Stoltenberg: OTAN enviará aviões AWACS à Turquia para fortalecer defesa antiaérea turca

AWACSA Aliança decidiu enviar aviões equipados com radares AWACS (Sistema Aéreo de Alerta e Controle) à Turquia para fortalecer o sistema turco de defesa antiaérea, manifestou o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg.

“Nós chegamos a um acordo de aumentar a presença de aviões de alerta antecipada AWACS sobre a Turquia no quadro de continuação de medidas de fortalecimento da defesa antiaérea da Turquia”, disse Stoltenberg aos jornalistas, apresentando o relatório anual sobre 2015.

No documento diz-se que na cúpula em Varsóvia, na Polônia, no verão de 2016 os líderes discutirão a crise na sua fronteira meridional a apoio aos parceiros.Lembramos que a situação na zona fronteiriça entre a Turquia e a Síria agravou-se quando um avião russo Su-24 foi abatido por um caça F-16 turco sobre o território sírio em 24 de novembro, tendo caído a quatro quilômetros da fronteira com a Turquia. Ancara declara que o Su-24 entrou no seu espaço aéreo. O Estado-Maior Geral da Federação da Rússia afirmou que o bombardeiro não tinha cruzado a fronteira com a Turquia, o que foi confirmado por dados da defesa antiaérea síria. Segundo os dados de uma fonte da Reuters na administração dos EUA, Washington tem todos os motivos para pensar que a aeronave foi abatida sobre a Síria, mas o Pentágono não confirmou esta informação oficialmente.

Na sequência do ataque a Rússia instalou o sistema de mísseis antiaéreos S-400 na sua base aérea de Hmeymim na província síria de Latakia. Também nesta segunda-feira (30) os caças-bombardeiros Su-34 que participam das missões das Forças Aeroespaciais da Rússia na Síria foram equipados com mísseis ar-ar de curto e médio alcance pela primeira vez para que possam defender-se de possíveis ataques no futuro.

Fonte: Sputniknews.

3 Comentários

  1. Parabéns a OTAN, não poderiam ser mais coerentes.
    Mas o ingresso de aeronaves não autorizadas no território Sírio também não será o mesmo. E bom isso, cada um respeitando seu quadrado.

  2. “_RR_

    25 de novembro de 2015 at 12:56

    As relações Russia-Turquia tenderão a se estabilizar. E porque? Simples… A Turquia é vital para a economia russa…
    Se os russos forem confinados no Mar Negro, perdem sua melhor saída para águas quentes…”

    Turquia pede que Rússia reconsidere sanções por ataque a avião

    AFP – seg, 30 de nov de 2015

    O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, negou-se nesta segunda-feira a pedir desculpas em nome de Ancara pelo ataque a um avião militar russo na fronteira síria.

    “Esperamos que a Rússia reconsidere as sanções contra a Turquia”, afirmou Davutoglu em coletiva conjunta com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

    Eles assegurou que nenhuma autoridade turca se desculpará “por ter cumprido seu dever”.

    “Estamos dispostos a falar, através dos canais diplomáticos e militares, com a Rússia. Não temos a intenção de ter uma escalada com Moscou”, afirmou ainda.

    Mais cedo, o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, não deve se reunir com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan à margem da cúpula sobre o clima em Paris, apesar de o dirigente turco ter pedido um encontro “cara a cara” com o chefe de Estado russo.

    Na sexta-feira, Erdogan afirmou que não aceitava as críticas de Putin em relação ao fato de a Turquia ter abatido um avião militar russo na fronteira síria.

    Erdogan afirmou que para falar sobre a crise entre os dois países era preciso ver Putin cara a cara, quando se encontrassem em Paris na Conferência do Clima.

    “Gostaria de encontrar o sr. Putin na segunda-feira cara a cara em Paris para conversarmos”, declarou Erdogan.

    “Eu gostaria que este problema não prejudicasse nossas relações”.

    Mas Erdogan também acusou Putin de usar avião abatido como desculpa para prosseguir com seu objetivo de reforçar o regime sírio de Bashar al-Assad.

  3. À merda com a democracia! Diz a OTAN… O governo do tirano Erdogan continua sendo firmemente ajudada pela OTAN (EUA,) , mesmo com todo apoio turco ao daesh e suas repressões internas contra a liberdade de expressão…

    ” promotores de justiça na Turquia estão exigindo penas de prisão prisão perpétua por dois jornalistas que expuseram as transferências de armas para os terroristas na Síria. Anti-Erdogan jornal Cumhuriyet publicou imagens de caminhões turcos que transportam munição aos militantes sírios. O jornal disse que as imagens provaram que a Turquia estava contrabandeando armas para rebeldes – uma alegação que o governo rejeita. Os jornalistas foram investigados depois que o presidente Recep Tayyip Erdogan disse que não iria deixar o editor-chefe Dundar fugir com ele e entrou com uma queixa criminal.”

1 Trackback / Pingback

  1. Stoltenberg: OTAN enviará aviões AWACS à Turquia para fortalecer defesa antiaérea turca | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.