Em discussão: Aumenta a chance de Brasil se tornar membro permanente do CS da ONU?

2865866

Na quinta-feira, 31 de dezembro, e na sexta-feira, 1 de janeiro, 5 países se retiram e outros 5 ingressam como membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Entram Egito, Japão, Senegal, Ucrânia e Uruguai, e saem Chade, Chile, Jordânia, Lituânia e Nigéria.

 A entrada do Uruguai como país observador do CS, juntando-se à Venezuela, que lá permanece até o fim de 2016, poderá significar um apoio maior à pretensão do Brasil de ampliar o número de participantes com direito a voto e veto no Conselho e dele participar, então, como membro permanente?

O professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Guilherme Casarões, questionado sobre o assunto – um tema de relevo desde o primeiro mandato do Presidente Lula –, explica que desde o Governo de José Sarney, em 1985, já se faziam menções sobre o interesse brasileiro em ocupar efetivamente o Conselho de Segurança da ONU. Para o professor da FGV, a pretensão brasileira é muito maior.

“A demanda brasileira é muito mais do que simplesmente ocupar um papel de destaque nas relações multilaterais”, observa Casarões. “É assegurar um Conselho de Segurança mais representativo, que reflita a ordem vigente mundial. Não podemos esquecer que quando o CS foi formado, em 1945, ele agraciou com cadeiras permanentes e com poder de veto os países vencedores da Segunda Guerra Mundial – União Soviética, Estados Unidos, Inglaterra, França e China Nacionalista. A reivindicação brasileira tem esse lado de pedir uma ordem mais justa, e um Conselho de Segurança que reflita essa ordem.”

Guilherme Casarões explica ainda que “com o Governo Lula, e com o projeto de potência emergente do Brasil, também ganhou espaço a ideia de que o Brasil tem que ganhar a todo custo uma cadeira e marcar uma presença mais firme nas relações internacionais e na ONU em particular”.

O especialista em Relações Internacionais ressalta, no entanto, que a relação do Brasil com seus vizinhos sul-americanos sobre o Conselho de Segurança da ONU sempre foi complicada, porque, sendo um país que tem a metade do território e do PIB da América do Sul, mais poder do Brasil significa de certa forma menos poder para os vizinhos, em particular a Argentina.

“Desde que o Brasil começou a vocalizar seu pleito sobre o Conselho de Segurança, a Argentina, na época do Governo Menem, nos anos 1990, colocou-se frontalmente contra qualquer iniciativa brasileira de ser o país agraciado com uma cadeira no Conselho de Segurança. A Argentina até faz parte de um grupo que hoje chamamos de grupo rival dentro das questões sobre a reforma do Conselho, opondo-se e colocando obstáculos a qualquer tentativa brasileira de negociar uma entrada exclusiva no Conselho de Segurança. E no primeiro Governo Kirchner a Argentina oficializou a participação nesse grupo de oposição ao Brasil.”

No caso do Uruguai, a situação, segundo Casarões, é diferente, porque o Uruguai tem menos interesses em disputar com o Brasil uma vaga no Conselho como membro permanente.

”O que talvez o Uruguai tema é que o Brasil, angariando esse poder sozinho, acabe tentando firmar uma posição que nós podemos chamar de hegemônica na América do Sul. É provável que o Uruguai tente garantir que o Brasil, se conseguir essa reforma do Conselho de Segurança e entrar numa vaga permanente, que trabalhe nessa vaga permanente sempre em nome do Mercosul, ou sempre em nome dos seus vizinhos também da América do Sul. E o discurso do Brasil tem realmente ido sempre por esse caminho.”

Em relação à desejada reforma e ampliação da quantidade dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Guilherme Casarões acha que é necessária, mas a disputa política em torno da questão pode gerar complicações.

