Defesa & Geopolítica

EI lança primeira emissora de rádio no Afeganistão

Posted by
Rádio: "A rádio provocou pânico e preocupação entre a população", explicou o funcionário do governo regional

Rádio: “A rádio provocou pânico e preocupação entre a população”, explicou o funcionário do governo regional

Cabul – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) lançou sua primeira emissora de rádio no Afeganistão para recrutar novos insurgentes para suas fileiras e divulgar mensagens de propaganda contra o governo afegão, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

A nova emissora de rádio do grupo terrorista conhecido como Daesh por seu acrônimo em árabe, “A Voz do Califado”, emite diariamente desde as últimas duas semanas na província oriental de Nangarhar, afirmou um membro do governo regional, Zabihullah Zmarai.

Segundo Zmarai, a emissora pode ser escutada com clareza nos distritos de Nangarhar na fronteira com o Paquistão, incluindo sua capital Jalalabad, através da qual o EI encoraja a população, sobretudo os mais jovens, a apoiá-los em sua luta contra o governo.

“A rádio provocou pânico e preocupação entre a população”, explicou o funcionário, que manifestou que o povo é consciente da “brutalidade” do EI e que os cidadãos nunca aceitarão seus “ideias inúteis e extremistas”.

O Executivo afegão foi incapaz de determinar ainda a localização exata de onde os membros do grupo terrorista transmitem, aumentando seu tempo no ar de 30 minutos diários para duas horas, embora acreditem que poderiam estar situados em algum lugar perto da fronteira entre Paquistão e Afeganistão.

“O governo está informado da emissora e tomará muito em breve os passos necessários contra ela”, assinalou o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyanai, que esclareceu que os insurgentes variaram a frequência e o horário de emissão.

O EI está presente em pelo menos quatro províncias do leste e do sul do Afeganistão desde há um ano, mas é em Nangarhar onde os insurgentes criaram seu maior reduto no país asiático, onde controlam amplas áreas de território.

Fonte: Exame

shared on wplocker.com