Em que medida o rompimento das relações entre Riad e Teerã complica as coisas no Oriente Médio?

8b50e3_a5018f8482e14b369792ee31ffa34807

Muito. Apesar do estopim ter sido a execução do Sheikh Nimr Baqr al-Nimr pela monarquia saudita, as relações entre Riad e Teerã já acumulavam há algum tempo uma tensão política que não mostrava sinais de arrefecimento. De modo mais marcado, a oposição entre os países manifestou-se desde o princípio da atual crise política no Iêmen. Em setembro de 2014, rebeldes xiitas da etnia Houthi insurgiram-se contra o governo de Abed Rabbo Mansour Hadi e tomaram a capital do país, Sana’a. A expansão da insurgência era percebida como uma ameaça aos interesses geopolíticos sauditas, uma vez que os Houthis são apoiados por Teerã. Em contenção, Riad iniciou em março de 2015 uma violenta campanha aérea para restaurar o governo de Hadi. Das quase seis mil pessoas mortas no conflito até o momento, metade eram civis. Os deslocados internos já somam dois milhões. As negociações de paz, encabeçadas pelas Nações Unidas, estão travadas desde março de 2015. Uma retomada está prevista para o dia 14 de janeiro de 2016. Contudo, o rompimento das relações diplomáticas entre Irã e Arábia Saudita coloca em xeque as perspectivas de successo.

 As agudas divergências entre os dois países ameaçam ainda as negociações na Síria. Ao longo do mês de janeiro, Staffan de Mistura, mediador apontado pelas Nações Unidas para o conflito sírio, tentará arquitetar o início dos diálogos entre o regime de Assad e a oposição. Porém, a retirada dos embaixadores sauditas do Irã muda a atmosfera política. É bem possível que Riad tome uma postura mais incisiva contra a manutenção de Assad no governo, uma vez que seu regime alawita é aliado de Teerã.  As divisões políticas regionais, muito provavelmente, também se aprofundarão com o rompimento entre sauditas e iranianos. Bahrain, Sudão e Emirados Árabes Unidos já se manifestaram contra os ataques as embaixadas sauditas no Irã. Os países, assim como a Arábia Saudita, já vêm há algum tempo desgastando suas relações com Teerã e o acusando de ser intervencionista. O Bahrain, por exemplo, pediu o retorno de seu embaixador no Irã em outubro do ano passado após acusar o país de enviar armamentos ao seu território.

  Em suma, o rompimento entre Riad e Teerã complica, e muito, o avanço dos processos de paz na Síria e Iêmen, além de perpetuar a instabilidade regional como um todo. Se o desligamento das relações diplomáticas permanecer, as negociações de paz perderão energia, uma vez que será necessário um esforço intenso para que os dois países cheguem em um consenso. Como se não bastasse, ainda temos que questionar sobre as repercussões do rompimento entre as potências extrarregionais. Estados Unidos e Rússia, países centrais nas negociações na Síria, têm preferências claras em relação a Riad e Teerã. Será interessante ver como Washington, aliado dos sauditas mas com interesses particulares no Irã, procederá. A ver.

Foto de Hani Mohammed da Associated Press.

Fonte: ERIS

17 comentários em “Em que medida o rompimento das relações entre Riad e Teerã complica as coisas no Oriente Médio?

  1. Pingback: Em que medida o rompimento das relações entre Riad e Teerã complica as coisas no Oriente Médio? | DFNS.net em Português

