Turquia ataca curdos no norte da Síria

Forças do país continuam ataques de artilharia contra posições curdas. EUA apelam para fim das investidas contra tropas consideradas aliadas do Ocidente na luta contra o “Estado Islâmico”.

O Exército da Turquia continuou neste domingo (14/02) a atacar com artilharia posições curdas do norte da Síria. Nas operações, realizadas no sábado e no domingo, ao norte da cidade de Aleppo, morreram pelo menos dois combatentes e sete foram feridos, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Na região, Unidades de Defesa do Povo (YPG), juntamente com aliados árabes, haviam conquistado posições contra rebeldes islâmicos.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, confirmou o ataque do sábado, argumentando que o Exército reagiu contra um ataque vindo da região de Asa, no norte da Síria. Ele exigiu que as YPG se retirem da região de Asa, segundo a agência de notícias turca Anadolu. Sobre o bombardeio no domingo, não houve inicialmente comentário oficial do governo turco.

As YPG são o ramo sírio do banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e estão entre os principais aliados do Ocidente no combate à milícia terrorista “Estado Islâmico”. Já a Turquia os classifica como “organização terrorista”.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby, apelou para que a Turquia acabe como bombardeio. Durante a Conferência de Segurança de Munique, ele também enfatizou que os curdosnão devem tirar vantagem de combates entre tropas sírias e rebeldes, anexando novos territórios.

A Turquia teme que as YPG e seus aliados venham a controlar a fronteira com a Turquia. Os curdos já criaram um governo autônomo em amplas áreas da região. A preocupação de Ancara é que uma região autônoma curda na Síria alimente esperanças de independência dos curdos na Turquia.

MD/dpa/rtr/afp

Fonte: DW

8 Comentários

  1. Como pode os EUA adotar uma postura condenando a Russia por ataques contra os supostos rebeldes moderados enquanto a Turquia ataca na cara dura os curdos.

    Ta certo que ha um jogo de interesses no mundo mas os EUA tão muito cara de pau atualmente, no meu ponto de vista eles estão meio perdidos na geopolítica daquela região

  2. ,..Estão atacando os Curdos por medo q os msm se declarem indenpendetes em parte do Irak, em parte Síria , logo em parte da Turquia, e se organizem ainda + e recebam armas da Rússia p se defenderem e imporem pesadas perdas aos Turcos; ainda + c esse litigio entre eles é Ivan…Pq o DAESH já era questão de + 5/6 meses, posso estar errado,mas os fatos apontam p isso….Então é esse o momento p atacarem um inimigo comum..os Curdos…Vão dançar. Quem viver verá. Sds. 😉

  3. Ministro saudita diz que Rússia ‘fracassará em salvar al-Asad’

    AFP
    14 de fevereiro de 2016

    A Rússia, que intervém militarmente na Síria para apoiar as tropas governamentais, “fracassará em salvar Bashar al-Assa”, declarou neste domingo o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al Jubeir.

    A Síria recorreu “à Rússia, que fracassará em salvar Bashar al-Assad”, disse Jubeir em coletiva de imprensa, na qual falou do “fracasso” registrado anteriormente pelo Irã, o movimento xiita libanês Hezbollah e outras milícias favoráveis a Damasco provenientes do Iraque, Paquistão e Afeganistão.

    “É impossível que este homem, responsável pela morte de mais de 300.000 inocentes, pelo deslocamento de 12 milhões de pessoas e a destruição de seu país possa ficar” no poder, agregou Jubeir, cujo país apoia os opositores ao governo sírio.

    “Cedo ou tarde o regime vai cair e abrirá a via para a edificação de uma nova Síria sem Bashar al-Assad”, disse o ministro saudita ao lado de seu homólogo suíço, Didier Burkhalter, que faz uma visita oficial a Riade.

    • Esse “ministro saudita” é muito cara de pau. Hoje perderam a vergonha de mentir e falam abertamente o que querem sem se preocupam com o ridículo das declarações.

  4. Usei esse ataque turco contra os curdos que comecou no Sabado no comentario que escrevi ontem sobre o artigo RUSSIA MUDA EQUILIBRIO NA SIRIA publicado no PLANO BRASIL e fiz a pergunta “Qual sera a reacao dos russos”Se nao reagir estao ferrados. Os Saudistas, que ja enviaram uma series de avioes militares para uma base aerea turca proximo a fronteira siria e os turcos vao perceber a nao reacao firme por parte dos russos como fraqueza. Isso lhes vao dar confianca para se tornar mais agressivos. No meu comentario de ontem eu disse que o ataque curdo e apenas um pretexto para os turcos e saudistas interferirem em Alepo, onde seus aliados, os islamitas correm o riscos de serem exterminados pelas tropas de Assad. Pesquisei hoje sites russas e nao obtive respotas a minha pergunta. Sites comentam a intervencao turca, mas o governo esta calado. Sei que jogo de xadres nao e jogo de trucao, onde o pessoal grita quando faz um lance. mas a situacao e quente.Guerra Mundial em vista?.

  5. Quanto a isso os nazistinhas Ocidentais não reclamam fazem vista grossa e o maximo que vemos são idiotas palavras enquanto prossegue o massacre Turco a essa minoria que na verdade é vista como indesejavel por muitas nações.

    • COITADISMO politicamente correto dazisquerda não convence mais ninguém… na história da civilização humana não há compadecimento… quem não tiver como resistir vai de rodo, como vc costuma usar em seu jargão chulo…

1 Trackback / Pingback

  1. Turquia ataca curdos no norte da Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.