Rússia adverte Assad sobre tentação de reconquistar Síria

O presidente sírio Bashar Al Assad com o presidente russo, Vladimir Putin

Bashar Al Assad com Putin: as declarações do presidente sírio “entram em dissonância com esforços diplomáticos empreendidos pela Rússia”

Da AFP

O embaixador russo na ONU, Vitali Churkin, advertiu nesta sexta-feira o presidente sírio, Bashar al-Assad, sobre seu plano de reconquistar toda a Síria, que, segundo ele, prejudica os esforços diplomáticos russos para se alcançar um cessar-fogo.

“A Rússia se envolveu seriamente nesta crise de um ponto de vista político, diplomático e agora militar. Por isso queríamos, é claro, que Bashar al-Assad levasse isso em conta”, declarou Churkin em uma entrevista ao jornal Kommersant.

Bashar al-Assad havia afirmado na semana passada, em uma entrevista exclusiva à AFP, que queria reconquistar toda a Síria.

As declarações do presidente sírio, aliado próximo de Moscou, “entram em dissonância com os esforços diplomáticos empreendidos pela Rússia” para colocar fim às hostilidades na Síria e instaurar um cessar-fogo, estimou o diplomata, formulando uma crítica incomum ao regime do presidente sírio.

Se o governo de Damasco considerar que “um cessar-fogo não é necessário e que é preciso lutar até a vitória, o conflito ainda levará muito tempo, e imaginar isso dá medo”, acrescentou o embaixador.

Desde 30 de setembro, a Rússia realiza uma campanha aérea na Síria contra grupos opositores ao governo sírio, que graças a ela pôde avançar em várias partes do país, em particular na província de Aleppo (norte).

Fonte: Exame

31 Comentários

  1. Assim como o gordinho norte coreano só da dor de cabeça para os chineses, Pudin começa a se dar conta que arrumou sarna para se coçar ao se envolver na defesa de seu coleguinha Assado.Os Russos se meteram em uma baita encrenca no oriente médio e Pudin e seu fantoche Meiadenev estão começando a notar que fácil foi entrar, difícil será sair!!

  2. Acredito que caso Bashar al Assad não siga as orientações de Moscou ele pode acabar perdendo o apoio politico e militar russo dentro de pouco tempo e isso deixaria o poder do presidente sírio e todos os seus planos com os meses contados, pois conforme foi mencionado na matéria as vitorias alcançadas pelo atual governo sírio se devem essencialmente ao apoio recebido até então da Russia.

  3. “A Rússia se envolveu seriamente nesta crise de um ponto de vista político, diplomático e agora militar. Por isso queríamos, é claro, que Bashar al-Assad levasse isso em conta”, declarou Churkin em uma entrevista ao jornal Kommersant.
    ,..Tá arriscando colocar fora um aliado de peso como Ivan,,,deveria ouvier + e se esforçar +..,

  4. A Rússia pretende abrir espaço para um Kurdistão entre Síria e Irã, com parte de Iraque e Síria? Se a Turquia bobear, fica sem um pedaço também.

    Para Assad É pegar ou largar.

    • Não! A Rússia está querendo evitar justamente a fragmentação do território sírio.

      Contudo, o Curdistão iraquiano provavelmente vai obter à independência.

      • Acho difícil não ser criado um Curdistão na Síria também! Não será independente, fará parte da Síria, mas será uma região federativa, como de fato já existe no Iraque.

    • Conscrito a informacao esta em quase todos jornais que publicam em ingles, Telegraphic, The Guardian, Reuter, Moscow Times e no dia 22 de Janeiro 2016 o Financial Times, um jornal respeitadissimo para investidores, publicou uma materia dizendo que Putin teria pedido Assad que renunciasse. WLADIMIR PUTIN ASKED BASHAR ASSAD TO STEP DOWN http://www.ft.com. Assad teria recusado e houve uma discussao seria entre os dois. De ha muito eu tenho comentado sobre a percepcao que Putin estaria preparado para uma solucao ao conflito sirio sem Assad.Ninguem comenta esses comentarios pela razao que tanto os russofilos como os americanofilos ainda ve a relacao russia/Ocidente sob a perspectivas do periodo da Primeira Guerras fria. Os russofilos ainda pensam que Russia e o regime estalinista da Uniao Sovitica. Putin e sua gang podem ter sido formado intelectualmente pela ideologia “marxista-leninista-estalinista, mas eles abandonaram essa ideologia na decada de 1980. Eles destruiram a Uniao Sovietica. renunciaram declaradamente o sonho de estabelecer comunismo na Russia e abracaram a doutrina capitalista e a ideologia catolica ortodoxa russa. O sonho dos olicarcas russos e serem aceito como iguais pela Elite politica e economica do mundo ocidental. Os americanofilos brasileiros sao partridarios dos neoconservadores sionistas que tem controlado a politica externa dos EUA desde 1990. Estes buscam a destruicao da Russia simplesmente. E por isso que so conservadores republicanos nao- neoconservadores nos EUA e grupos de extrema direita nacionalista na Europa, tem sido capazes de publicar materia que mostra a perfidia russa em relacao a Siria. Esse pessoal conservadores de extrema direita nacionalistas gostariam que Putin fosse mais consequenter em sua atuacao politica, porque no momento ele ainda sonha em ser parceiro dos lideres dos paises do Ocidente. Dai a percepcao que Putin parece falar simultaneamente coisas de significado opostos pelo lado direito e lado esquerdo de sua boca. Resumindo, nao me parece que esta noticia e invencao da Exame. Nao e necessario bancar avestruz, enterrar a cabeca na areia e penssr nao e possivel, nao e possivel, como e que pode. Pode ser doloroso pois a verdade doi, mas se pesquisar na internet vc vai encontrar muito material que discute a possibilidsade dos russos abandonarem Assad.

