EUA e Rússia anunciam acordo de cessar-fogo na Síria

0,,19060647_303,00

Após fracasso de negociações anteriores, Washington e Moscou chegam a consenso sobre nova trégua, mas bombardeios contra extremistas continuam. Em relatório, ONU acusa EI e Assad de crimes de guerra.

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um novo acordo de cessar-fogo para a Síria, que deve entrar em vigor no próximo sábado, informou o Departamento de Estado americano nesta segunda-feira (22/02). A decisão não inclui o fim dos ataques contra o grupo “Estado Islâmico” (EI) e a Frente al-Nusra, filiada à Al Qaeda.

Segundo uma declaração conjunta de Moscou e Washington divulgada pelo Departamento de Estado americano, a trégua deve entrar em vigor à meia-noite de sábado.

O presidente americano, Barack Obama, e o presidente russo, Vladimir Putin, teriam conversado por telefone nesta segunda-feira sobre o acordo depois de o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry, terem acertado os detalhes da negociação.

“Se implementado e respeitado, esse cessar-fogo vai levar não só a um declínio da violência, mas também vai continuar a expandir a entrega de ajuda humanitária urgente a áreas sitiadas e dar suporte à transição política”, afirmou Kerry em comunicado.

A trégua teria uma duração inicial de duas semanas, com a possibilidade de ser prolongado “indefinidamente”, afirmou o presidente do grupo oposicionista Coalizão Nacional Síria, Khaled Khoja.

Um acordo alcançado entre diplomatas de diversos países em Munique, no último dia 11 de fevereiro, fracassou em meio à ofensiva do regime de Bashar al-Assad contra rebeldes em Aleppo, com o apoio de bombardeios aéreos da Rússia. O novo acordo pode permitir que as partes envolvidas no conflito retomem negociações de paz em Genebra.

Staffan de Mistura, enviado das Nações Unidas para a Síria, afirmou que essa semana é “crucial” para dar um fim ao conflito sírio. “Agora podemos relançar em breve o processo político necessário para acabar com esse conflito”, disse à agência de notícias Reuters.

Fontes do governo sírio disseram que estão prontos para dar início ao cessar-fogo desde que os rebeldes não usem esse período para reforçar suas posições.

ONU condena guerra na Síria

Um relatório divulgado pelas Nações Unidas nesta segunda acusa o EI e o governo de Damasco de crimes de guerra. “Violações flagrantes de direitos humanos e do direito humanitário internacional continuam a existir, agravadas pela impunidade”, diz o documento da Comissão Internacional de Inquérito para a Síria.

De acordo com a ONU, ambos os lados têm atacado civis de forma indiscriminada, provocado fome generalizada e bloqueando a chegada de ajuda humanitária.

Neste domingo, ao menos 150 pessoas morreram numa série de atentados reivindicados pelo EI em áreas controladas pelo regime de Assad. Os ataques aconteceram em regiões de maioria xiita ou alauita (uma ramificação do xiismo), alvos frequentes do “Estado Islâmico”, grupo radical sunita.

Fonte: DW

18 Comentários

  1. Cessar fogo não é solução duradoura, qualquer um pode romper isso a qualquer momento, a Síria precisa de solução de paz e reiniciar sua reconstrução, enquanto o Assad não sair tudo é temerário.

  2. A ONU é podre.
    Assad defende o seu povo da agressão de jihadistas mercenários advindos de todas partes do mundo muçulmano.

    Não vejo condenação a Frente Nusra, Answar Al Islam e ELS. As barbaridades cometidas por estes grupos, que ganharam a alcunha sensacional de “rebeldes moderados”, são o verdadeiro motor do número absurdo de refugiados. As mídias ocidentais não mostram, mas nas cidades libertadas pelo Exército Árabe Sírio a população saúda entusiasticamente os seus militares.

    Nós sabemos como se dá a manipulação… Para a Globo, por exemplo, são os EUA e a sua Força Aérea (USAF) a responsável pela mudança de cenário…
    Vamos rir, todos!

    • “As mídias ocidentais não mostram, mas nas cidades libertadas pelo Exército Árabe Sírio a população saúda entusiasticamente os seus militares”……Cá entre nós Cesar, a gente sabe que sobrou meia dúzia de gato pingado e você acha que seriam loucos de jogar tomate nas tropas sírias? Eu os receberia com bandeirinha e tudo senão já viu né!! Por gentileza, poderia me passar o link destas mídias não ocidentais que você mencionou? Eu gostaria de ampliar minhas fontes de informação.

    • Exato César Antônio Ferreira. Vi no fantástico no domingo passado a Globo afirmando que foi o bombardeio dos EUA e coalizão que deu reviravolta em cima dos terroristas na Síria. Isso é manipulação geral. A Rússia foi a grande responsável por mudar esse cenário na Síria.

  3. Assado, como seu pai também era, um carniceiro. Frio, cruel, assassino, se precisar sacrificar todo seu povo para se manter no poder assim ele o fará.

    • Sim, Assad é carniceiro, frio, cruel e assassino na opinião do Ocidente.

      Mas para o povo Sírio, Assad é o Salvador da Pátria, o homem que enfrentou um Império, que sacrificou sua vida para salvar seu país. Um herói.

