Satélite de comunicações: banda larga e comunicação militar sob controle brasileiro

satelite

POR FERNANDO BRITO

Do site da Telebras, não sem antes agregar uma informação que não está ali, sei lá eu porque não. O satélite do qual se fala é o primeiro a prover controle brasileiro sobre comunicações militares, tanto que se chama Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC)  e está sendo construído com o apoio do Governo francês por meio da Direction Générale de l’Armement (DGA).

Portanto, não é brinquedinho da Whatsapp.

“O projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em construção na França, entra em uma nova fase: na semana passada, foi realizada com sucesso a junção entre a plataforma do satélite e o módulo de comunicação (carga útil), nos laboratórios da Thales Alenia Space, marcando o início da campanha de integração e testes do artefato.

cope-antena1

Essa fase é importante para avaliar a capacidade do satélite em um ambiente que simulará o espaço onde irá funcionar. O satélite terá capacidade de 54 Gbit/s, destinada à banda Ka, usada para ampliar a oferta de banda larga pela Telebras. Pesa 5,8 toneladas e vai garantir conexão banda larga nos municípios mais distantes do País. Ele irá reforçar a rede terrestre da Telebras, atualmente com 28 mil km de extensão, presente em todas as regiões brasileiras.

Para o presidente da Telebras, Jorge Bittar, o satélite é importante para avançar na universalização da banda larga no Brasil e garantir a segurança nas comunicações estratégicas do País. “Poderemos levar banda larga de qualidade aos locais mais distantes do País, conectar escolas e hospitais, os serviços de governo, facilitar a vida de empresas e produtores rurais. Será um salto de qualidade nas comunicações brasileiras”, ressalta.

Paralelamente à construção do satélite na França, a Telebras concluiu em Brasília as obras do Centro Temporário de Operações Espaciais (COPE), que comandará em terra as operações do artefato.

Técnicos da empresa Thales Alenia Space começarão em janeiro a instalar os equipamentos no COPE em Brasília. A antena que comandará o satélite já começou a ser instalada (foto). Os equipamentos serão usados para controlar remotamente o posicionamento do satélite, que cobrirá todo o território brasileiro.

Um terceiro estágio do projeto satélite são as plataformas de comunicação e estações de acesso (gateways), de interligação do sistema, cujas licitações estão em andamento. As instalações dessas estações deverão ser concluídas no segundo semestre de 2016, segundo previsão do gerente do Projeto Satélite na Telebras, Sebastião do Nascimento Neto. Ao todo, serão cinco estações: em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Campo Grande.

A previsão para colocar o satélite em órbita é o terceiro trimestre de 2016, pela empresa Arianespace, a partir da base na Guiana Francesa. Após um período de ajustes e de testes, o satélite começará a sua operação comercial no início de 2017. Ele ficará posicionado a uma distância de mais de 35 mil km da superfície da Terra.

O satélite está sendo fabricado em Cannes, na França, pela Thales Alenia Space, sob supervisão da Visiona Tecnologia Espacial, joint venture composta pela Embraer (51%) e Telebras (49%).”

Fonte: Tijolaço

19 Comentários

  1. Eu espero que o ano de 2016 seja o ano do Brasil nos trilhos como foi antes de 2014,
    .
    Aqueles anos onde o Brasil era visto como ” ESSE É O CARA” para a opinião internacional nos grandes palácios aristocráticos do 1° mundo europeu .. 😉
    .
    Essa cena já aconteceu e vai voltar a acontecer novamente, mesmo que a turma do ” quanto pior é melhor ” faça de tudo para que não aconteça.
    .
    Não devemos que ” essa corja de X9 ” roubem a nossa fé no Brasil e na capacidade dos brasileiros ( os patriotas ) … SOMOS BRASILEIROS COM MUITO ORGULHO !!
    .
    ********************
    .
    Brasileiros participam do Observatório LSST
    .
    Pesquisadores brasileiros vão participar do projeto LSST (Large Synoptic Survey Telescope).
    .
    O LSST é um telescópio em construção em Cerro Pachón, no Chile, com previsão para entrar em operação em 2022. Somando R$ 1 bilhão em investimentos, o LSST terá capacidade para fazer o mapeamento de quase metade do céu em cinco comprimentos de onda em um período de dez anos.