      • “JOJO
        Hoje 12:58

        renunciaram declaradamente o sonho de estabelecer comunismo na Russia e abracaram a doutrina capitalista e a ideologia catolica ortodoxa russa.”

        GRAÇAS A DEUS..por isso que Putin esta conseguindo restabelecer aquela baderna..rs..

      • Voce le ingles. O Financial Times nao e nenhuma Veja ou Globo que sao pagos para publicar desinformacao. A Reuter, mas para voce que e bom israelita, o JERUSALEM POST, QUE PUBLICOU A MATERIA DANDO COMO FONTE A REUTER. http://www.jpost.com RUSSIA’ENVOY; ASSAD OUT OF STEP WITH MOSCOW ON SYRIA OBJECTIVES. O Reuter publicou em 15 Dezembro 2015 uma materia intitulada RUSSIA OPEN TO ASSAD OUSTER AFTER SYRIA TRANSITION by Louis Charboneau and Parisa Hafezi, http://www.reuter.com/articleus-mideast-crisis-assad- O The Guardian publicou EM 15 de Setembro 2015 materia intitulada WEST IGNORED RUSSIAN OFFER IN 2012 TO HAVE SYRIA ASSAD STEP ASIDE escrito por Julian Borges e Bastien Inzaurralde http://www.theguardian.com/world/2015 O jornal online JAPAN TIMES publicou uma materia que originalmente foi publicadas no Bloomberg, 25 Setembro 2015, PUTIN’S PLAY; SETTING UP ASSAD TO SELL HIM OUT http://www.japantimes.co.jp/opinion/2015/09/25/commentary/putin/ Michael Whitney publicou um excelente material sobre o assunto em 15 de Agosto de 2015 IS PUTIN PLANNING TO SELL OUT ASSAD, Que saiu no INFORMATION CLEARING HOUSE, no https;//reclaimourrepublic.worldpress.com/2015/08/17 e no COUNTERPUNCH. Diz Whitney “……PUTIN IS TRYING TO MAINTAIN HIS COMMITMENT TO AN ALLY WHILE ACCOMMODATING SAUDI ARABIA….YES. THERE IS A BIT OF TRIANGULATION INVOLVED, BUT WHAT CHOICE DAES HE HAVE….” O EL ARABIA ENGLISH publicou em 15 de Outubro 2015, um artigo de RAGHILDA DERGHAM A RUSSIA ROADMAP FOR THE POLITICAL TRANSITION IN SYRIA . Diz ela.” ……DEFUSING PRECONDITIONS REQUIRING PRESIDENT ASSAD TO STEP DOWN AT THE START OF THE POLITICAL TRANSITION, IN FAVOR OF ACCEPTING ASSAD ‘S GRADUAL EXIT IN PARALLEL WITH SAID TRANSITION…. Nao pode ser ignorado o fato que esses artigos foram escritos antes da Russia comecar intervir militarmente no conflito e quando ainda ainda se discutiam a possibilidsade de construir o Gazduto Sul atraves da Turquia. Estou seguro que 80% do material publicado pela Veja, Exame, Globo e propaganda, mas vez em quando eles publicam materias que sao fatos, e este e um caso. Poderia citar textos publicados em sites sirios antes da intervencao militar russa que discutiam a percepcao siria que os russos estariam preparados para aceitar a exigencia ocidental que Assad deve renunciar. Esse material esta na internet e so procurar.

  5. Eu concordo com Assad,ele deve reconquistar toda a Síria,seria uma incoerência não pensar assim,caso contrário era melhor ter abandonado a Síria 1

