O ISIS (Daesh) sofreu uma derrota humilhante do Iraque e ninguém se importa?

article-2676347-1F499C6400000578-690_634x356

GUSTAVO CHACRA

O Exército do Iraque praticamente retomou o controle de Ramadi, na mais importante vitória contra o ISIS (Grupo Estado Islâmico ou Daesh) desde o surgimento desta organização. A ação demonstra que a estratégia de Barack Obama talvez não seja tão equivocada como muitos afirmam. Sei que muitos só dão bola para o ISIS quando o grupo vence uma batalha, mas ignoram completamente quando a organização sofre uma derrota como esta.

O presidente dos EUA defende apenas a manutenção da atual intervenção aérea para apoiar o Exército do Iraque e os guerreiros Pesh Merga curdos para lutarem contra os membros do ISIS. As forças americanas em terra são usadas apenas para treinamento e logística e não se envolvem em combate.

Mas recuperar Ramadi é pouco. A cidade precisa ser reconstruída e, neste momento, deve receber todo o apoio dos EUA e de nações ao redor do mundo. O ideal seria uma espécie de Plano Marshall. Se Ramadi for uma história de sucesso, populações de áreas controladas pelo ISIS, especialmente no Iraque, tendem a se levantar contra o grupo. Desta forma, Fallujah e Mossul podem voltar para o controle de Bagdá, praticamente eliminando a presença do ISIS no Iraque.

Caso haja um fracasso na reconstrução de Ramadi, o ISIS ou outro grupo pode retomá-la no futuro. Afinal, foi exatamente isso que ocorreu durante a Guerra do Iraque, quando muitas cidades iraquianas ficaram sob controle da Al Qaeda do Iraque (embrião do ISIS).

Vale lembrar que esta estratégia de Obama funciona bem para o Iraque, onde há claros aliados contra o ISIS, como os curdos e as Forcas Armadas iraquianas, treinados pelos próprios americanos, embora hoje mais próximas do Irã.

Na Síria, o cenário é mais complexo, pois, além do ISIS, há uma Guerra Civil envolvendo o regime de Bashar al Assad, apoiado pelo Irã e pela Rússia, contra dezenas de facções rebeldes, que recebem suporte de países da região, sendo algumas delas apoiadas por países da região. Hoje mesmo grupos rebeldes cometeram atentado terrorista contra um distrito alauíta em Homs, matando mais de 30 pessoas.

Fonte:Estadão

6 Comentários

  1. o estadão fonte da noticia , demostra total conhecimento pois pelos estados unidos esse grupo já teria derrubado metade dos governos desses países

    quem colocou esse grupo em parafusos foi os russos que mesmo não estando no iraque estão dando informações para os iraquianos

    e se esse jornal estadão fosse mesmo antenado ele iria perceber que os estados unidos apenas se coçaram um pouquinho depois dos iraquianos demostrarem interesse na ajuda russa

    e se esse jornaleco estadão tivesse procurado mais um pouco além logico do que seus chefes sionistas passam para ele

    iria achar reportagens dizendo que os estados unidos atrasaram as forças iraquianas nessa batalha , com intuito de retirar as lideranças do estado islâmico dessa cidade antes que eles perdessem o controle sobre ela

    isso tudo mostra que novamente nossa imprensa sionista não esta nem um pouco atrelada a verdade dos fatos

    imprensa brasileira não passa de papagaio de sionistas e de interesses internacionais

  2. O colunista esqueceu de um detalhe. Os Iraque conseguiu esta vitória depois que os russos entraram na guerra e cortaram a linha de suprimento do ISIS, desde a Syria.

  3. Como ninguem fala tambem das manobras por traz dos panos dos EUA para atrazarem as ações Iraquianas para eles retirarem em segurança lideranças do Estado Islamico né !
    Aos poucos a mascara vai caindo e o demonio neo-nazista sendo desmascarado.

1 Trackback / Pingback

  1. O ISIS (Daesh) sofreu uma derrota humilhante do Iraque e ninguém se importa? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.