      Como o povo sírio é que deve decidir quem o governa, a opinião dos sírios é que prevalece. E não a sua ou de qualquer outro. O povo sírio não diz aos Estados Unidos quem deve ser o próximo presidente e o não diz aos brasileiros se é a Dilma ou o Aécio que deve nos governar. Por isso, respeite os sírios, faça o favor.

      • Se eu não respeitasse o povo sírio não desejaria ver Assado pelas costas. Não sei onde o caro “Professor” tirou a ideia de que aqueles coitados amam o sanguinário ditador. Eu posso lhe dizer esse tanto; tenho conhecido vários sírios refugiados que tem chegado ao Brasil recentemente e o que me disseram é que com exceção dos membros fanáticos do partido Baath o resto do povo se pudesse enforcaria o tal do Assado em praça publica. Portanto faça você o favor prezado “Professor” deixe de “achismos” ou “eu gostaria de que” e passe a expor suas opiniões baseadas em pelo menos alguns fatos. “Assad é o Salvador da Pátria, o homem que enfrentou um Império, que sacrificou sua vida para salvar seu país. Um herói” KKKKKK…pelo menos para piadista você leva jeito!!

      • Você diz que tem conhecido vários refugiados sírios que dizem que os sírios odeiam o Assad. Qualquer um pode dizer isso. Mas diferente de você, eu digo que o povo sírio apóia o Assad e cito as fontes e provas.

        Prova número 1 – Qualquer um que mora em SP Capital, pode visitar o hospital Sírio-libanês em São Paulo. Lá, tem a foto do Assad estampada na porta. Pergunte para os sírios que vivem no Brasil e têm parentes na Síria. Pergunte o que eles e os parentes deles pensam sobre o Assad.

        Prova número 2 – Procure na internet ou no youtube pelo nome Claude Fahd Hajjar. Ela é síria-brasileira. Vive no Brasil, conhece a Síria e a realidade síria e tem parentes lá, portanto tem muito mais condições de falar sobre o que de fato está acontecendo lá, melhor que eu e que você.

        Portanto, não adianta vir aqui falar mentiras ou citar vagos depoimentos de “conhecidos meus que eram refugiados sírios”. Aponte as fontes concretas. Mentiras desse tipo, costumaz na imprensa brasileira e ocidental, não colam mais.

        Não existe oposição síria. Os rebeldes sírios são jihadistas pagos pelo Ocidente para destruir a Síria, que nem moravam lá e nem falam a língua dos sírios. Não é guerra civil que está ocorrrendo lá, trata-se de uma invasão estrangeira, perpetrada pelo ocidente.

      • NÃO EXISTE OPOSIÇÃO SÍRIA PORQUE EM UMA DITADURA SANGUINÁRIA ELA FOI EXECUTADA….nossa tá difícil hein.

        1) Quanto a sua foto do Assado no Sírio Libanês, aproveitando o fato que eu moro perto do hospital perguntei para um medico conhecido meu que lá trabalha porque a foto estava ali e a resposta foi a mais simples e direta possível, acredito que ate você vai entender….” Bom, ele é o governante oficial do pais…!!!!…Pois é..o amor é lindo.

        2) enquanto você fica procurando no you tube por Claude Fahd Hajjar eu converso com a moçada que chegou de la, estranho, alem de inglês todos falam…. russo!!

        As suas provas não são provas “Professor”..como diz a moçada…se liga..neste site pode ter louco mas não tem idiotas!! Você me chamou de mentiroso, felizmente para você sou educado, vou chama-lo apenas de desinformado!!

      • Para resolver a discussão, se os sírios querem o Assad ou não, nada como uma boa eleição – com observadores e fiscalizadores internacionais. Pronto. Resolvida a questão. E em breve essa eleição vai ocorrer, porque a Rússia e a Síria já venceram MILITARMENTE. A menos que o Ocidente resolva escalar o conflito e partir para a Terceira Guerra, o que eu duvido. Pode chorar na cama que é lugar quente.

      • Fico aqui pesando como será essa sua eleição com um único candidato rsrsrs.Nada como um dia após o outro, lá na frente se quiser voltaremos a esse assunto…ai veremos quem tem razão…bom fim de semana.

      • Em Tempo: Essa é a forma correta para tirar o Assad: eleições, convencendo o povo sírio a fazê-lo. Não contratando mercenários para atacar o país e cometer os mais sórdidos crimes. Se o Assad perder as eleições, ele sai. Pelas mãos dos sírios, não do Ocidente.

      • Nasci e moro no Brasil, não nos Estados Unidos. Defendo interesses brasileiros, não estadunidenses.

        Faz assim: aliste-se no exército americano, ou em algum grupo terrorista apoiado pelos EUA. Vá lá, matar e morrer pelos EUA. Na Síria, a CIA dar-lhe-á treinamento gratuito e especializado. Basta dizer que é moderado.

      • Porque vc nao vai viver lá no Paraíso na Terra, os Estados Unidos? ah, já sei…porque eles não te aceitam lá, não é? você é um dos sujeitos que o Trump quer deter, construindo o muro que vai separar os Estados Unidos do México….kkkkkk

        Mas não se preocupe, quem mora lá diz que não é esse paraíso todo não…

      • Nós nunca afirmamos que os USA eram um paraíso… vcs antiamericanos doentes é que sempre dizem isso… mas paraíso mesmo é em cuba… 🙂

Comentários não permitidos.