A Airbus Defence and Space recebeu uma encomenda firme da Direction générale de l’armement (DGA) para mais oito unidades dos aviões AirBus A330 MRTT Multi-Role Tanker Transport.
Os aviões constituem o segundo tranche do contrato multianual para 12 MRTTs A330 assinados pelo Ministério da Defesa francês, em Novembro de 2014 e eleva o pedido firme total a nove. Os três restantes estão programados para serem confirmados em 2018, permitindo a entrega de 12 aeronaves antes de 2025.
O primeiro A330 MRTT será entregue à França em 2018, seguindo-se a segunda em 2019, e os remanescentes a uma taxa de um ou dois por ano.
O A330 MRTT francês será propulsado por motores Rolls-Royce Trent 700 e equipados com uma combinação do sistema de abastecimento com “boom” e pods de reabastecimento “hose-and-drogue” sob as asas. Também será possível configurá-los em uma variedade de layouts que transportam até 271 passageiros, bem como arranjos medevac, incluindo o módulo de terapia intensiva MORPHEE francês, que pode transportar até dez pacientes, bem como 88 passageiros.
FONTE: Airbus Defence and Space
Embraer, saiu perdendo.