Em crise, Bope faz faxina e manda embora 60 policiais

Uma semana após seis agentes da tropa de elite serem presos por envolvimento com o tráfico, comando geral da PM determina uma das maiores limpas já realizadas dentro da unidade

Policiais do BOPE entram em comunidade no Rio de Janeiro(Fabiano Rocha / Extra/Agência o Globo)
Policiais do BOPE entram em comunidade no Rio de Janeiro(Fabiano Rocha / Extra/Agência o Globo)

Menos de uma semana após a Operação Black Evil (Mal Negro, numa alusão ao uniforme da tropa), desencadeada pela Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e pelo Ministério Público (MP) – que desmantelou uma quadrilha de informantes de traficantes do Comando Vermelho dentro do Batalhão de Operações Especiais (Bope) -, o comandante geral da Polícia Militar fluminense radicalizou e determinou uma das maiores faxinas já feitas na tropa de elite da corporação. No boletim interno de ontem, 60 soldados, cabos e sargentos do Bope foram sumariamente transferidos e espalhados por diversos batalhões do Rio de Janeiro.

Nos últimos dias, o comandante da unidade, tenente-coronel Carlos Eduardo Sarmento, já vinha sinalizando que faria algumas mudanças. Mas a determinação do demissionário comandante geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, que deixa o cargo na primeira semana de janeiro, era para que o corte fosse radical. Foram mandados embora (não houve troca de policiais) dois sub-tenentes, 29 sargentos, 22 cabos e sete soldados. Nenhum oficial foi transferido. “Você faz um curso duríssimo, investe dinheiro em você para conseguir ser aprovado, apanha e é massacrado psicologicamente. De repente alguém vem e manda todo mundo embora sem explicação”, reclamou um soldado novato na tropa.

Policiais do Bope recebem uma gratificação extra de 1 500 reais mensais no salário. Como VEJA já vem denunciando desde fevereiro, agentes da tropa de elite vinham se relacionando com criminosos há alguns anos, chegando a dar treinamento tático de patrulha para bandidos da Rocinha e fazendo a segurança do traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morto este ano. Essa contaminação do batalhão foi se mostrando um problema ainda mais grave com a descoberta recente de agentes que vendiam uniformes, armas e munições para a quadrilha que domina o Complexo da Maré. A ação da semana passada, provando a conexão do Bope com o Comando Vermelho, foi o golpe final para uma reformulação generalizada.

“Acho necessário que isso aconteça para limpar o batalhão, mas ficamos sem entender o critério estabelecido desta vez. Há policiais com mais de 15 anos no Bope, e outros que chegaram no ano passado”, desabafou um sargento.

 Praticamente todos da lista de ontem foram transferidos para batalhões mais próximos às suas respectivas residências. A barca (popularmente conhecida dentro do batalhão como Navio Negreiro), no entanto, pode não ter acabado ainda. Há um temor dentro da unidade de que haja uma outra leva ainda esta semana. Hoje, cerca de 540 policiais são lotados na unidade, mas apenas 370 atuam diretamente nas ações do dia a dia.

Durante a entrevista coletiva que apresentou o resultado da ação de combate à corrupção, na semana passada, o corregedor da PM, coronel Victor Yunes, chegou a fazer um discurso emocionado e prometeu combater sem tréguas o desvio de conduta dentro da PM e, em especial, na tropa de elite mais famosa do Brasil e considerada uma das melhores do mundo. “Vamos continuar investigando para acabar com essa excrescência”, avisou. Por enquanto, ninguém fala oficialmente que essas transferências tenham relação com qualquer investigação da corregedoria interna ou da Subsecretaria de Inteligência.

Fonte: Veja

12 Comentários

  1. O sonhos dos esquerdistas travestidos de patriotas politicamente corretos é fechar logo o BOPE que tem a audácia de prender (ou matar) os traficantes e bandidos que eles tanto admiram para abrir no lugar alguma coisa inútil como centros de socialização de bandidos ou centros comunitários de apoio ao vagabundo que quer traficar porque é vítima da sociedade que não lhe dá o emprego de gerente de uma multinacional (ou o salário deste) que ele tanto quer apesar de não ter estudado e só ter praticado embaixadinhas com bola a vida inteira.