“O grande problema é que ela se coloca num jogo político muito complicado, que tem duas dimensões: uma delas é a crescente composição ou antagonismo de Rússia e China, de um lado, e Estados Unidos e seus aliados europeus do outro. Antagonismo que vimos, por exemplo, na Guerra do Iraque e nas recentes questões envolvendo a Síria e a Ucrânia. A grande questão nesse caso é que a paralisia do Conselho de Segurança torna uma reforma cada vez mais urgente. A segunda razão é o fato de que a ordem de 1945 não mais se reflete na realidade da política internacional de 2015. Já se vão 70 anos. Então, é o momento de parar para refletir. É claramente negativa essa ideia de que o mundo se mantém estático nas suas instituições, sendo que a dinâmica de poder mudou completamente desde então. De fato, é preciso repensar a estrutura do Conselho de Segurança como forma de transformar a instância em algo mais legítimo e representativo.”

Fonte: sputniknews

43 Comentários

  1. As pretensões brasileiras são legítimas,e estão ai para quem quiser ver, o BRASIL tem uma grande população,ima grande economia sempre se pautou pela busca da paz, claro que temos graves problemas internos na educação,saúde, segurança e etc,mas é evidente se houver uma reforma no conselho permanente hoje, o BRASIL não poderá ficar de fora !
    Mas verdade seja dita, eu em particular não acredito nessa reforma, os cinco membros não querem a largar o osso, não querem partilhar esse poder,embora a ONU hoje seja um bibelô caquético precisando de reformas, isso não ocorrerá !

      • Meu caro Trollbuster, a índia também teria muitas chances sim ,caso houvesse a reforma do conselho permanente mas como eu disse ao final do comentário eu não acredito numa reforma do mesmo,a própria matéria aqui exposta trata-se de uma especulação não há nada de concreto e consistente que nos façam crer nessa reforma !

    • Quanta idiotice ! Nao basta ser povoado por 220 milhoes de pessoas,sendo 99% delas totalmente idiotas ,parias e geneticamente afetadas , ser uma grande economia tambem nao conta , se fosse assim a russia estaria FORA , entao deixemos de ser retardados , para ser membro permanente o primeiro requisito eh , possuir nucles , o segundo eh possuir uma cultura influenciavel ( religiao ,ideologia,) e para finalizar, tem que possuir inimigos declarados e potencialmente mortais , o brasilzinho eh um ze bostinha se compara-lo as condi;oes globais do futuro membro , INDIA !

      • Sem contar que a onu virou uma puta de aluguel , suas decisoes depende de negociatas , nao possuem peito para contrariar as vontades dos tres grandes players , deveriam acabar com estah palha;ada , organiza;oes regionais seriam mais eficazes !

      • e teropodre já ta tao preocupado do brasil ser membro permanente do conselho de segurança da onu que o vira-lata já pede ate o fim da mesma rsrs

        me diz uma coisa se o brasil virar a ser um membro do conselho qual seria o seu discurso leproso do outro dia ???

        pequi estragado

      • Meu caro teropode, fale por você mesmo,se você se acha um retardado, idiotas,parias e geneticamente afetado ai já é problema seu, isso se chama complexo de inferioridade, aconselho buscar um especialista para se tratar !

      • Esse teropode, é um energumeno, essa besta quer comparar os atuais membros usando a realidade do século 21,a Rússia teve papel fundamental na Segunda guerra, por isso na qualidade de vencedora acabou assegurando lugar no conselho que ainda nem sequer existia antes da Segunda Guerra, a ONU só viria a ser criada após o fim do conflito, também há de se ressaltar que a única potência naqueles dias que detinha o conhecimento da bomba nuclear eram os EUA, ou seja Rússia,França, Inglaterra e China não posuiam essa tecnologia,não eram ”países nucleares” como são hoje !

        De acordo com o raciocínio insano do teropode, a CORÉIA DO NORTE tem muitas chances de ocupar um lugar no conselho permanente pois possui armas nucleares e inimigos declarados e potencialmente mortais ! kkkkk ! isso sim se pode chamar de idiotice !kkk! Esse terapode é o apedeuta mor !kkk!

