Presidente sírio quer ser ‘a pessoa que salvou seu país’

O presidente sírio, Bashar al-Assad: "Se o povo sírio quiser que eu esteja no poder, então estarei, e se não quiser, então não estarei", disse Assad
O presidente sírio, Bashar al-Assad: “Se o povo sírio quiser que eu esteja no poder, então estarei, e se não quiser, então não estarei”, disse Assad

O presidente sírio, Bashar al Assad, declarou que daqui a dez anos quer ser “a pessoa que salvou seu país” e admitiu a importância para o exército sírio da ajuda russa e iraniana, em entrevista publicada neste sábado no site do jornal espanhol El País.

“Depois de dez anos, quero ter sido capaz de salvar a Síria, mas isto significa continuar sendo presidente, então”, afirmou o chefe de Estado sírio, no poder desde o ano 2000. “A Síria estará bem e eu serei a pessoa que salvou seu país”, acrescentou.

  Em dez anos, “se o povo sírio quiser que eu esteja no poder, então estarei, e se não quiser, então não estarei”, disse Assad.

O presidente destacou que “sem sombra de dúvidas, o apoio russo e iraniano tem sido essencial” no avanço de suas tropas ante as forças da oposição.

“Nós precisamos desta ajuda, por uma simples razão, e é que existem 80 países que apoiam com diferentes meios os terroristas. Alguns de forma direta, com dinheiro, apoio logístico, armas ou combatentes. Outros lhes dão apoio político nos diferentes fóruns internacionais”, disse Assad.

O exército russo realiza desde 30 de setembro uma intensa campanha de bombardeios aéreos contra “alvos terroristas”, o que possibilitou ao exército leal a Assad se recuperar.

A Síria vive desde 2011 em uma guerra civil que opõem as tropas fiéis ao regime, os grupos armados da oposição e grupos jihadistas, que deixou 260.000 mortos e milhões de refugiados.

Fonte: Exame

10 Comentários

  1. Tenho lidos notícias que se forem verdadeiras,me fazem crer que a Síria esta ficando refém de Moscou,segundo algumas notícias esta surgindo uma divergência entre Assad e a Rússia, Assad quer reconquistar todo o território sírio,ou seja não abrir mão de nenhuma parte de seu país, oque em meu entender é o correto,caso contrário ele não teria o porque de continuar essa guerra,mas os russos segundo alguns querem que Assad aceite um plano de paz que talvez viole a integridade territorial síria !

    • …………..custa muito crer que o Assad esteja com picuinhas com os russos por causa de ” afirmações” nas quais diz que será o “Salvador da Pátria Síria” levando em conta,por uma lógica até por demais conhecida em todo o mundo, que se não fòssem os bombardeios russos talvez êle já tivesse sofrido o mesmo destino do Kadafi…são notícias falsas plantadas na Net com o propósito de desvalorizar sua vitória e dos seus aliados frente aos adversários…….lamentável…………

      • Realmente Dilson,os russos tem um papel importante nessa ”vitória” do Assad mas me permita ressaltar também o apoio do Irâ e do Hesbolah ! Essa tríade foi fundamental a sobrevivência de Assad !

  2. Mais um pai da nação.. será que quer seguir os passos de políticos bolivarianos e tupiniquins? Pobre Síria, todas as suas opções são ruins..

    • ………….não se pode afirmar que a Síria seja “refém” de Moscou num sentido clássico, porém “Estado cliente” será uma afirmação mais adequada a pensar de como é que esse país num próximo período de paz, reconstrução e reorganização de sua estrutura produtiva fará para para sair da ruína em que ficou e o montante de investimentos que custará.. …obviamente como os russos já possuiam uma base estratégica em Tartus tudo farão para lá permanecer e obviamente trarão mais armamento para garantir a defesa síria, o que importará em mais custos por parte de Damasco mas que será excelente pros oligarcas russos, iranianos e especialmente chineses envolvidos no programa de reconstrução do país….. .

      • ,,,,,,,,,,sem duvida que o Iran,o Hezbollah, os curdos sírios mais as milícias a favor do Assad tem sua enorme parcela de luta na guerra da Síria…realmente havia esquecido deles…..queira desculpar….Sds…

      • Mais um que recebeu sua carteirinha de ANTIOCIDENTAL… tão procriando mais que a zica… rsrsrsrsrssrsssss… de onde vc tira essas pérolas ???… a coisa por ali é mais complexa do que seu antiamericanismo pode perceber… vc não lê diuturnamente que há grupos antiAssad que estão em GUERRA contra o mesmo ???… porque só culpar uzamericanus ???… rsrsrsrrssrssss… claro, a cartilha obriga… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Presidente sírio quer ser ‘a pessoa que salvou seu país’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.