Turquia acusa Rússia de agir como “organização terrorista”

20311756_770x433_acf_cropped

Ahmet Davutoglu diz que a Rússia age na Síria como uma “organização terrorista” e admite tomar medidas caso a situação não se altere. A Rússia apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad.

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, acusou a Rússia de agir na Síria como uma “organização terrorista” e ameaçou retaliar de forma “extremamente determinada”.

“Se a Rússia continuar a comportar-se como uma organização terrorista forçando a população civil a fugir, vamos responder de uma forma extremamente determinada”, disse Davutoglu numa conferência de imprensa em Kiev.

 A Rússia apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, e lançou em setembro uma intensa campanha de bombardeamentos contra o que alega serem alvos “terroristas”. A Turquia é partidária do afastamento de Assad e, como outros países, acusa Moscovo de bombardear sobretudo a oposição moderada ao regime sírio.

A campanha aérea russa centrou-se nos últimos dias no apoio à ofensiva das forças de Assad contra a cidade de Alepo (norte), provocando um êxodo importante de refugiados para a fronteira com a Turquia.

Por outro lado, a Turquia lançou vários ataques contra posições dos curdos sírios que considera pretenderem ocupar o território entre Alepo e a fronteira turca.

Em declarações aos jornalistas no avião que o levou para a Ucrânia, Davutoglu insistiu que Ancara não permitirá que as milícias curdas se tornem dominantes na zona nordeste da Síria e, classificando-as como “óbvio instrumento da Rússia” e “peões da política de expansão” russa, acusou Moscovo de as utilizar para “pressionar a Turquia”.

Fonte: Observador

28 Comentários

  1. Esses Turcos são muito mentirosos . A Turquia financiador de terror querendo acusar Rússia de terrorismo. Isso é uma piada de mal gosto.

  2. Já entraram em guerra duas vezes contra a Russia, ao longo da história, e nas duas levaram o maior pau. Agora, a única diferença, será o extermínio da Turquia como um estado. Os curdos agradecem.

    • ………… a Turquia está atacando a Síria e diante de tal situação a Síria tem que se defender…..os sírios não estão atacando a Turquia embora esta esteja mentindo dizendo a todos os seus pares da OTAN que foi atacada DENTRO do seu território o que bem poderia arrastar a OTAN a tentar invadir a Síria sob pretexto de ajudar um “irmão”….os sírios e russos ja sacaram a idéia e ficam de campana aguardando, agindo na fronteira….se bem que que o exercito turco seja um dos maiores da OTAN, eles não tem cacife em capacidade de armas para bater os russos…..podem se ferrar mais uma vez……….

    • Eu não acredito no extermínio da Turquia como estado, todavia, caso estivesse no lugar de Putin, teria instalado em solo sírio Iskanders com ogivas atômicas…
      Sem anúncio algum…
      O mundo saberia da existência assim que as ogivas nucleares explodissem sobre as cabeças turcas.
      Adoraria ver a repercussão. Rsrs.

  3. realmente os políticos turcos estão fora de contexto ,levando seu pais para a arapuca

    os estados unidos tiveram varias empresas de petróleo falindo por causa da atitude da arabia saudita e Turquia de primeiro abaixarem o preço do petróleo tao baixo para contrapor ao ira
    e não perceberam que afastaram os estados unidos da sua influencia

    o petróleo tem que aumentar é assim que o capitalismo esta pensando !!

    • Mas não foi so isso não meu caro e sim orquestração Americana parta quebrar de vez a Russia e inclusive emergentes como o Brasil.

  4. Daqui a pouco o céu do oriente médio vai parace copacabana no final de ano,vai chove Topol m russo pros turcos e pros sauditas!!!!!!!!!

  5. Então os financiadores,adestradores e comparsas do Estadpo Islamico e assassinos de Curdos acusam a Russia de organização terrorista kkkk E o que estes ratos imundos Turcos são !

  6. Minha nossa…

    Pessoal… Ataque nuclear em solo turco é algo inconcebível…!

