Radares da Turquia e Otan detectam violação russa de espaço aéreo

su34
Reuters 

Informação refuta declaração russa, que negou passagem de seu jato. Incursão elevou a tensão entre os países envolvidos na guerra na Síria.

Radares da Turquia e da Otan detectaram violação do espaço aéreo por um jato russo, disse neste domingo (31) o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, refutando declarações da Rússia de que as denúncias de violações eram pura “propaganda”.

No sábado (30), a Turquia afirmou que um avião SU-34 da Rússia havia violado o espaço aéreo apesar dos alertas, elevando mais uma vez as tensões entre os países envolvidos na guerra da Síria. A Rússia, no entanto, negou ter feito qualquer incursão.

“A Rússia não pode encobrir suas violações de nosso espaço aéreo. Não é possível esconder que um incidente como esse aconteceu, nem inventar uma violação que não aconteceu”, disse Davutoglu em uma entrevista coletiva em Riyadh.

O porta-voz da Defesa russa, general Igor Konashenkov, negou no sábado que algum avião russo teria entrado no espaço aéreo turco e chamou a acusação turca de “propaganda pura”.

Em um incidente similar em novembro, a Turquia abateu um avião russo que alegou ter invadido o espaço aéreo do país, abalando laços diplomáticos, o que levou a Rússia a impor sanções econômicas.

“A Turquia não tem nenhuma intenção de provocar uma escalada na tensão com a Rússia, mas permanecemos sensíveis no que se refere à proteção de nosso espaço aéreo”, disse Davutoglu.

Fonte: G1

13 Comentários

  1. Depois os turcos derrubam os caças russos e a choradeira generalizada da turma russófila recomeça… ali é um ponto de contato/atrito… sempre irá surgir esse tipo de situação de ambos os lados… melhor manter a calma…

    • O que eu acho curioso disso tudo, é que os turcos sempre invadiramo espaço Sírio e mais recentemente o Iraquiano, por seu lado, não há queixas de Israel. Acho que a choradeira tem sido dos dois lados e a Turquia parece aquele muleque remelento que espera que os primos vão entrar na briga pra resolver as suas desavenças.
      A ALemanha e os EUA já retirarma os Patriot da Turquia e estabeleceram o parâmetro de alerta de voos.
      que hajam incursões, não tenho dúvidas os russos não são flor que se cheire, mas sinceramente, quem confia na Turquia?

      • “quem confia na Turquia” pois é a mesma que vende armas pro estado islâmico agora cutucou o “urso” com vara curta e quer se pagar de bom moço e chorar aos pés dos americanos, e os americanos não vão comprar essa briga pra eles pois os americanos sabem que mexer com a Russia é tiro no pé

      • A Turquia sempre invadiu com frequência o espaço aéreo da Grécia e do Iraque. Pararam de invadir um pouco o espaço aéreo sírio devido à ocupação russa no norte. E também não são bobos. Sabem que os russos estão loucos só esperando. Choraram pros EUA melhorarem suas defesas na fronteira, para poderem tirar os coelhos da toca (F16).

    • Mas agora os aviões russos estão armados com mísseis ar-ar e poderão se defender. Na próxima vez a choradeira pode vir de qualquer um dos lados…

  2. “_RR_

    25 de novembro de 2015 at 12:56

    As relações Russia-Turquia tenderão a se estabilizar. E porque? Simples… A Turquia é vital para a economia russa…
    Se os russos forem confinados no Mar Negro, perdem sua melhor saída para águas quentes…”

    Rússia diz ter prova de que Turquia participa de contrabando de petróleo do Estado Islâmico

    Por Por Maria Tsvetkova e Lidia Kelly | Reuters – 5 horas atrás

    MOSCOU (Reuters) – O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta-feira ter provas de que o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, e sua família estão se beneficiando do contrabando de petróleo do Estado Islâmico em territórios que ocupa na Síria e no Iraque.