    • Putin conhece o plano neoconservador norte americasno/likud de remapear o Oriente Medio, dividindo, o iraque em tres, o libano, e a siria em varios cantoes. Esse plano vem sendo discutido desde 1980, e comecou ser posto em pratica em 2005. Se Putin agora esta forcando Assad a respeitar um acordo que vai resultar no fim da Siria como um pais unificado eu nao vejo senao tres alternativas para Assad: Continuar a luta ate o fim, mesmo sabendo que sera derrotado sem o auxilio russo e terminar com a fakanoku, renunciar e se exilar talvez na Russia, ou ser governo fantoche de um cantao maronita, talvez o menor canto sirio, sem nenhum poder economico ou militar. Agora a questao e como a derrota da Siria refletira na Russia. O ataque do Daesh/ISIS na Siria, seguiu um plano elaborado pelos neoconsdervadores do Pentagono, de abrir uma nova frente na guerra contra Russia, como alternativa para a guerra na Ucrania. Parte da estrategia de forcar os russos retirar sua concentracao militar na Ucrania. O objetivo e o mesmo, dividir a Russia, nao so a Siria. Esse plano e de conhecimento publico, Putin sabe disso, entretanto ele insiste em procurar relacao amistoza com o Ocidente, que quer ve-lo morto. Kadafi influenciado por seus filhos que estudaram em Londres procurou amizade com o Ocidente e sabemos qual foi o seu fim. Assad nao tem muitas alternativas pode ser uma figura tragica, sabe que o destino e a fakanoku mas se resigna e segue o destino. E Putin?

    • Cesar, essa notícia é planta, pois não faz sentido algum. Assad tem obrigação como líder da Síria recuperar toda soberania no país e expulsar os terroristas que dominam algumas partes da Síria.

      Exame, da editora Abril, junto com a Revista Veja ,são fontes de manipulações. Escrevem de acordo com o gosto das “potências”.

      • Faz muito sentido. Gasduto Sul atraves da Turquia, cuja construcao foi abandonada por Putin ou Endorgan, mas ainda e de interesse da Gaspron, cujo Oligarcas tem seus proprios interesses privados. Alem do que de repente o Iran ressurge como como outro competidor para disputar o mercado de petroleo e gaz europeu.

  6. É óbvio…

    O exército sírio, em que pese ser competente, simplesmente não está a altura da empreitada… E o dispositivo russo na Síria também está aquém do necessário para algo dessa magnitude…

    Para os russos, enviar essa força de intervenção já foi uma tacada ousada e diplomaticamente difícil. E tropas em grande quantidade, além do imenso desafio logístico para os russos, seria algo ainda mais extremo… Fantasmas do Afeganistão…

    • Sempre atrelado ao passado não é mesmo Sr.OTAN ! Esquecesse da China né balatinhu balatinhu xing ling despeja milhares de soldados e armas na Siria.Basta que aja necessidade.
      Como essa tregua é embuste de Ocidentais para reorganizar e aparelhar a oposição a situação não se altrerara,os foruns internacionais sempre tendenciosos e inilateralistas não tem mais forças para imporem nada kkkkkk.

      • A China não tem nada a ver e jamais disse que despejaria milhares de soldados. Por que fariam o que a Rússia não tem coragem?

        Para de inventar bobagem maluquinho.

        Mais uma das suas 30 profecias que acontecem exatamente ao contrário?
        Misericórdia com os leitores…

  7. Me parece que o objetivo da Rússia é criar um Estado Curdo no norte da Síria. A criação desse Estado provavelmente teria apoio dos EUA, e a Turquia seria contra.

    Não sei quanto tempo a Síria, mesmo com o apoio da Russia levaria para conquistar Allepo. Essa vitória daria muita força aos Sírios, e me parece ser o último grande muro para conquista final. Por isso, parece que os Russos estão negociando antes desse apoio. Algo do tipo: tome Allepo e o resto da Síria, em troca libere o Estado Curdo no norte da Síria.

  8. Esse texto é falso. Duvido que O embaixador russo na ONU tenha dito isso.Devem ter manipulado o discurso do embaixador para criar sensação de ideais de que a Rússia está descontente com Assad. Isso vai contra tudo que a Rússia e Putin defendem em relação a Síria. A Rússia é que mais incentiva a Síria recuperar sua soberania, apoiando governo Sírio com bombardeios, armas , inteligência e no combate terrestre.
    Se isso fosse verdade mesmo, já teria repercutido no mundo todo…

    • Sim, Bob, também acho que é falso ou deturpador. Eles (a imprensa sob domínio ocidental, que representa 98% da imprensa mundial) são mestres do ardil e da manipulação..

    • Tudo tem seu preço, mas os ganhos já começam a aparecer, dentre eles a fortificação do papel da Rússia no mundo, papel esse que até os aliados dos EUA apregoam.

    • Caro para a Rússia? só que não vai mais ter gasoduto transportando gás da Síria e do Catar para a Europa. Que peninha…agora, se eles quiserem gás, azulzinho, baratinho, tem que comprar da Rússia ou então de…de….de quem mais?

      Ah, não se preocupa, o Assad disse que vai construir o gasoduto sim, para exportar a enorme quantidade de gás que eles acharam na Síria. Então talvez tenha um concorrente para a Rússia. Inclusive parece que o Assad fechou contrato para construir com…com….com quem mesmo? ah, tá. Com a Gazprom.

      KKKKKKKK

  9. Qual o estadista que mergulhado na areia movediça criada pelo jugo externo não iria querer libertar sua pátria ? Ele é bonzinho tinha de ser eu no lugar dele para voces verem o que eu faria.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia adverte Assad sobre tentação de reconquistar Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.