      • o cesar o teropodre é café com leite mocorongo molecote rs

        o pai dele ao invés de dar uma espingarda de chumbo para ele deu uma boneca rsrs

        inferiorizado para ele é so a ponta do iceberg nem freud explica

  2. “(…) Guilherme Casarões explica ainda que “com o Governo Lula, e com o projeto de potência emergente do Brasil, também ganhou espaço a ideia de que o Brasil tem que ganhar a todo custo uma cadeira e marcar uma presença mais firme nas relações internacionais e na ONU em particular”. (…)”
    .
    .
    Já imaginaram .. rsrsrsr .. se o Brasil… meu querido Brasil .. venha ser membro permanente no moribundo CS …. ainda no governo da Dilma e de quebra o Celso Amorim como o chanceler abrindo essa fase do Brasil lá na ONU ….rsrsrsr … imaginaram ? … a Dila fechando com chave de ouro em 2018 seu governo tendo o Brasil como membro permanente do CS ? ….. imaginaram ?
    .
    .
    Pois eu já imaginei … o que ia ter de suicídio coletivo de vira-latas da raça coxinha em praça pública …. ira ser fenomenal … Hahahahahah .. eles iria bater panelas até entrar em exaustam .. Hahahahahaha..
    .
    .
    Más sabemos que isso nunca irá acontecer… se depender dos EUA … não !! … especialmente … logo com Brasil que tem sua opinião formado sobre a questão dos pobre PALESTINOS … a gangue dos sionistas irão em peso barrar isso .

    • Para participar do CS da ONU,o Brasil precisa mais de que soft power para adentrar ao conselho.

      Necessita de Hard power,além de poder político e militar,tentamos ganhar visibilidade no minustah no Haiti e Unifil no Líbano e no congo,nós perdemos a chance de estar entre os cinco permanentes,Pôis Roosevelt era favorável a participação do Brasil no CS no pós-guerra.

      para sentar na mesa do Conselho como membro permanente e poder influir nas decisões, não basta apenas vontade.

      São necessários alguns pré-requisitos:
      1) ter uma diplomacia atuante e execer uma liderança firme e convincente, pelo menos na América Latina;
      2) vencer a resistência de outros países (México, Paquistão, Espanha) que também são candidatos ao mesmo posto, pois não haverá lugar para todos;
      3) poder contar com Forças Armadas bem treinadas e equipadas, prontas a intervir em qualquer parte do mundo;
      4) recursos financeiros, para quitar contribuições atrasadas com a ONU e para enviar e manter nossas tropas no exterior; e 5) criar uma força de intervenção rápida, profissional, com equipamentos e veículos de combate transportáveis nos C-130 Hércules da FAB (a Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel poderia ser o núcleo dessa força), com meios navais e aéreos adequados para apoiá-la além de nossas fronteiras. Já participamos de operações de manutenção da paz na República Dominicana, no Canal de Suez, em Angola, em Moçambique e mais recentemente em Timor Leste, por sinal com muita eficiência, porém sempre como coadjuvantes das grandes potências. Para sermos protagonistas será preciso mais do que desejar.

    • Se depender dos EUA, da Russia ,da Fraan;a , DA Inglaaterra ,e principalmente da China , Sr laambedor de sacos, nao esqque;a das trairagens francesas e chinesas , todos querem sua na;ao vira-lata apenas como consumidores de seus industrializados , apontar so para os EUA reflete a sua caracteristica bizarra 171patriotada !

    • Não sei quem é mais louco: quem acredita que o brasil irá se tornar membro permanente do CS da ONU, ou tipos como você que defendem o desgoverno do ParTido.

    • Na verdade quem no final das contas nos negou apoio foi a China por não termos acordado em aceitá-los como economia de mercado. Além do mais, não interessa aos chineses uma reforma que possibilite a entrada do Japão e da Índia no CS.
      Todos aqui já sabem bem a sua doutrinação (eu particularmente penso se tratar de um bot), mas não custa nada tentar se informar um pouco antes de comentar.

