Cuba devolve míssil americano enviado por engano a Havana

Incidente pode ter envolvido perda de tecnologia militar, diz Wall Street J
Incidente pode ter envolvido perda de tecnologia militar, diz Wall Street J

O governo de Cuba devolveu aos Estados Unidos um míssil Hellfire que havia sido enviado por engano a Havana em junho de 2014.

O míssil, que não continha explosivos, havia sido enviado à Espanha para um exercício de treinamento da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), informou o jornal americano The Wall Street Journal.  Dali, o projétil foi levado à Alemanha e, posteriormente, à França, de onde deveria partir rumo ao Estado americano da Flórida. O míssil, no entanto, acabou sendo colocado dentro de um avião da Air France com destino a Havana, capital de Cuba.

Fontes ouvidas pelo Wall Street Journal afirmaram que o incidente pode ter envolvido perda de tecnologia militar.  Além disso, gerou constrangimento para o governo americano, que teve de pedir o míssil de volta a Cuba, diz o jornal. O míssil chegou em um voo de Paris “por engano ou erro de manuseio no país de origem”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores cubano.

“Cuba agiu com rigor e transparência e cooperou para buscar uma solução satisfatória para o incidente”, acrescentou a nota.

O Hellfire AGM 114 é um míssil guiado por laser que pode ser lançado de um helicóptero ou de um drone.  Autoridades americanas estavam preocupadas que Cuba pudesse compartilhar a tecnologia avançada do projétil com outros países, como Coreia do Norte, China ou Rússia, afirmaram fontes ouvidas pelo Wall Street Journal.  Cuba e Estados Unidos, inimigos desde a Guerra Fria, restauraram relações diplomáticas em julho do ano passado, após mais de 50 anos.

Desde então, os dois países vêm trabalhando para reconstruir laços comerciais e econômicos. Na próxima terça-feira, é esperado um anúncio sobre a retomada de dezenas de voos comerciais entre cidades americanas e Havana.

Fonte: BBC

9 Comentários

  1. Daqui algum tempo …. iremos vê o resultado desse erro, quando os chineses ou os russos … tiverem um similar bem melhorado nas asas das suas aeronaves . 😉
    .
    AH ! .. isso acontecendo com o Irã …rsrs … os persas poderiam até devolvê-lo …. más o estrago dessa devolução …. seria garantido . 😉

    • Os Americanos são conhecidíssimos por muitas burradas que eles dão …. em se tratando de Geografia …. nem se fala rsrs.
      .
      Para um cidadão americano normal … provavelmente, ainda impera naquelas mentes …ideia que a capital do Brasil seja Buenos Aires ..rsrs…. nem ficarei surpreso …. se para alguns tontos americanos … a Espanha fica no Caribe cuja a capital seja Havana… Hahahaha..

    • É verdade, concordo com vc! E tem mais. Se fosse um eu da vida, jamais devolveria o míssil, mas sim, eu entregaria nas mãos dos nossos Militares para ser copiado e até melhorado.

  2. Competencia desse povo excepcionalmente superior e fogo. Eu um simples mortal tenho que tirar meu chapeu, curvar-me e expressar minhas sincera admiracao.

  3. MAS PARA VOCES VEREM cuba demorou um meses para devolver esse míssil mesmo ele sendo dos estados unidos de FATO
    MAS

    se fosse aqui no brasil onde temos vira-latas em cargo de comando

    se o chupa cabra cair com a nave dele no brasil com MAQUINA teletransporte e Maquina do tempo dentro dela ,no mesmo dia o brasil entregaria para os estados unidos
    E SE ENXERIA DE ORGULHO SOS VIRALATAS !!!

  4. “O Hellfire AGM 114 é um míssil guiado por laser que pode ser lançado de um helicóptero ou de um drone. ”

    Não seria mais uma tentativa de assassinar Fidel ou seu irmão? Já pensou no estrago que um míssil desses pode fazer nas mãos certas? Mas sempre existiram aqueles que acreditem que uma armas dessas é perdida nos correios, kkkkkk.

Comentários não permitidos.