Turquia provoca risco de guerra com participação do Irã e Rússia, adverte parlamentar

3580184

A Turquia encontra-se na situação de impasse, o Ocidente não lhe garante apoio e há o risco potencial de uma guerra com participação do Irã e “o que é ainda pior, da Rússia”, disse à RIA Novosti nesta segunda-feira (15) o presidente do Comitê Internacional do Conselho da Federação da Rússia, Konstantin Kosachev.

“As ações da Turquia são em muitos aspetos explicadas pela situação de impasse no qual se encontram as suas autoridades. O impasse foi provocado pelo fracasso do objetivo principal – a derrubada do regime de Assad e a opressão da população curda daquele país. O primeiro objetivo não é declarado como principal pelos aliados ocidentais de Ancara e o segundo nunca o chegou a ser para eles”, sublinhou Kosachev. Em vez do regime pode cair Aleppo (que está nas mãos de militantes neste momento) e “isto significará a retirada prática da Turquia para fora do processo sírio”, acrescentou.Segundo Kosachev, as autoridades turcas podem nestas circunstâncias elevar drasticamente a parada e realizar uma agressão direta com apoio saudita.

“Mas a Turquia deve saber que não lhe está garantido apoio do Ocidente (eles apostam em negociações e um agravamento não lhes convém); há risco de haver uma verdadeira guerra — com a participação potencial do Irã e,o que é ainda pior, da Rússia, que já provou as suas capacidades, assim como a prontidão e possibilidade de as usar”, sublinhou o presidente do Comitê Internacional do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento russo).

Além disso, o exército da Síria, apoiado pela Rússia, terá todos os motivos de prestar pleno apoio a todas as forças que se venham a opor à agressão turca. Em primeiro lugar, trata-se dos curdos, que são provavelmente o jogador mais potente na zona da potencial ofensiva turca, opina Kosachev.

“Se se der armas aos curdos… as suas forças se transformarão em um obstáculo sério aos planos da Turquia até sem intervenção direta da Rússia – com a sua própria guerra de guerrilha no leste da Turquia”, opina o parlamentar.

“É errado pensar que a lógica leva inevitavelmente à guerra. Mas, infelizmente, muito (senão tudo) depende de até onde Erdogan está disposto a levar a Turquia. E isto é o mais perigoso porque a situação depende em 90 por cento do fator subjetivo de uma figura (ed: Erdogan)”, explicou Kosachev acrescentando que há pela frente um trabalho difícil tanto ao nível diplomático quanto militar para persuadir a Erdogan a não atravessar esta linha perigosa.

Lembramos que, no dia 24 de novembro, um caça F-16 turco abateu um bombardeiro Su-24 russo com dois pilotos a bordo no espaço aéreo sírio quando este regressava à base de uma operação antiterrorista. Na ocasião, Ancara alegou que a aeronave russa havia entrado no espaço aéreo da Turquia. Tanto o Estado-Maior russo quando o Comando de Defesa Aérea da Síria confirmaram que o jato russo nunca esteve no espaço aéreo da Turquia. As relações russo-turcas se deterioraram na sequência do abatimento do avião russo.Nas últimas semanas o Ministério da Defesa da Rússia manifestou suspeitas de que a Turquia possa estar realizando preparativos para invadir a Síria, alegando grande concentração de material bélico turco perto da fronteira com este último país.

Fonte: sputniknews

8 Comentários

  1. Acho que Edergon vai recuar, foi apenas um blefe.
    Creio que se o mesmo insistir em um acirramento com os Russos, ele pode perde apoio popular e sair do Governo.

    • Não é o que parece… ele já deslocou tropas para a fronteira dando a entender que entrará por terra… se não me engano são 18.000 homens… ele tá dando uma de hiena que agora toma a caça que o leão russo abateu… isso é comezinho por aqueles lados… agora que os russos fizeram o trabalho sujo, é a vez deles limparem a carcaça… saudações…

    • Realmente ver esse babaca do Erdogan recuar seria muito interessante como lição para o mundo saber como tratar a Rússia que emergiu da destruição imposta pelo bêbado. Mas, se isto nos levar a uma guerra nuclear, que a ninguém pode interessar, que Deus nos livre!!!

    • O bom infante não foje a luta nem teme a morte.Quem venham.Comeremos as carnes de todos,beberemos seus sangue e roeremos seus ossos para afiar mais ainda nossos dentes.
      Lembram quando eu falava que as femeas vomitarão fetos cabeludos envelhacidos e enrugados e que todos vomitarão suas tripas e vermes diante os dias que virão ! Esta chegando.

    • um dia disseram a um cara pacifico e de bem : “Se voce não lutar voce e seus filhos serão mortos,suas filhas e suas esposas serão escravizadas e usadas por eles.”
      E o cara resolveu lutar.E quando a tropa perguntou aos lideres quem ira nos comandar responderam ele.E todos se abismaram mas ele é medroso e pacifico.
      Ate seu nome neste momento foi mudado.Deixou de chamar-se Ozeas e passou a chamar-se Josué.

  2. Esgotado o estoque de reforçador de festim adaptado para furingo ainda é possivel encontra-los pela net.
    Ao ver reações e espectativas principalmente de Brasileiros o que me preocupa é quando nosso pais precisar de nós teremos de pegar combatentes a laço pois a grande maioria esta mais preocupada se na mochila tera um bom pinico.

1 Trackback / Pingback

  1. Turquia provoca risco de guerra com participação do Irã e Rússia, adverte parlamentar | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.