Conselho de Segurança da ONU aprova plano de paz para a Síria

Processo teve rara unidade das potências. Futuro de Bashar Al Assad é incerto.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon (esquerda) e o secretário de Estado americano, John Kerry, conversam pouco antes do incio da reunião do grupo de apoio à Síria, nesta sexta-feira (18), em Nova York (Foto: Carlo Allegri/Pool Photo via AP)
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon (esquerda) e o secretário de Estado americano, John Kerry, conversam pouco antes do incio da reunião do grupo de apoio à Síria, nesta sexta-feira (18), em Nova York (Foto: Carlo Allegri/Pool Photo via AP)

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou nesta sexta-feira (18), por unanimidade, uma resolução endossando um roteiro internacional para um processo de paz na Síria, em uma rara demonstração de unidade entre as grandes potências sobre um conflito que já matou mais de 250 mil pessoas.

Com as lideranças dos Estados Unidos e da Rússia, o acordo foi fechado durante uma reunião dos ministros das Relações Exteriores de várias potências e países-chave no conflito sírio realizada em Nova York após os progressos conseguidos anteriormente em Viena.

A resolução do Conselho dá respaldo da ONU ao roteiro pactuado nesse processo, que prevê um cessar-fogo em janeiro e uma negociação entre governo e oposição para completar uma transição política em um prazo de 18 meses.

Apesar disso, ainda permanecem sem solução assuntos-chave que dividiram até agora a comunidade internacional, entre eles o futuro do presidente sírio, Bashar al Assad, e a lista de grupos da oposição que farão parte das negociações de paz.

Além do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e do secretário de Estado americano, John Kerry, em Nova York estiveram na reunião desta sexta, entre outros, os chefes das diplomacias de Irã, Arábia Saudita, Turquia, Emirados Árabes Unidos, China, França, Alemanha e Reino Unido.

A aprovação simboliza um giro na crise síria, impulsionado por um entendimento cada vez maior entre Estados Unidos e Rússia, após cinco anos de desencontros.

Embora o Conselho de Segurança tenha adotado resoluções vinculadas à guerra na Síria para abordar aspectos como o uso de armas químicas ou a situação humanitária, até agora nunca foi capaz de colocar-se de acordo sobre a vertente política.

Fonte: G1

3 Comentários

  1. Irrelevando as ideologias essa decisão é ótima para a sofrida população síria, e em dois anos se tudo correr bem poderão ter seu país num cenário mais humano.

  2. É…. a chuva de mísseis sobre as banheiras Russas ficarão para (talvez) uma outra ocasião… igual o bombardeio das usinas nucleares Iranianas…. deve ser o efeito desenho…..rsrsrsrs!

    😀

Comentários não permitidos.