  3. Calma, senhores ufanistas! A própria ONU não vai permitir isto porque seria o fim da credibilidade (se é que tem) dela com ¨órgão sério¨. Por mais progressista que ela seja colocar um país tão desorientado politicamente, ideologicamente e econômicamente como o Brasil para algo tão sério como este é dar tiro no próprio pé.

    • ta bom richarlison , vo fingir que acredito que a onu não tem valor SQN

      a onu é um lugar tipo balcão de negócios onde o futuro da humanidade esta sendo decidida ou melhor dividida rs

      fugir ou fingir que isso não acontece , não querer por que acha que so quem pode estar no conselho da onu são os loirinho de olho azul então coloca uma saia logo

      • Colocando o ¨polêmico¨ Richarlison na conversa? Isso é uma tentariva de me insultar me comparando com ele? Mas isso não é um tipo de preconceito que fazem os progressistas esquerdistas ter chiliques em protesto? Tá traindo os seus ¨manos¨ boiólas? Então fruta só defende outra fruta quando convém? Como vcs são hipócritas, heim!?

      • kkk , richarlison

        você é um sabe de nada inocente que caiu aqui de paraquedas

        pode chorar a vontade !!!!

        enquanto você me ve como esquerda eu te vejo como apátrida .

        quando vc me chama de comunista eu te vejo como separatista

        como você me ve como guerrilheiro eu te vejo como nazifascista

        entendeu

        ta na chuva para se molhar richarlison

        mas entendi você esta acostumado a insultar pessoas que tentam conversar de boa

        mas aqui é um site pro militarismo então richarlison pederastia para nos é crime rsrsrs

        e para mim quero ver o brasil no conselho de segurança da onu em cargo permanente

        quem pensa o contrario é sim um traira paga sapo americanizado que so falta usar saia igual a você richarlison

        entendeu ou vou ter que desenhar apátrida

      • E desde quando que eu vejo vc como ¨guerrilheiro¨, fruta? Até para ser guerrilheiro precisa ser homem coisa que vc não é. Fala sério, vc é só um pão com mortadela que recebe para ficar escrevendo merdas esquerdistas politicamente correta para seus patrões bandidos do ParTido. Apátridas são comunistas como tu, besta, que usam de ufanismo barato para esconder o que de fato são.

  4. Já fui favorável ao pleito do Brasil como membro permanente, um direito que nos foi negado, de maneira absurda, dado que somos uma nação vencedora da Segunda Grande Guerra. Hoje, no entanto, não mais.

    Perdeu-se muito o sentido… Ademais percebi que sem armas nucleares, ou enorme projeção de poder fora das suas fronteiras, não se tem como pleitear algo assim.

  5. Para que o Brasil quer ser membro permanente do conselho de segurança da ONU? Se em questões de segurança e de difícil solução, quando ele faz parte do CS, ele se abstém de tomar decisões. Líbia, foi um exemplo. Síria foi outro. Além do mais não tem poder de dissuadir nada nem ninguém. Acabaria com o moral do conselho de segurança. Um membro assim tornaria o conselho um fraco! Não, um órgão que dita o destino do mundo. É uma piada de mal gosto o Brasil membro permanente do CS da ONU. E, hoje, nem mesmo os membros permanentes do CS dão muito valor às decisões da ONU. Criméia, Iraque, Síria, ….

    • ate para ser sindico de condomínio se ganha vantagem imagina no conselho de segurança da ONU

      me parece um pouco inocente esse seu comentário .

