DOCUMENTÁRIO BOPE

bope

Documentário  exibido (em capítulos) pelo canal Multishow onde o Soldado Higor Virginio conta sua trajetória, desde sua infância até entrar no BOPE. Podemos ver as operações, treinamento e outros detalhes do cotidiano do BOPE.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1FFfOei” standard=”http://www.youtube.com/v/aZYh0xBEaFM?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=aZYh0xBEaFM&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5421″ /]

8 Comentários

    • Um motivo para ter forças policiais militarizadas seria: apoiar as Forças Armadas como forças auxiliares em caso de guerra. Aumenta também o poder dissuasório neste caso. Uma polícia não militarizada também poderia servir de forças auxiliares em caso de guerra, mas não teriam a disciplina de forças militarizadas. Nos EUA são +2 milhões nas FFAA , uma força policial não militarizada e reservistas: “um cidadão armado por quarteirão no mínimo”. Aqui são 330 mil nas FFAA. 420 mil nas PM’s, 117mil na polícia civil e os reservistas: “cidadão dissuadido de ter armas”, portanto destreinado para operá-las de imediato, só pra ter um exemplo. Uma mudança de polícia militarizada para não militarizada provavelmente não vai mudar muito o caos que estamos metidos, a policia civil pelo que já vi não é um mar de rosas. Recentemente um policial civil, em férias de SP, foi ator de tremenda injustiça contra um comerciante persa que vendia tapetes, amplamente noticiado. Aqui em MG os PM’s são bem vistos pela sociedade, o Itamar as usou para impedir que o FHC privatizasse Furnas na época dele, porque é uma força sob controle do estado mineiro. O projeto do governo federal de desmilitarizar e tomar o controle para o planalto, concentrando poder, é um risco. Põe a segurança pública na mão de poucos lá em brasília, bem distante da realidade diária das 5000 cidades, humanamente impossível de controlar. Como vão planejar as operações concentrado tudo? A realidade de cada uma das 5000 cidades é distinta e exige tratamento distinto. 5000 tratamentos por dia. Eu acho que as forças policiais não deveriam estar nas mãos nem do governo federal e nem do estadual, deveria sim estar sob o controle dos municípios através do conselho de segurança constituído por: representantes dos cidadãos, da prefeitura, da câmara municipal, do judiciário e do comando da polícia. Traçando metas e a estratégia de atuação da força policial. Se em cada município a polícia for não militarizada o comando deveria ser eleito, um delegado, pelos cidadãos para mandato. Se for militarizada o comando seria a patente mais alta. Nos dois casos a atuação da polícia seria controlada pelos cidadãos e instituições do conselho de segurança municipal que assumem a responsabilidade pelos acertos ou fracassos atuação policial na cidade. Se cada cidade controlar sua polícia haverá democracia, se delegará o poder. Se só o governo federal controlar a polícia haverá concentração de poder. A concentração de poder corrompe e é ineficiente. Porque querem controlar as polícias lá em Brasília? Vão abrir as portas de vez para as FARC’s? Manda a polícia caçar o mosquito da dengue à direita e deixa passar a droga à esquerda…

1 Trackback / Pingback

  1. DOCUMENTÁRIO BOPE | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.