Rússia expressa preocupação com lançamento norte-coreano

Soldados da Coreia do Norte, dia 10/10/2015

Coreia do Norte: Rússia denunciou que Coreia “demonstra menosprezo pelas normas universalmente aceitadas do direito internacional”

Da EFE

Moscou – A Rússia se mostrou “profundamente preocupada” nesta quarta-feira com o anúncio de que a Coreia do Norte lançará em breve um satélite de longo alcance, o que poderia encobrir um teste de mísseis.

“O anúncio sobre o futuro lançamento de um foguete portador na Coreia do Norte causa uma profunda inquietação”, informou a Chancelaria russa.

O governo russo denunciou que “ao se decidir por uma nova violação das exigências do Conselho de Segurança da ONU, a parte norte-coreana demonstra menosprezo pelas normas universalmente aceitadas do direito internacional”.

“Insistimos que Pyongyang pense duas vezes a que ponto leva o aberto antagonismo da Coreia do Norte com a comunidade internacional e avalie de maneira realista o custo destes passos míopes”, destacou.

A Coreia do Norte notificou na terça-feira à Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, sigla em inglês), à Organização Marítima Internacional (OMI) e à União Internacional de Telecomunicações (UIT) a intenção de lançar, entre os dias 8 e 25 de fevereiro, um satélite de observação aérea.

Tanto os Estados Unidos como Coreia do Sul e Japão destacaram que o lançamento violaria as resoluções da ONU e ameaçaram com mais sanções, da mesma forma que a China, histórico aliado de Pyongyang, embora de forma mais moderada.

O último lançamento desse tipo ocorreu em dezembro de 2012, quando a Coreia do Norte colocou em órbita com sucesso seu foguete de longo alcance Unha-3 (Galáxia-3) o satélite de observação terrestre Kwangmyongsong-3 (Estrela Brilhante-3) após uma primeira tentativa fracassada oito meses antes.

Fonte: Exame

13 Comentários

    • Quem teve refinaria tomada pelo país vizinho?
      Certamente não foi o Brasil, que recebeu por parte da Bolívia o ressarcimento das pequeninas refinarias deficitárias, então encampadas, por valor ligeiramente acima do valor de mercado das mesmas.

      Por isto estou curioso, dado que o resultado do contencioso comercial havido com a Bolívia acabou de forma lucrativa para o Brasil, que foi convidado, através da Petrobrás, a explorar o maior campo de gás daquele país.

      Vamos lá, Máquina Troll, diga-me que nação teve a sua refinaria invadida e ficou por isso mesmo?
      Ah, já sei… Você fala do Iraque!
      Realmente, o Iraque teve a sua refinaria invadida, mas foi pelo Estado Islâmico…

      Saudações.

      • nossa senhor César Antônio….uma lágrima rolou pelo meu rosto… los hermanos mui amigos ..hihihihi… 😀

        https://www.youtube.com/watch?v=0-YGTHUVQso

        https://www.youtube.com/watch?v=zYjJwit6xXI

        Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão

        Segundo líder uruguaio, petista disse, ao se referir ao esquema, que ‘era a única forma de governar o Brasil’

        por Cristina Tardáguila
        08/05/2015 6:00 / Atualizado 10/05/2015 10:17

        RIO – Um livro-reportagem lançado no Uruguai esta semana, e que conta os cinco anos do governo de José Mujica a partir do ponto de vista dele, traz à tona uma “confissão” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe teria feito em 2010. Em “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, ainda sem data para chegar ao Brasil, Mujica relembra um dos encontros que teve com Lula. Relata que, ao falarem sobre o escândalo do mensalão, que consistia na compra de apoio político, o petista lhe teria dito que aquela era “a única forma de governar o Brasil”.

        “Lula não é um corrupto como (Fernando) Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros”, disse Mujica aos jornalistas da revista “Búsqueda” em uma das cem horas de entrevistas que lhes concedeu. “Mas viveu esse episódio (do mensalão) com angústia e um pouco de culpa”.

        De acordo com o relato de Mujica, quando o assunto veio à tona, numa reunião feita em Brasília nos primeiros meses de 2010, Lula lhe teria dito textualmente: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”. Para logo em seguida, emendar: “Essa era a única forma de governar o Brasil”. Segundo Mujica, o ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori estava na sala e também ouviu a “confissão” do petista.

        Lula sempre negou saber do escândalo do mensalão. Em agosto de 2005, pouco depois de o caso vir à tona, o então presidente fez um discurso dizendo que se sentia “traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tivera conhecimento” e que estava “tão ou mais indignado do que qualquer brasileiro” diante do episódio. Depois, passou a afirmar que a existência do esquema nunca havia sido comprovada e que seus colegas de partido tiveram uma punição política.