    QUALQUER PAÍS NÃO OCIDENTAL ( ou fora do eixo ocidental ) que fizer com isso com QUALQUER UM sofrerá graves consequências… A retaliação será imediata, e não será somente pelas armas, como muitos pensam… Qualquer um que ousar faze-lo, ver-se-á em posição complicadíssima para manter seus ‘status quo’ econômico. Começa por aí… Vai ter dificuldade até pra vender um palito de fósforo no mercado exterior por muitos anos… E se alguém ainda acha que sansões não fazem nada, basta observar o caos que ocorreu com os russos em 2015 e a retração de quase 4% em sua economia ( e isso que pegaram leve… ). Em verdade, mesmo países dentro do eixo ocidental não estão totalmente imunes de alguma forma de retaliação…

    Aliás, mesmo um ataque convencional seria algo difícil de engolir… Se a Rússia ousar atacar a Turquia, de qualquer forma que seja, verá o Bósforo se fechar a ela, negando o mais importante acesso destes a águas quentes. E a seguir, incitaria o mundo islâmico a uma retaliação; o que, tendo importantes forças do OM por trás, não será difícil… A propósito: os turcos contam com armas nucleares americanas em seu território. Se a OTAN liberar, a coisa pode ser muito mais complicada…

    E se os russos forem mais longe e atacarem os sauditas em seu solo ( solo sagrado do islã ), não tenho dúvidas de que cedo ou tarde veremos o Kremilin em chamas pela televisão… Será a versão russa do 11/09… E os russos sabem disso ( ou deveriam saber… ).

    Portanto, o que resta aos russos é reforçar a campanha de Assad e auxilia-lo a desferir um golpe que seja realmente forte nos opositores para induzi-los a um cessar fogo sob seus termos, para assim minimizar as chances de interferência externa ( algo muito difícil de se conseguir ). Ao contrário do que muitos pensam, são os russos que estão sob pressão, já que estão enfornados nisso até o talo agora… E partir de agora, tempo se tornar o fator crucial para os russos…

    • RR você sempre pacifista rsrs
      você acredita que russia e china não são aliados militares
      mas acham que a europa iria para uma guerra mundial por causa de Turquia e arabia saudita que o islã ira se levantar ,mas se esquece que a arabia sududita e a turquia apoiam mercenários que matam o povo do islã no iemen e na síria e etc e tal rs

      você acha que em um conflito mundial não sera usado armas nucleares
      sendo que o homem sempre usou todo seu poder para vencer o outro
      você acredita que depois de começar a guerra quem esta nela estará preocupado em vender palito de fosforo rsrs

      ele estará preocupado e com seus recursos para se manter na guerra e a russia tem um estado bem grande tao grande que motivou Hitler e napoleão a se aventurar por la

      resumindo acha que o mundo lutaria pela Turquia , mas acha que ninguém no mundo ira lutar lado dos russos

      esse é o seu pequenino erro

      pois esquece curdos sírios iranianos que já estão em guerra e vários outros

      entendeu voce coloca apenas certos números nessa expressão e se esquece dos outro

      o tempo que voce falou é para qualquer um nesse mundo não apenas os russos

      quem vai peidar na farofa primeiro !!!! vAI ESPERANDO RSRS

      • PÉ DE CÃO…

        Esquecer do que…?

        “você acredita que russia e china não são aliados militares”

        Em que situação seriam…? É improvável concordarem em tudo… Aliás, basta observar o comportamento desse país na crise ucraniana para se chegar a essa conclusão…

        “mas acham que a europa iria para uma guerra mundial por causa de Turquia e arabia saudita”

        “resumindo acha que o mundo lutaria pela Turquia , mas acha que ninguém no mundo ira lutar lado dos russos”

        “esse é o seu pequenino erro”

        Nunca disse isso, amigo… Até porque, há de observar que a OTAN prevê defesa mútua em caso de conflito contra um ou mais agressores. Mas a conversa pode ser outra se o agressor for parte da OTAN… Aí, quem fizer a caca pode ter que limpar sozinho… Aliás, tá na cara que europeus e americanos farão de tudo para evitar o conflito aberto com os russos. Tanto que andaram puxando a orelha dos turcos mais de uma vez… Nem Putin quer isso, posto ser um desvio de prioridades.