    .
    (*)fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br
    .
    .
    (…) Ao coletar informações sobre 37 bilhões de estrelas e galáxias, explorando um volume de espaço sem precedentes, o projeto deverá gerar algo em torno de 100 petabytes (PB) de dados – estima-se que tudo que a humanidade escreveu na história em todas as línguas soma cerca de 50 petabytes.
    .
    O Memorando de Entendimento, que envolve o estabelecimento de conexões de fibra óptica para dar vazão aos dados, foi assinado entre o Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Rede Acadêmica de São Paulo (ANSP).
    .
    As novas conexões de fibra óptica ampliarão a ligação entre a América do Sul e a América do Norte e envolverá a participação de um grupo de 50 pesquisadores brasileiros. (…)

    • Tá com medo de perder seu pão com mortadela Pastel? Pode esquecer que o processo de expurgo do cancro petralha no Brasil, via Lavajato, não vai parar…

    • Com esse desgoverno que está ai DU-VI-DO, pois o mesmo é extremante INCOMPETENTE , afinal quem jogou o país na MIERDA não tem como tira – lo dela .KKKKKKKKKKKKKKKKK…

    • O Trono do Estudar
      .
      😀 …. ♪ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♬ … 😀
      .
      .
      Ninguém tira o trono do estudar
      .
      E nem me colocando numa jaula Porque sala de aula
      Essa jaula vai virar
      .
      A vida deu os muitos anos de estrutura do humano
      À procura do que Deus não respondeu
      Deu a história, a ciência, a arquitetura
      Deu a arte e deu a cura e a cultura pra quem leu
      .
      Depois de tudo até chegar neste momento me negar conhecimento é me negar o que é meu
      Não venha agora fazer furo em meu futuro, me trancar num quarto escuro e fingir que me esqueceu
      Vocês vão ter que acostumar porque
      .
      Ninguém tira o trono do estudar
      .
      E nem me colocando numa jaula
      Porque sala de aula
      Essa jaula vai virar

      E tem que honrar e se orgulhar do trono mesmo
      E perder o sono mesmo para lutar pelo que é seu
      Que neste trono todo ser humano é rei
      Seja preto, branco, gay, rico, pobre, santo, ateu
      Pra ter escolha tem que ter escola
      Ninguém quer escola, isto ninguém pode negar
      .
      Nem a lei, nem estado, nem turista
      .
      Vocês vão ter que me engolir, se entregar
      Porque ninguém tira o trono do estudar
      .
      😀

      .
      ******************************
      .
      Link: http://www.vagalume.com.br/dani-black/o-trono-do-estudar.html#ixzz3vPrmyPHQ

      .
      .
      **************
      .
      Em certos lugares do Brasil tem aqueles lugares que o ensino virou caso de polícia .. rsrsrs … por exemplo … na terra de coxinhas sala de aula vira prisão … lá ou se prende e espanca estudante ou então, se prende e espanca professores .. triste e trágico como o Brazil ( com Z ) será nas mãos dessa gente descomprometida com o social .
      .
      Como já se vê …como essa turma do ” Quanto pior é melhor ” que faz apologia ao golpes, desrespeita a constituição, a democracia e a qualquer valor cívico de cunho nacional .

  2. Putz! Apelando para notícia oriunda de blogueiro pelego do governo, que recebe seu pão com mortadela via bolsa da SECOM? What a shame!

    • A Petrobras da “era FHC” vira alvo de investigações
      .
      Pela primeira vez desde o início da Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram uma operação para apurar desvios na Petrobras no período anterior à chegada do PT ao poder, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o presidente da República.
      .
      (*)fonte:http://www.cartacapital.com.br/politica
      .
      .
      (…) Nesta quinta-feira 17, a PF realizou a Operação Sangue Negro, que investiga desvios de dinheiro em contratos da Petrobras para o pagamento de propina ocorridos a partir de 1997, ainda no primeiro mandato de FHC. Foram cumpridos nove mandados judiciais, sendo cinco de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis (RJ) e em Curitiba.
      .
      Entre os alvos de mandados de prisão estão, segundo o jornal Folha de S.Paulo, Jorge Zelada e Renato Duque, ex-diretores da Petrobras que já se encontram presos, em Curitiba. Outro detido é, segundo o jornal, Paulo Roberto Buarque Carneiro, ex-funcionário da estatal. O quarto mandado de prisão é para o norte-americano Robert Zubiate, executivo da SBM Offshore, empresa holandesa, que mora nos EUA. (…)
      .
      *******************************
      .
      ” Sangue negro ” …. é bem sugestivo e prosaico … afinal … estamos mexendo com os poderes das trevas .. a turma do jogo sujo … os AMERICANALHAS de carteirinha … rsrss … 😉

    • Então analfabeto, depois que o primeiro satélite de comunicações com domínio tecnológico brasileiro estiver lá, vou publicar esse pronto com teu comentário patético, só pra pessoas normais rirem de você.

  3. ………….. ainda bem que o satélite já está a caminho,o que,aliás,deveria ter sido hà mais tempo….apenas não se deve protelar…protelou, fica no caminho e aí adeus satélite…………..

  4. ,..DEMORÔ, só falta tomamos vergonha na cara e lançarmos esse é outros por n próprios meios. o n VLS, o amarrado, por…eu até compraria essa tecnologia p evitar tantos vexames…O foguete de hj é o míssil de amanhã…esse e o program + velho do planeta q vai pra frente…só fracassos…pq?!?! Terrível. 🙁

  5. Da pra entender ter parceria na construção de satelites de muitos anos com a China e escolher parceria com Ocidentais.l
    So sobe se for chipado se não for chipado explodem.
    Obrigado Fernando Entregando Henrique Caridoso.
    E ainda querem dar golpe na democracia Brasileira para entregarem Alcantara,Pré-Sal e ratificarem o TNP paralisando programa nuclear.
    Sera que nossos militares compactuariam com tanta traição ?
    Nossa comunicações venderam,nossos militares usam o satelite de um milionario Mexicano que é cupicha da inteligencia Americana.Ou seja nã so todas nossas comunicações inclusive de nossos militares é monitorada.
    Chega de maus Brasileiros traidores vendidos.