  6. a pergunta do titulo do texto

    sera que o brasil consegue ????

    a minha resposta

    se o estado de israel foi feito depois de 2 mil anos eles fora do terreno rrsrs no meio dos países árabes rsrs

    então tudo é possível ate chover acido já é possível por causa da poluição

    por que o brasil não entrar nessa boquinha que é o conselho de segurança da ONU

    melhor para nos !!!!

    o brasil participando do conselho além de varias outras benesis eles esses politicus terão que investir mais na pasta militar ,e com isso mais um problema resolvido apenas com a entrada do brasil nesse conselho

    e também o espirito opaco dos vira-latas podem ser tocados , pois os vira-latas vivem de títulos e mais esse pode ajudar a eles deixarem de serem vira-latas em seu intimo

    so não ve quem não quer !!!

      • o que te atraiu foi falar no sangue vira-lata , te doeu nas entranhas rsrs

        mas o povo quer saber o brasil entrando no conselho de segurança qual sera a próxima viraliatisse

        que vocês iriam inventar turminha de fugido de guerra recém chegados ???

        não gosta do governo do pt pois tudo que vc criticou eles conseguiram tirar do papel

        os que mais investiram nas forças armadas

        é essa sua raiva o zoinho azul vulgo paradilma rsrsrs

        zoinho voce é apenas um chato do facebund@ rsrs que adora gritar suas loucuras ,mas aqui não é facebuuk rs se contenha ate em separatismo voce tentou falar

        ficou fraco !!!

        voce é contra o brasil no conselho da onu ??? então eu sou contra voce , simples assim

        reúne esses seus pelegos ai que não enche nem um fusca

        e fica ai mudando de avatar ou escrevendo em e-mails diferentes para se fingir que tem como debater contra a maioria

        resumo chora na cama que é lugar quente

      • Ô Bund@ de Cachorro! Para de mentir! A única coisa que o PT tirou do papel foi parar nos bolsos dos PTistas e nas contas na Suiça, sua anta!!!
        Investiu nas FFAA? Sim… Inclusive acabei de ver o SSN passar na boca da Barra. Sozinho, porque o resto da Esquadra tá apodrecendo em Mocanguê sem combustível! Kkkk Um KC-390 tá alinhado na pista do Galeão para decolar, mas precisa esperar para tirarem os restos do F-5 que bateu num C-130 porque tava sem freio! Kkkk Vi uma coluna de Guaranis engarrafada porque um Leo 1A1 enguiçou e bloqueou a estrada! Kkkk
        Para de falar merd@s seu Bund@ de cachorro!!

      • aquele que senta na lança , sua imaginação é bem , digamos fértil ,essa fertilidade toda vem do esterco que ela é e produz rs

        veja transposição do rio são Francisco e belo monte já quebraria suas pernas pois estão desde a monarquia e outra desde o regime militar

        mas vou citar área militar então entrou os caças , blindados , viaturas , caminhões na época do fhc se ligava eles com moedas nem precisava de chaves hoje tem caminhões novos

        marinha ganhou um a base de fabricação de subs

        é pouco para você conscrito ,então tem mais armamento para o caça , torpedos para os subs desenvolvimento dos 2020 chupa que é de lula

        quer mais avião de transporte nunca antes na historia desse pais rsrs

        isso ai é so algumas o youtube esta cheio de novidades da uma passada la e se informa
        mas percebo que com sua mente cheia de esterco voce ainda vai ficar cheio de ideias férteis rs

        e se perder a linha vai ter que dar o carretel

      • Chuta a bunda do pulguento Paradigma, não deixa barato não. Esse cachorro só sabe latir mas na hora de morder todo mundo sabe que não tem dente não!!!

      • o zoinho azul toma rasteira ate de formiga

        depender dele rsrs tu ta lascasdo

        sabe de nada inocente e por falar nisso cornao !!! tem noticia do deagol ???? o separatista rsrs

        se ve ele manda uma abraço pelas costas para ele ai

  7. VEM K…
    O QUE TÁ PEGANDO…
    TEM COMENTÁRIO DO DIA 01 LIBERADO… ENQUANTO COMENTÁRIO MEU DO DIA 31 AINDA AGUARDA AVALIAÇÃO.

    O QUE TÁ PEGANDO?
    QUAL É?
    É COMIGO?