        “você acha que em um conflito mundial não sera usado armas nucleares sendo que o homem sempre usou todo seu poder para vencer o outro”

        Sim… Mas usar um poder sem controle ou autodestrutivo é ilógico… Se armas nucleares forem usadas em um conflito mundial, o mundo entra numa nova era das trevas. O colega acredita que ninguém nunca pensou nisso…? Acredita que ninguém tem MEDO de usa-las…? Pois eu digo que todos tem medo, ou caso contrário não haveria tido uma Guerra Fria…

        “você acredita que depois de começar a guerra quem esta nela estará preocupado em vender palito de fosforo rsrs”

        Acho que não entendeu o que eu disse… Qualquer país não ocidental que usar armas nucleares poderá ficar sob sanções tão pesadas do Ocidente que não conseguirá manter exportações significativas. E isso poderá representar a ruína no longo prazo, independente dos resultados do conflito em si…

        E mesmo durante o conflito, é vital manter a economia ativada para sustentar o esforço de guerra ( recolhimento de impostos ), independente do poder do exército… Caso contrário, os recursos financeiros do Estado vão se esgotar rapidamente e o país entrará em colapso econômico… Aliás, não há país hoje que consiga manter-se economicamente intacto em um conflito prolongado.

        Voltar a economia toda para esforço de guerra também é algo praticamente impensável pelos dias de hoje… Esse desarranjo pode descontrolar toda a economia… Por isso que ter os recursos meramente não basta… A população tem que estar abastecida com bens de consumo de todos os tipos e suas industrias trabalhando a contento em todos os ramos para gerar recursos financeiros, incluindo exportação… Por isso, pode ter certeza de que qualquer país sensato que estiver em guerra, estará interessado em vender seus “palitos de fósforo” para qualquer um no intuito de prevenir uma hecatombe econômica…

        “a arabia sududita e a turquia apoiam mercenários que matam o povo do islã no iemen e na síria e etc e tal”

        Falei em um ataque de um país estrangeiro e eminentemente cristão ( Rússia, cristã ortodoxa ) a solo sagrado do islã ( Arábia Saudita )… Uma coisa são árabes em guerra. Outra são estrangeiros atacando território árabe…

      • pela sua logica todos países cristão entrariam em guerra a favor da russia também ??
        quanto mais tenta se explicar mais se complica rs

        em uma guerra nuclear quero ver o pais vassalo que ira vender seu recursos a outros em troca de moeda xerox rs
        você diz russia em varias frentes de batalha mas se esquece de estados unidos inflamando a asia igual inflamou o oriente médio esta em varias frentes também

        uma guerra mundial esquece esse papo de ocidental ou poodles adestrados sera cada um por si
        vários conflitos que estão no gelo a anos vai aflorar em varias frentes igual esta acontecendo no oriente médio que iranianos e sauditas já se enfrentam tanto na síria quanto no iemen

        a única coisa que você melhora nesse seu texto seu é aceitar o fato que talvez a otan abandone a Turquia sozinha
        mas isso era previsível para quem conheceu a historia da TIAR em que um pais americano atacado iria ter ajuda de todos países americano

        novamente os tratados na maioria das vezes são apenas engodo
        e sobre ter medo de usar armas nucleares rsrs

        acho quem tem medo é quem não tem

    • Se Moscow despejar alguns quilotons na Turquia quem faria o mesmo contra Moscow ? Ninguem.Nessas horas que vemos realmente quem é de questão e quem é amarelão.
      Obama tem insonia com a Turquia,Israel e agora tambem com a Arabia Saudita.
      Por terem-se auto-intitulado policiais e juizes do mundo agora os EUA estão na eminencia de serem desmoralizados.
      E voce meu caro Sr.OTAN acredita que os EUA para manterem o status de poloçinhas do mundo e pátria mãe da liberdade e da verdade se atirariam de cabeça em um conflito nuclear direto contra a Russia so para manterem status kkkkk eu duvido e pago pra ver.
      E meu caro Sr.OTAN,Russia e China jamais foram aliados militares . A India sim é aliada militar da Russia por ter pacto militar de reciprocidade com a Russia.
      Ainda vai ficar por muito tempo a dificuldade de quem olha a tudo com ideologismos de compreenderem que a humanidade mudou e esta mudando mais ainda.
      Hoje governos de póvos livres associam-se por interesses em comum idependente de doutrinas denominacionais.
      Não ficaram por decadas atiçando os demonios,então que agora os aturem.

  7. Pessoal, boa tarde.

    Não pega nada não!

    O máximo que acontecerá é a Turquia se aventurar via terra e tomar um pau dos Sírios, Curdos e Iranianos e os Sauditas terem seus F-15 abatidos pelos Su-30/35 Russos.

    À Rússia, lhe cabe apenas suporte aéreo, defensivo e logístico.

    Saudações.

Comentários não permitidos.