    Moscou e Ancara travam uma disputa diplomática desde a semana passada, quando um jato da Força Aérea turca derrubou um avião de guerra russo perto da fronteira sírio-turca, no incidente mais sério entre a Rússia e um país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em meio século.

    Em um boletim à imprensa em Moscou, autoridades do Ministério da Defesa exibiram imagens de satélite que afirmam mostrar colunas de caminhões-tanque sendo abastecidos de petróleo em instalações controladas pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque, e depois cruzando a divisa para a vizinha Turquia.

    “A Turquia é a principal consumidora de petróleo roubado de seus legítimos proprietários, Síria e Iraque. De acordo com informações que recebemos, a principal liderança política do país –o presidente Erdogan e sua família– estão envolvidos neste negócio criminoso”, disse o vice-ministro da Defesa russo, Anatoly Antonov.

    “Talvez eu esteja sendo muito ríspido, mas uma pessoa só pode confiar o controle desta roubalheira aos seus colaboradores mais próximos. No Ocidente, ninguém fez perguntas sobre o fato de que o filho do presidente turco tem uma das maiores empresas de energia, ou de que seu filho tenha sido nomeado ministro da Energia. Que maravilhoso negócio familiar!”, acrescentou.

    As autoridades russas não especificaram quais indícios diretos têm da participação de Erdogan e seus familiares, uma alegação que o líder turco negou veementemente. Erdogan afirmou que ninguém tem o direito de “difamar” a Turquia ao acusar o país de comprar petróleo do Estado Islâmico, e disse que renunciaria se essas alegações fossem comprovadas como verdadeiras.

    O Ministério da Defesa russo também alegou que as mesmas redes criminosas que estão contrabandeando petróleo de áreas sob comando do Estado Islâmico para dentro da Turquia também estão fornecendo suprindo armas, equipamento e treinamento ao grupo militante.

    Autoridades declararam que a ofensiva aérea russa causou um estrago significativo na capacidade do grupo radical para produzir, refinar e vender petróleo.

    Na semana passada, Erdogan negou que a Turquia obtenha petróleo de qualquer fonte ilegítima, e desafiou qualquer pessoa que acusa seu governo de colaborar com o Estado Islâmico a provar suas alegações.

  3. “_RR_

    25 de novembro de 2015 at 12:56

    As relações Russia-Turquia tenderão a se estabilizar. E porque? Simples… A Turquia é vital para a economia russa…
    Se os russos forem confinados no Mar Negro, perdem sua melhor saída para águas quentes…”

    Turquia pede que Rússia reconsidere sanções por ataque a avião

    AFP – seg, 30 de nov de 2015

    O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, negou-se nesta segunda-feira a pedir desculpas em nome de Ancara pelo ataque a um avião militar russo na fronteira síria.

    “Esperamos que a Rússia reconsidere as sanções contra a Turquia”, afirmou Davutoglu em coletiva conjunta com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

    Eles assegurou que nenhuma autoridade turca se desculpará “por ter cumprido seu dever”.

    “Estamos dispostos a falar, através dos canais diplomáticos e militares, com a Rússia. Não temos a intenção de ter uma escalada com Moscou”, afirmou ainda.

    Mais cedo, o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, não deve se reunir com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan à margem da cúpula sobre o clima em Paris, apesar de o dirigente turco ter pedido um encontro “cara a cara” com o chefe de Estado russo.

    Na sexta-feira, Erdogan afirmou que não aceitava as críticas de Putin em relação ao fato de a Turquia ter abatido um avião militar russo na fronteira síria.

    Erdogan afirmou que para falar sobre a crise entre os dois países era preciso ver Putin cara a cara, quando se encontrassem em Paris na Conferência do Clima.

    “Gostaria de encontrar o sr. Putin na segunda-feira cara a cara em Paris para conversarmos”, declarou Erdogan.

    “Eu gostaria que este problema não prejudicasse nossas relações”.

    Mas Erdogan também acusou Putin de usar avião abatido como desculpa para prosseguir com seu objetivo de reforçar o regime sírio de Bashar al-Assad.

Comentários não permitidos.