    NÃO PODE SER. NÃO FAÇO BAGUNÇA POR AQUI.

    LIBERA A PORRA DO MEU COMENTÁRIO, CARALHO!

    NÃO ESTE, LÓGICO… O OUTRO, SEM CAPS LOCK.

    • ENDHOIDHO… rsrsrssrsss… mas entendo… também fico puto pela demora… mas faz parte… os cara também podem e devem se embebedar e acordar com porre… e dai ???… também são filhos de Deus… 🙂

  8. Se algum dia houver uma reforma o BRASIL não tem como ficar de fora, e também terão que acrescentar algum país da Africa e Oceania, no conselho permanente há 3 membros da Europa (considero Rússia Europa porque Moscou esta na Europa ) ,França, Inglaterra, 1 da América no caso o EUA, um da Ásia que é a China. Essa representação não reflete a realidade atual, ela é injusta !

  9. Brasil no Conselho de Segurança? Que segurança? A bosta do governo omisso não consegue nem sequer dar segurança aos próprios cidadãos e quer se meter a arbitrar a segurança mundial? Tão pensando que só tem tapados na ONU? O PCC, Comando Vermelho, Terceiro Comando, etc fazem o que querem nas nossas cidades e o Brasil é quem vai colocar ordem no quintal dos outros??? Isso não é sonho! Isso é overdose de algo bem forte (vendido pelo CV, provavelmente) e injetado na veia!
    Alô debilóides! O Brasil Puthençia acabou! Afundou na incompetência do PT!!!

  10. Vamos fazer uma eleição para escolha do nosso embaixador no Conselho de Segurança:
    a) Marcola
    b) Fernandinho Beira-mar
    c) Zé Dirceu
    O Lulladrão não se candidatou porque nunca sabe de nada! Kkkkkkk

  11. Isto aí é conversa fiada.

    O Brasil não vai ter vaga permanente no conselho de segurança. E mesmo se um dia vier a ter, não terá o poder de veto. Oque interessa é ter o poder de veto. E não vão dar esta vantagem a mais ninguém.

  12. Fazer parte do CS da ONU traz encargos de ordem geopolíticos e de presença militar em diferentes teatros operacionais ao redor do mundo.
    Com as nossas forças armadas na penúria material e financeira em que se encontram isto não irá acontecer.

  13. Nunca vamos fazer parte do CS por algumas poucas mas boas razões; Não sabemos que somos, não sabemos de onde viemos e pior, não sabemos para onde queremos ir. Não entenderam? Pois eu desafio qualquer um aqui a me explicar qual é o nosso projeto como nação. O que o Brasil quer? Quais são nossas metas e objetivos como nação? Cachaça. carnaval, mulata, punheta? Não somos um pais serio, nunca fomos e infelizmente acho que nunca seremos, é da índole do nosso povo. Aqueles aqui que forem um pouco mais letrados, sugiro que leiam Casa Grande e Senzala e Raízes do Brasil e irão entender do que estou falando. Também adoro sonhar com um Brasil Potencia mas infelizmente nesse quesito já tenho idade suficiente e experiência de vida para saber que a menos que haja uma modificação radical na mentalidade do nosso povo sempre sermos isso que somos, uma promessa do futuro. E os gringo, onde eles entram nessa historia? Pô,os gringos sabem disso tudo é claro, eles nos conhecem melhor do que nós mesmos.Francamente falando quando viajo para o dito primeiro mundo a única coisa que realmente e da orgulho é quando vejo aqueles gigantescos aeroportos cheios de aviões da Embraer.

  14. Aí aí e a Tu canalhada sonha em entregar Petronas e Alcântara a Yankes assinar a ratificação do TNP e engavetar nosso projeto atômico. Seria esse o preço acordado por esses traíras para terem o apoio direto Americano !

1 Trackback / Pingback

  1. Em discussão: Aumenta a chance de Brasil se tornar membro permanente do CS da ONU? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.