  2. (…) “O rompimento entre Riad e Teerã complica, e muito, o avanço dos processos de paz na Síria e Iêmen, além de perpetuar a instabilidade regional como um todo.” (…)
    .
    É tudo o que Washington mais quer.
    .
    Posso estar enganado, mas…, acho que a guerra contra o Irã já foi decidida por Washington e está sendo travada agora neste momento.
    .
    Esta sendo travada por Riad.
    .
    Muito melhor do que sujar as mãos, é achar um “aliado” disposto e [cheio de razão/motivação para fazê-lo] em meu lugar.
    .
    Assim, eu economizo a minha desgastada imagem [PROMOTOR DE GUERRAS].
    .
    Economizo também no desgaste interno [EUA], porque o povo começa a demonstrar rejeição a estas guerras constantes e sem fim.
    .
    Em um momento de vacas magras, economizo “$” e ainda posso ter vantagens “$” para a indústria interna de armamentos com a venda de mais armas.
    .
    E tem também a questão estratégica.
    .
    É mais vantajoso, poder ficar na retaguarda observando o desenrolar dos acontecimentos, podendo atuar como força de combate auxiliar para o caso de o meu “aliado”, estiver encontrado dificuldades por seu inimigo estar tendo forte apoio de — alguma potencia militar – que tente antagonizar meus planos com esta guerra entre IRÃ e ARABIA SAUDITA.
    .
    Vejam bem, é muito melhor apoiar meu “aliado” como força politica e militar desestabilizadora no Oriente Médio, do que apoiar o Daesh, afinal, estarei apoiando uma nação aliada, não um bando de terroristas, nada mais do justo.
    .
    Poso assim, tentar acertar dois coelhos com uma cajadada só.
    .
    Atraso em dez, talvez até vinte anos, o surgimento de uma força politica e militar não aliada [IRÃ] no Oriente Médio. E se meu “aliado” vencer bem esta guerra, tenho um pais “aliado” no controle dos acontecimentos nesta região. Mas, se meu “aliado” vencer mal e sair combalido desta guerra, melhor ainda. Posso usa-lo mais facilmente para então ter sem muito esforço o controle das coisas na região.
    .
    Haverá também um bônus, o afastamento de uma influencia maior do que parece ser o surgimento de um novo ator [POTENCIA MILITAR – Rússia] na geopolítica do Oriente Médio, que certamente ira contrapor meus entenrecesses nessa região.
    .
    Um conflito direto entre Riad e Teerã vai de fato, complicar muito as coisas para a Síria e o Iêmen.
    .
    De quebra, o meu MAIOR ALIADO NA REGIÃO Israel, ficará muito feliz com tudo isso.
    .
    Mas…, eu sempre posso estar completamente enganado.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Meu caro Konner, você está tão perdido em teorias da conspiração que se esquece que a Casa de Saud têm seus próprios planos na região…..

      • É…
        .
        E…, provavelmente…, são “maiores” do que os do IMPÉRIO…
        .
        “Só que não”
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • RSRSRSRSRSSS… perdido ele sempre esteve, caro S-88… perdido na esquerdopatia antiocidentalista… 🙂

    • Esta encrenca não foi criada pelos EUA. O interesse deles na região é um só: garantir o fornecimento de petróleo barato. Uma guerra acabaria com isto e ainda favoreceria regimes hostis aos norte-americanos, como Venezuela e Rússia.

      O coração do mal é a Arábia Saudita, uma ditadura igual ou pior que a Coréia do Norte, mas com PETRÓLEO.

      Só por isto os EUA toleram os sauditas, que são os financiadores de todos estes movimentos terroristas (EI, Al-Qaeda, Boko Haram…) e mantenedores das madrassas do Norte da África ao Paquistão, estas fábricas de fanáticos.

      A relação dos EUA com o regime saudita cabe naquela famosa frase, dita a respeito de cada um dos ditadores que apoiaram: “ele pode ser um filho da p*ta, mas é o NOSSO filho da p*ta”.

