendas feitas desde a suspensão das sanções internacionais contra o país, trata-se de um contrato de arrendamento, de acordo com o porta-voz Mohammad Bagher Nobakht. “O governo não vai gastar seus recursos limitados em coisas como a compra de aviões”, acrescentou, citado pela agência Mizan (ligada ao Poder Judiciário iraniano). As sanções internacionais contra o governo iraniano foram revogadas em janeiro, depois do acordo nuclear do país com as potências mundiais.
    O Irã já anunciou a compra de 40 aeronaves ao grupo francês ATR, líder mundial em aeronaves turboélice e assinou um contrato para a compra de 118 aeronaves Airbus para serem entregues nos próximos quatro anos. A encomenda à Airbus inclui 73 aeronaves de fuselagem larga e 45 de corredor único (longo e médio alcance) por um montante de 10 a 11 bilhões de dólares, de acordo com o vice-ministro dos Transportes, Asghar Fakhrieh Kashan. Trata-se também de um contrato de arrendamento.

    • ……………… agora que o Iran está com as burras cheias de dinheiro pra gastar comprando ao nosso país podemos sair um pouco do sufôco em têrmos de exportação …uma ótima notícia……

    • Ué não é mais eixo do mal não ou voce mais uma vez utiliza a estrategia lagartixa porque camaleão nunca foi e nunca sera .

  6. Dá-lhe Irã! E tem que comprar da gente, que somos BRICS, não dos imperialistas ocidentais. Tá certo que nós somos colônia deles e muito disso vai parar nas mãos dos ocidentais de qualquer forma, mas…é já é um primeiro passo para quebrar a corrente imperialista. Além disso, comprando da gente o din din não irá direto e limpinho para Wall Street. Até chegar lá, o Brasil comeu boa parte do o seu quinhão.

  7. Alguém tem que dizer a Irã que o governo não tem mais ingerência alguma nessa empresa, que de Brasileira só tem a marca. Devem se reportar a boeing ou ao governo Americano. Aliás, em se tratando de Brasil devem se reportar ao governo americano primeiro, aqui é apenas um de seus quintais.

    • Goste você ou não a Embraer é 100% brasileira, se o fato de ela ser uma companhia privada bem sucedida lhe incomoda ai já é outra historia!!

      • Conheça a participação societária da empresa hoje, e depois venha me falar em 100% nacional. Não serei eu a tirar suas ilusões, já me incomodei muito com isso. Vá investigar. Sds

      • Vamos lá Julio:

        “Embraer S.A.[7] [8] [9] (BM&F Bovespa[10] / NYSE Euronext)[11] é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.[12] [13] A empresa tem sede na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal.”

        Ela é uma SOCIEDADE ANÔNIMA e, assim sendo, qualquer um, seja nacional ou estrangeiro pode comprar ações e até assumir sua direção… mas isso não implica que ela deixe de ser brasileira… se vc for aos EUA com grana, Julio, pode comprar a BOEING e se tornar dono dela, pois também é uma empresa S.A. com ações em bolsa… vc sabia que a AMBEV é uma empresa brasileira que comprou várias cervejarias nos EUA e hoje as controlas ???… e nem por isso os americanos deram piti… coisas do livre comércio que os esquerdistas detestam… bom seria se a EMBRAER fosse uma estatal, né ???… 🙂

      • Pesquisinha de wikipédia kkkkkkk
        Ja vi ate chamarem a EMBRAER de estatal de capital aberto kkkkk .
        Foi criada por banco privado nacional e empresa aeroviaria nacional.O governo participou do empreendimento com linhas de creditos e investimentos sendo sempre o socio minoritario mas com poder de veto.
        Passou por reformulação societaria e hoje a embraer é uma sociedade anonima de capital estrangeiro e subserviente a Boeing.

      • Prezado Julio, acho que 12 anos que eu trabalhei como auditor da qualidade na dita cuja me qualifica o suficiente para saber quem são os acionistas. Se você der uma olhada em outras noticias postadas aqui neste site ira descobrir que mais de uma vês eu expliquei como é a participação e estrutura acionaria da empresa, não é nenhum segredo de estado, portanto meu caro, não se preocupe, você não vai tirar as minhas ilusões e como um bom patriota, que eu acredito que você seja, pode ficar tranquilo, a Embraer esta 100% sobre o controle de brasileiros, ela é verde e amarela!!.
        Bom fim de semana.

  8. O mais importante nessa noticia não é o vantajoso montante e sim a estrategia de comercio.
    Evidencia-se uma sincronização que ditara nosso comercio a contra-gosto de nosso mercado que sempre foi atrelado.
    Ou se adaptam ou perderão.

1 Trackback / Pingback

  1. Irã quer comprar 50 aviões da Embraer em negociações com governo brasileiro, diz fonte | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.