  2. Sr Atletico Mineiro , o policial corrupto é o pior bandido que existe. Ele trai não só seu irmãos de farda como toda a sociedade a qual ele deveria defender. Nesse caso, em sendo verdade as acusações, ele não só trai como também é cúmplice de vários homicídios cometidos pelos marginais que ele treina e protege. Caso se confime tais acusações, todo o rigor da lei deve ser aplicado contra todos os indivíduos que desonrraram a farda e a instituição. E isso não tem nada a direita ou esquerda. Tem a ver com a lei e a segurança da sociedade e da tropa . Espero realmente que tua opção política ideológica não te impeça de enxergar o óbvio a ponto de defender o pior tipo de bandido que existe:o fardado.

    • LARGA DE ESQUERDISMO BARATO SEU ESQUERDALHA… aqui não tem trouxa não… tente entre os pão com mortadelas… eles engolem essas conversinhas de CA… 🙂

  3. poxa , sou cruzeirence mas o atletico mineiro falou tudo ai… salario nao e definitivamente desculpa para um proficional ser corupto,, e sim o carater , a educaçao e assima de tudo o temos a deus ,,, a corrupçao e desvio de conduta na segurança do rio e do brasil diz tudo.

  4. Infelizente pouca gente procura os concursos da policia para ser realmente POLICIAL. A grande maioria usa o concurso publico buscando estabilidade financeira a qualquer custo e nesse caso a vocação e o caráter são deixados de lado. Desde a redemocratização vem ocorrendo isso nas Forças Armadas também. O reflexo disso é a presença de individuos nocivos e verdadeiras lideranças negativas dentro das instituições e chegando inclusive a nobre função de comandar unidades e delegacias , etc.
    As questões salariais e a pressão pelo “consumismo ostentação” agravam ainda mais a situação.
    Sinceramente não vejo melhoras na situação dessas instituições a médio prazo.

  5. Tá na hora de repensar toda a nossa política de combate ao crime e principalmente ao trafico de drogas. Porque há mais de 40 anos é a mesma coisa e nada muda.

    Pequenas pistas são os livros “Acionistas do Nada” de Orlando Zaccone e o outro, que, ainda não li, se chama “Como nascem os Monstros” de Rodrigo Nogueira.

    Outro ponto que quero destacar é que ninguém segue a trilha financeira do bilionário negócios de drogas. O meu palpite é que as drogas sumindo do mundo, metade dos Bancos do planeta iriam a falência.

  6. O problema é típico de unidades de elite que crescem demais,a qualidade decai…Antes quando eram 100 homens,era possível manter a ordem,o moral e a disciplina.Agora são 540,fica difícil controlar todos.Isso é mais uma armadilha esquerdopata para destruir o batalhão.Aumenta-se o número de operadores alegando necessidade,diminui-se a rigidez nos critérios de seleção e pronto,enchem o batalhão com corruptos e detratores que não honram a farda que vestem,se infiltram justamente com o objetivo de denegrir a tropa ,já que os filminhos de retórica esquerdista do tal José Padilha e estrelado pelo ator esquerdopata Wagner Moura não conseguiram denegrir essa famosa e mundialmente reconhecida tropa de elite,muito pelo contrário fê-la ser admirada pela população que não suporta mais a violência e quer ver o bandido morto.

  7. O problema na tropa começou com a necessidade de acresce-la para suprir não so as necessidades da Cidade do Rio de Janeiro cada ves mais crescentes mas tambem do Estado.
    Quando contava com 200 e poucos integrantes era uma unidade exemplo sem jamais ter havido um unico desvio de conduta.

1 Trackback / Pingback

  1. Em crise, Bope faz faxina e manda embora 60 policiais | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.