  3. Não é só Irã Vs Arabia Saudita em que suas diplomacias estão no vermelho .. tem outros exemplos .
    .
    .
    ************************

    Bielorrússia fecha embaixada em Israel

    A Bielorrússia fechará sua embaixada em Israel em resposta a ações semelhantes de Tel Aviv, anunciou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores bielorrusso, Dmitri Mironchik,
    .
    (*)fonte:br.sputniknews.com
    .
    .
    (…) o porta-voz do Ministério do Exterior israelense, Emmanuel Nahshon, disse à RIA Novosti que a decisão de fechar a embaixada em Minsk se deve a razões de economia. (…)
    .
    .
    *****************
    .
    O Jocozinho valentão de sião, matador de Palestino .. deveria aproveitar a situação econômica deles ..( explicação o fechamento da sua embaixada na Bielorussia ) … e essa onda de maré baixa da diplomacia mundial .. para fechar a embaixada de Israel no Brasil .. afinal .. eles vivem dizendo que o Brasil é anã … .. deveriam fazer um favor para eles e para o Brasil .. menos um governo fascista nojento que nós brasileiro, teremos que aturar..

    • O Gaddafi falou, o Gaddafi avisou
      .
      O coronel Gaddafi advertiu Tony Blair de ataques islâmicos na Europa, conversas telefônicas revelam .
      .
      Transcrições de duas conversas telefônicas entre os dois líderes, que teve lugar em 25 de Fevereiro de 2011, são tornados públicos

      .
      (*) fonte: undhorizontenews2.blogspot.com.br
      .
      .
      (…)“Nós não estamos lutando contra eles, eles estão nos atacando”, disse ele, ,I.”eu quero dizer-lhe a verdade Não é uma situação difícil em tudo A história é simplesmente esta:.. Uma organização estabeleceu células dormindo no Norte de África ” . Chamado à Organização Al-Qaeda no norte da África …” As células dormir na Líbia são semelhantes às células adormecidas na América antes de 9/11″
      .
      “Eles conseguiram obter armas e aterrorizar as pessoas. As pessoas não podem sair de suas casas … É uma situação jihad. Eles têm armas e estão aterrorizando as pessoas na rua.”
      .
      Em uma segunda chamada feita um pouco mais de quatro horas depois, Gaddafi disse a Blair : … “Vou ter que armar o povo e se preparar para uma luta onde povo líbio vai morrer, o dano será na Europa Meridional e no mundo inteiro.. estes grupos armados estão usando a situação [na Líbia] como justificativa – e vamos combatê-los (…)
      .
      .
      *******************
      .
      Mias uma mentira do Governo americano e dos pau mandado do tio Sam cai por terra .. os europeus sabiam sobre os danos que o EI faria na Europa … a OTAN não é uma inocente nessa história do ataque do ISIS na Europa . a OTAN armou o Estado Islâmico … eles sabiam por antecedência de tudo .
      .
      A OTAN fez a mesma coisa que o FHC fez …quando este foi informado sobre o escândalo do “petrolão” no governo dele .. tal qual .. rsrsrsr..impressionante.

  4. ,..ALAH…Esse e o DEUS de ambosd os grupos, sectários, irmãos de sangue, descendentes de Iraim/Abraão/Ismael/Agar (Gên.16:4 ) e se matam em nome de deus…..Pf, leiam a Bíblia em 2João 3:9/12…. Descendentes do amigo de DEUS IHWH… Sds. 🙂

  5. ,..ALAH…Esse é o DEUS de ambos os grupos, sectários, irmãos de sangue, descendentes de Ibraim/Abraão/Ismael/Agar (Gên.16:4 ) e se matam em nome de deus…..Pf, leiam a Bíblia em 2João 3:9/12…. Descendentes do amigo de DEUS IHWH… Sds. 🙂

  6. O jeito é apelar pras arábias, afinal, israel putenphinha se A C O V A R D O U em mandar o Irã para a idade das trevas….rs!

    😀

    • Ei Mariquinha sofredora! Lembra que em 2005 o Ahmadinejad prometeu “Varrer Israel do mapa”? Já se passaram 10 looongos anos, e nada…..

      O que houve? Onde foi parar toda aquela valentia do ratinho que ruge?

      E por que esse seu silêncio em responder? O gato comeu sua língua ou você se engasgou com o pão com mortadela?

