Força Aérea Iraniana interessada no SU 30

su-30sm-Tradução e adaptação: E.M.Pinto

TEERÃ, Irã (AP) – O Irã vai assinar um contrato com a Rússia para a compra de jatos de combate Sukhoi Su-30 , informou o ministro da Defesa do Irã nessa última quarta-feira 10.02.2016.

Em comentários publicados no site do Ministério da Defesa, o Gen. Hossein Dehghan não especificou quantos aviões de combate o Irã vai comprar, ou se quer deu um prazo para a assinatura do acordo. No entanto, ele disse que no âmbito do acordo o Irã também estaria envolvido na produção da aeronave.

“O Irã precisa se concentrar seriamente na força aérea e os combatentes”, disse ele. “Estamos nos movendo em direção a um contrato. Dissemos a eles que temos de estar envolvidos na produção  também.”

A Aquisição do Irã é significativa, dado o seu papel como potência regional no volátil Oriente Médio, onde o país está apoiando lados opostos do seu rival a Arábia Saudita nos conflitos no Iêmen e Síria.

O caça em questão é  acreditado ser comparável ao caça-bombardeiro americano F-15E. A Força aérea do Irã ainda depende fortemente de versões internamente modificadas de aviões de longa data já ultrapassados cujo inventário incluem caças MiG da era soviética e até mesmo caças Nprte Americanos como os F14A Tomcat da década de 1970.

Dehghan também rejeitou relatos de que o Irã tenha negociado a compra de caças J10 com a China.

A Rússia já começou a entregar os sistemas S-300 de defesa aérea para o Irã. O negócio que engloba avançados sistemas de armas defensivas foi congelado em 2010 devido às sanções da ONU.

O presidente russo, Vladimir Putin aprovou a entrega do sistema de mísseis de defesa aérea em abril de 2015, um movimento que irá reforçar significativamente a capacidade militar da República Islâmica.

Dehghan disse que as primeiras equipes de iranianos, que foram treinados na Rússia, vai voltar para casa dentro dos próximos dois ou três dias e outro grupo será enviado para o treinamento posteriormente.

Os esforços iranianos em desenvolver o seu poder aéreo principalmente no âmbito de um projeto caseiro, aprimorando  tecnologias mais velhas ou usando soluções domésticas com próprio know-how permitiu ao país construir suas primeiras gerações de drones de espionagem e de ataque. O Irã também tem feito progressos significativos no desenvolvimento do seu programa de mísseis.

Fonte: Dailymail

4 Comentários

  1. Um enorme salto de qualidade para a força aérea iraniana, su30 com fabricação local vai agita a Oriente médio, eu estou na expectativa de entregas rápidas o clima ta ficando quente no OM a Rússia já falo em guerra mundial se invadirem a Síria, eu acredito que não vai ficar só no su30 acho que vai ter su30-34-35 e se Bobear o mig29-35. Será que até o final do ano a Rússia entrega armas de prateleira?

    • Acredito que não vale a pena comprar tantos modelos de caças, o que podem fazer, e talvez o façam, é comprar o Su-30 com toda a tecnologia do Su-35 do motor ao radar, o que faria o Su-30 ser tão bom como o SU-35, mas com a vantagem de contar com dois tripulantes. Já o Su-34 por ser um bombardeiro é possível que uma hora ou outra seja comprado.

      Bem, isso é só minha visão vai que eles comprem tudo mesmo não é muito lógico, mas não é impossível.

  2. A escolha do Su-30 já era esperada, dado que os F-14A não são eternos, e o SU-35 ser monoposto, enquanto os iranianos estão acostumados com um RIO “radar intercept officers “…
    Todavia, o Su-35 possui integrado o R-37, versão em muito atualizada (e melhorada) do R-33, o equivalente russo do AIM-54 que tantas vitórias deu ao Irã.

    Será que os iranianos irão pedir a integração do R-37 aos seus Su-30?
    Ou imaginam utilizá-los de outra maneira?

    Só o tempo poderá dizer.

Comentários não permitidos.