O fantástico caminhão Astros PLM 6×6

acao1

Há quase 10 anos tive o prazer de conhecer essa fantástica viatura, por convite do amigo Angelo Meliani, apreciador e restaurador de veículos militares antigos. Viajamos de São Paulo até a Praia Grande, litoral paulista, para ver de perto a máquina. Esse incrível caminhão 6×6, equipado com a mais alta tecnologia, teve seu projeto iniciado em 1990 e nos últimos dois anos passou a integrar a frota do exército brasileiro.

Texto e fotos James Garcia

PLM – Plataforma de Lançamento Múltiplo. Esse nome não remete de imediato ao incrível caminhão 6×6 fabricado pela Avibras-Tectran.(Tectran modelo VBT-2028 que utiliza o chassi do Mercedes Benz 2028-A 6×6.) Mas entender esse nome fica fácil, ao sabermos que a tal plataforma é a caçamba de 24,5 toneladas, de onde podem ser lançados mísseis mortíferos.

frente1

frente2

Porém, mais interessante que se ater ao lado bélico desse caminhão, é conhecer a mecânica do Astros, nome pelo qual é mais conhecido, um super veículo montado sobre mecânica Mercedes-Benz alemã, e equipado com acessórios que fazem qualquer off-roader ficar de queixo caído.

Percebe-se a inegável robustez do Astros logo no chassi, que é construído em perfil “U”, super reforçado.
Percebe-se a inegável robustez do Astros logo no chassi, que é construído em perfil “U”, super reforçado.

motor-1024x647

O motor que foi instalado bem no centro da cabine de operações é um Mercedes OM 422, V-8, capaz de desenvolver 284 cv a 2300rpm. Seu torque máximo é de 106kgfm a 1200 giros, ou trocando em miúdos, um verdadeiro colosso de força em baixa rotações.

Mesmo pesando quase 36 toneladas, o Astros consegue se movimentar com agilidade e conforto, chegando aos 100 km/h em estradas de asfalto. Na terra, a velocidade indicada no seu manual é de 27 km/h, mas obviamente ele anda muito mais do que isso.

Sua dirigibilidade é facilitada por um câmbio bem escalonado de 5 marchas e um sistema de direção hidráulica, com um admirável poder de esterço. É realmente incrível ver as manobras ágeis desse gigante em terrenos fora-de-estrada.
Sua dirigibilidade é facilitada por um câmbio bem escalonado de 5 marchas e um sistema de direção hidráulica, com um admirável poder de esterço. É realmente incrível ver as manobras ágeis desse gigante em terrenos fora-de-estrada.

acao

molas

Por transportar tanto peso, o caminhão recebeu especial atenção nos quesitos suspensão, sistema de calibragem pneus e tração. O feixe de molas traseiro é do tipo dependente, com a posição das molas invertidas. Essa suspensão, conhecida como Tandem, não é igual, mas atua de forma similar ao sistema de suspensão boomerang, usado nos caminhões militares Engesa, só que com a vantagem de ter curso de suspensão nos sentidos vertical e longitudinal, já que os dois últimos diferenciais são articulados. O curso de suspensão obtido é extraordinário, basta ver a torção nas fotos.

sem-modulo

modulo

Caixa de Surpresas
A operação de calibragem dos pneus do Astros é feita de dentro de sua cabine, através de um sistema similar ao rodoar, usado nos caminhões comuns, só que muito mais robusto e bem protegido, já que as mangueiras e bicos de ar comprimido, estão fixados na parte interna dos eixos, longe de qualquer perigo.

interior

comtracao

A tração do Astros é um show a parte. Pode-se optar por andar em 6×2, 6×4, 6×6, reduzida em todas essas marchas, e como se não bastasse, há o recurso de bloqueio nos três diferenciais. Como ainda não inventaram veículo que não atole, o Astros conta ainda com outros truques para se livrar do aperto, tais como as sapatas hidráulicas que servem para carregar e descarregar a plataforma traseira, e que podem ser muito úteis no caso de um atolamento em terreno pantanoso, por exemplo. Para isso, basta fixar uma base firme no solo, algo como pedras ou tábuas, que a mesma levantará o caminhão.

comandohidr

Se isso ainda não for o suficiente, pode-se contar com o auxílio do poderoso guincho hidráulico, instalado na lateral esquerda do chassi e que pode ser usado tanto na dianteira, como na traseira do carro.

Por dentro da fera
A parte interna da cabine tem tantos botões, comandos e aparelhos eletrônicos, que se parece mais com um nave espacial. Está tudo ali: controles de tração, reduzida, boqueios de diferencial, pressão dos pneus, todos os acionamentos de equipamentos hidráulicos, além é claro, dos computadores que trabalham ligados aos armamentos do Astros. Caso aconteça alguma pane na mira eletrônica, os disparos podem ser efetuados com o auxílio de uma escada para cálculo manual de tiro, localizada na parte traseira da viatura.

lado

Como toda viatura militar de grande porte, o Astrus é totalmente blindado, os vidros inclusive, à prova de balas.
O formato da cabine não tem o design pontudo à toa. Isso faz com que os tiros ricocheteiem com maior facilidade. Tanques e caminhões da 2ª Guerra Mundial já usavam esse design.

diferencial

acaosuspen

Andando num terreno arenoso de litoral, com várias dunas, alagados, pântanos, inclinações e lamaçais, o poderoso Astrus não demonstrou o menor sinal de fraqueza, dando várias provas pelas quais era considerado um dos caminhões militares mais modernos do mundo.

 

Fonte: 4×4

 

9 Comentários

  1. É o caminhão militar de artilharia mais moderno do mundo!
    Se o Exército iraquiano tivesse mais deles em suas fileiras, o Estado islâmico estaria
    tomando uma coça e os turcos já teriam batido em retirada.

  2. Só a guisa de esclarecimento:
    .
    — As novas viaturas ASTROS 2020 ou versão MK-6 utilizam o chassi TATRA “backbone” (empresa Tcheca).
    .
    Saudações,
    .
    konner

  3. Está aí uma ótima opção para caminhão brindado para as FAA,s.
    Ainda mais agora que o Astros é montado sobre chassis TATRA.
    Ou podemos ainda nacionalizar o chassis Tatra;ou mesmo desenvolver uma versão 8×8 nacional baseada no Tatra 6×6.
    Vale ressaltar que a Agrale fábrica os chassis de seus caminhões ; der repente estaria aí uma boa opção de cooperação para um caminhão 8×8 blindado Nacional.
    Ainda entenderei o porquê do EB compra caminhões civis demontadoras estrangeiras no país, se temos tantos produtos e projetos nacionais; como os caminhões das Antiga Engesa.
    Que com uma simples modernização seriam muito úteis nos dias atuais.

  4. Entretanto não é mais essa a base utilizada pelo ASTROS. Devido a um embargo da Alemanha,atualmente é utilizado como base o caminhão tcheco Tatra T-815 6×6

Comentários não permitidos.