  7. Complica as coisas no Oriente Medio ou complica as coisas no mundo? Por detras do Iran estao a China e Russia. Com Russia produzindo o maximo que pode de petroleo e gaz, os iranianos comecando exportar grande quantidade de petroleo, e os saudistas sendo forcado manter o nivel maximo de producao, dentro da situacao de depressao economica mundial que esta reduzindo o consumo mundial de petroleo e gaz so podemos esperar o preco do petroleo cair para baixo de $30 dolares por barril. O proprio FMI advertiu que a situacao financeira da Arabia Saudista e seria. Ela esta a ponto de abandonar a paridade da sua moeda o riad com o dolar e de ser forcada a declarar nao estar em condicoes de pagar algumas de suas dividas externas. A guerra no Iemen esta sendo desastrosa para Arabia Saudistas. O xiistas, apoiados pelo Iran estao penetrando nas fronteiras da Arabia Saudistas, onde estao os unicos campos petroliferos saudistas que sao altamente produtivos, mas e onde estao localizados a populacao xiita da Arabia Saudista. A nao ser que Israel entre nessa guerra para defender os saudistas (que nao sao arabes, sao antigos judeus turcos seguidores de Sabbatai Zevi, conhecidos tambem como Sabbatian, Donmeh, que foram forcados se converterem ao maometanismo por um Sultao otomano) ou os EUA sai da moita e entram diretamente no conflito, (com Russia e China), o regime saudista vai ser derrubado ou por um golpe militar, pelos ISIS, que sao em sua maioria comandado por oficiais saudistas ou por uma revolucao popular, O descontentamento popular em todas as classes sociais contra o regime e muito forte. As mulheres classe medias, exigindo direitos sociais e as classes burguesas o fim do do regime mafioso dos principes que forcas empresarios vender seus business por preco de banana se nao quiserem ser presos ou mortos (sao 5.000 principes parasitas) e as classes populares por causa da miseria que resulta quando um pais esta em bancarrota financeira. Enfim a situacao do regime saudista e critica, pode nao sobreviver alem deste ano. So mais dois adendos, estao dizendo que os EUA retiraram suas forcas navais do golfo persico, apos Russia ter intervido na Siria.e eu nao li no Plano Brasil comentario sobre um artigo de um famoso jnornalista norte americano que esta causando um alvoroco porque ele teria revelado que que o Alto comando das Forcas armadas dos EUA estava desobedecendo o Comandante Supremo e passando informacoes para Assad e para os Russos. Uns tres anos atras ouvi uma pessoa de certa influencia dizer Espera-se o momento quando os militares do Pentagon, cujo soldo a populacao paga atraves do pagamento de impostos,e os militares/mercenarios da Langley/Cia, cujo salario provem do dinheiro adquirido atraves do trafico de narcotico. Parece que este momento esta chegando.

    • …correcao: “…espera se o momento quando os militares do Pentagon entrarem em guerra contra os militares/mercenarios da Langley/CIA….”

  8. Existe toda uma orquestração para maquiavélico o jogo sujo do financiamento e suporte dado ao EL e insurgentes na Siria.Melar o acordó atómico com os EUA e selar alianças locais
    Pagaram pra ver e então veremos se Ocidentais colocariam homens para lutar a guerra desses ditadores Sauditas que são muito mais imundos que a turba radical Xiita.
    É tanta imundice o massacre Turco contra Curdos.O treinamento de militantes do Califado em bases Turcas e provavelmente Sauditas também.
    Arrastam o Oriente-Medio para enclaves de bases estrangeiras e no final todos verão que o povo Árabe além de desunido é burro.
    A condição mais imunda do ser humano é a guerra mais imunda são as motivadas por segregação raciais e religiosas.
    A hora que o povo Saudita acordar veremos Satanás emergindo da areia.
    Arábia Saudita em uma guerra aberta e sozinha contra o Irã SUCUMBE.

Comentários não permitidos.