Lokheed Martin oferece oficialmente o T-50 para o programa USAF Advanced Future Trainer (T-X)

t-50Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Lockheed Martin anunciou oficialmente  hoje 11.02.2016 que vai oferecer o T-50A como treinador avançado no programa Advanced Future Trainer (T-X) que visa a aquisição de uma aeronave de treinamento avançado para os pilotos da Força Aérea.

 O T-50A é resultado de um desenvolvido conjuntamente entre a Lockheed Martin e Korea Aerospace Industries ( KAI ) e destina-se a substituir o T-38 e treinar a próxima geração de pilotos de caças de 5ª geração.

Se a aeronave coreana lograr vitória no concurso as aeronaves  serão montadas em Greenville, Carolina do Sul, após uma seleção das instalações pela Lockheed Martin. 

A USAF planeja adquirir cerca de 350 treinadores avançados para substituir a frota de treinadores T-38 Talon em serviço a 50 anos.

“O T-50A está ponto para entrar em produção agora mesmo. É a única oferta que atende a todos os requisitos do programa e pode entregar esses recursos dentro do cronograma “, disse Rob Weiss, vice-presidente executivo e gerente geral da Lockheed Martin Programas de Desenvolvimento Avançados (Skunk Works®).

“Nós cuidadosamente estudamos a opção  para a competição  e determinamos a que não representava um risco excessivo para os requisitos  especialmente quanto aso custos e cronogramas.”

No mês passado a KAI revelou uma configuração avançada do Golden Eagle, concebido para concorrer no concurso dos Estados Unidos, mas o seu parceiro norte-americano, aparentemente, decidiu avançar com a corrente, apresentando um design de prateleira.

t-502

O T-50A é a designação americana  reservada para o coreano T-50 Golden Eagle. Estetreinador a jato oferece o desempenho e as capacidades de combate do tipo necessário para eliminar as lacunas de formação observadas para os estágios entre os treinadores e os caças de  5ª geração.

Como parte do pacote de treinamento que virá com o T-50A, a Lockheed Martin fornecerá Um Ground-Based Training System (GBTS) que a Lockheed Martin descreve como “uma plataforma terrestre sincronizada envolvente de formação».

“O GBTS para o T-50A aplica lições aprendidas a partir de décadas de treinamento com tecnologias de ponta para oferecer uma solução de treinamento avançado aos pilotos de forma rentável.” Disse a empresa em um comunicado.

Quatro empresas estão competindo no T-X,  além da Lockheed Martin/ KAI que oferecem o T-50A, a Northrop Grumman pretende apresentar uma nova aeronave com base em uma nova aeronave advinda do redesenho e reprojeto do T-38; A Boeing se uniu com SAAB e também vai oferecer uma recém-projetado aeronave. Por último a  Alenia Aermacchi planeja oferecer a sua aeronave já consolidada, o treinador  M-346 Master.

Segundo a Lockheed, a propriedade de  Greenville possui cerca de 227 acres e possui 13 hangares, 1.200.000 pés quadrados de espaço coberto e otimizados para T-X e uma pista de 8.000 pés de comprimento. Greenville é também o lar de uma força de trabalho altamente qualificada e flexível de técnicos da Lockheed Martin Aviation constituída de engenheiros, gestores de programas e outros profissionais experientes.

Fonte: Defence Update

2 Comentários

  1. O programa de treinamento dos futuros pilotos da USAF, a muitas décadas, esta baseado na dupla T-37 e T-38 Talon, excelentes vetores de treinamento mas já um tanto ultrapassados. Esta mais do que na hora de serem substitutos.

1 Trackback / Pingback

  1. Lokheed Martin oferece oficialmente o T-50 para o programa USAF Advanced Future Trainer (T-X) | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.