        Procurado no fim da tarde desta quinta-feira pelo GLOBO para comentar o conteúdo do livro, o Instituto Lula informou que não teria “como encaminhar um comentário a essa hora” e pediu que as palavras de Mujica não fossem reproduzidas parcialmente. Na obra, o uruguaio também diz que admira Lula e que ele é um “baixinho bárbaro”.

        — Mujica sempre viu Lula como uma espécie de padrinho. Sempre pensou que o Uruguai deveria seguir o rumo do Brasil, que é o grande protagonista da região — disse o jornalista Andrés Danza ao GLOBO. — Mujica sempre afirmou que Lula não é corrupto, mas que o Brasil vive na corrupção.

        Danza e Tulbovitz, editor-geral e repórter de uma das revistas semanais mais respeitadas do Uruguai, acompanham a carreira de Mujica desde 1998. Viram-no ser eleito deputado e senador, se transformar em ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, e, depois, em presidente.

        — São 17 anos de convivência com encontros pessoais semanais — contou Danza. — Quando ele assumiu a Presidência, no dia 1º de março de 2010, começamos a fazer registros oficiais da Presidência e combinamos que só publicaríamos esse material depois que ele deixasse o cargo. Todas as conversas estão gravadas.

        DILMA, LUGO E MERCOSUL

        Em “Una oveja negra al poder”, publicado pela editora Sudamericana (Penguin Random House no Uruguai), os jornalistas ainda relatam que a proximidade de Mujica e Lula era tão grande que o uruguaio “soube que Dilma seria a candidata (à Presidência) muito antes que isso se tornasse público” e também que, depois, Lula apoiaria sua reeleição.

        “(Mujica) Entendeu perfeitamente essa jogada”, escreveram os jornalistas. “Lula preferia ser o poder nas sombras e, depois do mensalão, não ficar exposto demais”.

        — Mujica vê Dilma como uma mulher executiva, que resolve tudo muito rápido. Como uma administradora melhor do que Lula, mas sem o carisma dele — afirmou Danza.

        Durante os cinco anos de trabalho que levaram ao livro, Danza e Tulbovitz reconstruíram episódios marcantes da vida política do Cone Sul, como a suspensão que o Mercosul aplicou ao Paraguai em 2012, após a destituição do presidente Fernando Lugo. Segundo contam, Mujica e Dilma tiveram papel definitivo. Ele era contra o veto, mas ela, evitando qualquer contato pessoal, teria feito chegar a ele um pedido para que apoiasse a decisão.

        “Um encontro tão fugaz e repentino entre presidentes levantaria suspeitas, então o governo brasileiro resolveu enviar um avião a Montevidéu para transladar o emissário de Mujica à residência de Dilma, em Brasília”, escreveram os autores. “Assim se fez, e, quando o uruguaio chegou, Dilma estava esperando no escritório”.

        — Vamos ao caso — teria dito a presidente, enquanto o emissário pegava um caderno. — Não. Sem anotações. Esta reunião nunca existiu.

        Leia trecho do livro:

        “Lula teve que enfrentar um dos maiores escândalos da História recente do Brasil: o mensalão, uma mensalidade paga a alguns parlamentares para que aprovassem os projetos mais importantes do Poder Executivo. Compra de votos, um dos mecanismos mais velhos da política. Até José Dirceu, um dos principais assessores de Lula, acabou sendo processado pelo caso.

        ‘Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros’, disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio com angústia e com um pouco de culpa. ‘Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens’, disse Lula, aflito, a Mujica e Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. ‘Essa era a única forma de governar o Brasil’, se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação.”

        http://oglobo.globo.com/brasil/mujica-em-livro-relata-confissao-de-lula-sobre-mensalao-16093440

        ~~

        https://www.youtube.com/watch?v=HQpUKxu8m14

        ~~

        mas que foi tomada foi na época…não interessa se depois decidiram ressarci/compensa.. 😉

      • O que nao quer dizer que foi um processo limpo ou indolor.

        Houve a invasao militar das refinarias sim. Isso é um fato amplamente divulgado.
        Nao houve uma resposta militar brasileira a essa invasao. Isso tb é um fato.
        O processo foi traumatico, agressivo, impositivo e fugiu completamente as boas normas de praxe de uma aquisicao de uma refinaria por um pais amigo…
        Depois do fato consumado houve uma serie de conversacoes que levaram a Bolivia a concordar em pagar um valor acordado.
        Nao era proposito da Petrobras vender aquelas refinarias. Foi obrigada a isso.

        E o governo brasileiro nao teve a postura firme, pra dizer o minimo, que se espera, condizente com a importancia do pais.

        Foi um desfecho vergonhoso.

      • “Guska
        Hoje 10:59

        o governo brasileiro nao teve a postura firme, pra dizer o minimo, que se espera, condizente com a importancia do pais.

        Foi um desfecho vergonhoso.”