    • Maluco,

      Quem quer, vai lá e faz… Se americano realmente “chipa”, quem me garante que outros não fazem o mesmo…? Esse satélite de comunicação é algo que se deveria estar desenvolvendo sozinho, nem que ficasse mais caro ( aliás, nada nessa área é barato )…

      Mas seja como for, ainda se pode ter nível elevado de segurança em comunicações. Mensagens cifradas somente podem ser decodificadas por sistemas de igual hardware e software em solo ( e esse é o princípio da dominância das comunicações seguras )… O satélite em si é só um retransmissor de sinal… Mesmo que tenha um “chip” no satélite, ninguém vai entender o que se conversa…

      O máximo que se pode fazer nesse caso é tentar cortar a comunicação, diminuindo o tempo de resposta. E isso considerando mesmo má fé de alguém…

      A FAB jamais se permitiria perder a base de Alcântara ( e com ela as melhores instalações de que dispõe para estudo de foguetes ). Quanto a isso, pode ficar despreocupado… Certamente haveria protesto dos mais altos escalões, que não permitiriam que algo assim fosse adiante…

      Mas fácil constituírem uma empresa nacional de capital misto, ou coisa que o valha, e que aproveite aquelas instalações do que simplesmente aluga-las para outro governo…

      Quanto a Pré-sal… A Petrobras sozinha simplesmente não tem a estrutura e o capital para explorar as reservas… O País precisa de aporte de capital e de serviços estrangeiros para realizar a tarefa, que vai custar algo como 400 bilhões de reais, só de entrada…

      Ademais, até onde sei, independente da modalidade que se adote, o petróleo nesses caso pertence a União. Quem quiser colocar o “canudinho”, vai ter que pagar ( já que uma plataforma sobre o mar não é algo que dá pra simplesmente disfarçar… ).

      A TNP proíbe que se tenha armas nucleares e que qualquer um que as tenha as exporte. Que me consta, não há nada relacionado ao que concerne a ou outros programas realmente relevantes levados a efeito no Brasil ( usinas nucleares e pesquisa para uso medicinal )… E de uma forma ou de outra, a não posse de armas nucleares já está na Constituição…

      Seja como for, o tratado foi assinado, mas não foi ratificado ( e duvido que venha a se-lo ). E termina que, legalmente, não tem peso nenhum… Enfim, o ato de FHC nada mais foi que pura conveniência política naquele momento… Não teve maiores consequências até aqui e é improvável que venha a ter no futuro previsível ( ninguém vai ser louco de ratificar isso )… Muito pelo contrário, esse ato permitiu uma melhor socialização do País com o mundo em uma época de recuperação econômica…

      A privatização do setor de telecomunicações, ao contrário, só fez dinamizar e democratizar o setor. Se hoje qualquer um no Pais pode ter um celular ou conversar livremente na internet, a razão é essa… Quanto a comunicações militares, o que eu disse lá em cima prevalece. Podem usar um satélite de Zamunda que não faz diferença se a comunicação for codificada…

      • O caso não é esse meu camarada e sim ter uma parceria aeroespacial com a China e ir a Europeus entregar contrato.
        O caso nã é somente estranho do ponto de vista logico mas certamente rola maracutaia tambem.
        Depois que voltou ao poder civil a defesa no brasil que sempre foi restrita a industria nacional especializada que apenas contratava serviços ou comprava material agora virou cartel de aconchegados alem de ser carta marcada de quem da mais ainda compromete o mais importante que é o sigilo e o segredo.
        Mas como debater com pessoas que olham a tudo com mera visão ideologica então me poupe kkkkkk.

    • é o maluco falou tudo

      como pode no mundo esse Fernando entrega tudo tira sapato e vende a vale e etc tal barato estar solto mensalão tucano venda de votos para reeleição metro privataria etc e tal

      e para conjuminar com o texto venda dos satélites brasileiros no meio daquela privataria

      fora que nem comida tinha nos quarteis

      como esta ai metendo as caras ainda

      para mim ele é igual a gobarchov da russia outro entreguista que vendeu tudo para a privataria de la rápido e barato

      dois lixo entreguistas , isso prova que eles a oposição entrando no poder voltam ate em falar em internacionalizar a amazonia

    • So quando dermos Alcantara para eles e eles chiparem-nbo senão eles o explodem e fica por issso mesmo porque so tem frouxos ou colaboradores.

1 Trackback / Pingback

  1. Satélite de comunicações: banda larga e comunicação militar sob controle brasileiro | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.