        Então né… 😀

  1. Porque Russia esta preocupada? Que me desculpe os russofilos, mas eu nao confio nesse bando de oligarcas encabecado por Putin para defender os interesses da propria deles. Estao intereiramente entrelacado com os interesses dos paises do Ocidente e nao sao capaz de agir independente. Eles estao conciente que os EUA, querem destruir o pais deles, entretanto eles ainda sonham que e possivel uma POLITICA DE COEXISTENCIA PACIFICA. E isso que vai terminar numa guerra nuclear. Putin nao e comunista, fez uma critica violenta contra Lenine dias atraz o qual Putin acusou de ter sido o responsavel pelo fim do Imperio Russo. Diz textualmente que renegou se comunismo dos tempos sovieticos que agora e pro-capitalista. Putin nomeou como presidente do Banco Central russo, uma mulher economista, reconhecida no circulo de libertarios como uma defensora das teorias economicas de Ludwig Von Mises, defensora do retorno do Padrao Ouro, uma tema sempre insistido pelos seguidores de Von Mises. Esse aspecto de Putin que explica a atracao que ele exerce no Ocidente entre os seguidores de Von Mises, entre os quais paul Craig Roberts. Jim Willies, Dan Popescus. Zero Hedge etc etc e outros grupos que no Ocidente opoem a hegemonia anglo-norteamericana. e suas moedas dolar/libra esterlina.Mas como pergunta o analista politico russo, MIKHAIL KHAZIN who is PUTIN talking to? Com quem esta falando Putin? Com aqueles que poderiam ser seu aliados no Ocidente, Donald Trump. Marine Le Pen e outros circulos da extrema direita ou com aqueles que controlam o Ocidente para os Rothchilds and Rockfellers. comoObamas, Cameron. que nao tem outro objetivo a nao ser elimina-lo do mundo politico, para nao dizer do mundo dos vivos. Obamas, Cameron nao vai ouvi-los. Trump. Le Pen, deve considera-lo indecisivo ALGUEM QUE QUER NAVEGAR COM OS PES EM DIFERENTES CANOAS. MIKHAIL KHAZIN diz: “THE THING IS THAT THE RUSSIAN ECONOMY IS EFFECTIVELY RUN BY UNDERLINGS OF THE GLOBAL ELITE. FURTHEMORE, THESE UNDERLINGS SEE NO PROSPECTS FOR RUSSIA TO BECOME AN INDEPENDENT ENTITY. AS RESULT THOSE WHOM PUTIN IS ADDRESSING CONSIDER HIM A HYPOCRITE. HE IS ADDRESSING PEOPLE WHO HAVE ENTERED INTO DEADLY COMBAT WITH THE GLOBAL FINANCIAL ELITE, BUT AT THE SAME TIME ALL THE REAL LEVERS OF RUNNING THE COUNTRY’S ECONOMY AND FINANCE REMAIN IN THE HANDS OF PEOPLE PLACED THERE BY THE VERY SAME GLOBAL FINANCIAL ELITE. THAT IS WHY RUSSIA WITH ITS CURRENT POLITICAL ELITE IS DOOMED TO ISOLATION….”Traduzindo O problema e que a economias russa e inteiramente controlada por agentes da Elite Global. Esses agentes, colocados nessa posicsao de poder pelas Elites financeira internacional. nao acreditam que Russia pode ser um pais economicamente independente. O resultado e que aqueles para quem Putin parece dirigir sua mensgem o considera um hipocritta Eles se dirige um grupo politico que esta num combate mortal com a elite financeira global mas ao mesmo tempo os que controla os diferentes niveis da economica e do mundo financeiro russo estao dominados por agentes dessa Elite Global. Na medida que Russia permanecer sob o controle desses oligarcas vinculados com a Elite Global, russia esta fadada ao isolamento. Fonte Google: WHO IS PUTIN TALKING TO? RUSSIA BEYOND THE HEADLINES. Eu vou alem. Russia esta fadada a ser desmembrada. Nessa questao Korea do Norte, Russia ou cala-se, ou se declara que e direito de qualquer pais independente encontrar os meios de se defender.

  2. Não sei por que cargas d’água eu acho, infelizmente, vou acabar vendo dar uma m#@$a muito grande nessa região do globo.
    Meus votos são para que essa c@g4d4 fique restrita por lá .
    Sds

  3. eu tenho um sonho , quando vamos ter uma força assim . mais acho que nunca .

    alguém sabe dizer como tá o contrato das bateria antem aérea , que estava para compra da Rússia …

    • O projeto de nação que os atuais líderes nacionais querem para nós (se é que tenham algum projeto pra nação) não contempla um Brasil nuclear ou sequer bem armado… o máximo que podemos almejar é nos tornarmos uma Suécia continental… e olhe lá…

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia expressa preocupação com lançamento norte-coreano | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.