Iraquianos protestam contra presença militar turca em seu país

Os 150 soldados estariam apenas protegendo treinadores turcos para a libertação de Mossul do EI, alega Ancara. Iraque apela para a ONU. Rússia toma partido pela “integridade territorial iraquiana”.

Manifestantes incendeiam bandeiras da Turquia em Bagdá
Manifestantes incendeiam bandeiras da Turquia em Bagdá

Milhares de iraquianos protestaram neste sábado (12/12) contra o estacionamento de tropas da Turquia numa base próxima à metrópole de Mossul, no norte do país. No centro de Bagdá, pelo menos 4 mil manifestantes foram às ruas; em Basra vários milhares também se reuniram.

Alguns dos participantes queimaram bandeiras turcas, ameaçaram os soldados do país de atos violentos. Adeptos de um grupo xiita portavam faixas dizendo: “Morte à Turquia, morte para Erdogan”.

Numa tentativa de achar uma solução diplomática, o governo do Iraque apelou à Organização das Nações Unidas para que intervenha no conflito. O Conselho de Segurança da ONU precisa ordenar a retirada imediata e incondicional das tropas, já que a Ancara estaria cometendo uma “grave transgressão” da Carta das Nações Unidas e dos princípios do direito internacional, argumenta Bagdá.

O contingente em questão é de 150 homens e pelo menos 50 tanques blindados. Segundo o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan, os soldados protegeriam os turcos que estão treinando os combatentes iraquianos com o fim de retomar Mossul, ocupada desde 2014 pela milícia jihadista do “Estado Islâmico” (EI). O Iraque nega haver pedido tal ajuda, enfatizando que a presença das tropas turcas estaria violando seu território soberano.

Também neste sábado Moscou declarou que apoia a integridade territorial do país árabe. O ministro russo do Exterior, Serguei Lavrov, conversou sobre a mobilização ilícita com seu homólogo iraquiano, Ibrahim al-Jaafari. As relações entre a Turquia e a Rússia acusam tensão crescente, desde o abate de um caça russo pelas Forças Armadas turcas , em 24 de novembro.

Soldados turcos na região curda do Iraque
Soldados turcos na região curda do Iraque

Fonte:DW

8 Comentários

  1. ,..Por trás dos Turcos,genocidas, estão os iankss, seus srs. e dos Irakianos… Os Curdos, tem de expulsar os invasores de sua futura Pátria, caso contrário, vão se fazer presentes assim como no OM e ficaram como os Palestinos; só na intenção. …Trágico 🙁

  2. O ” jênio ” Erdogan aprontando das suas, pela segunda vez este individuo comete erros para proteger seus bem treinados e queridos terroristas isso já mostra desespero de que a mamata do petróleo barato está chegando ao fim
    Um invasão ao Iraque pelas forças turcas pegaria mau na comunidade internacinal e deixaria a turquia ainda mais isolada.

  3. Alguém precisa expulsar esses turcos de lá….o exército iraquiano poderia pedir cobertura para os iranianos e os russo e tocar artilharia encima destes vagabas!

  4. Se tem alguém que está para colocar tudo a perder no Oriente Médio e Norte da África é a tal da Turquia. Esses caras estão provocando russos e todos os árabes em volta…. e isso não vai acabar bem.

  5. Turquia diz que paciência com Rússia “tem limite”, afirma jornal

    ROMA (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a paciência da Turquia com a Rússia “tem um limite”, após a reação “exagerada” de Moscou a um incidente naval no fim de semana entre os dois países, de acordo com um jornal italiano nesta segunda-feira.

    Um destróier russo disparou tiros de advertência contra um navio turco no Mar Egeu, no domingo, para evitar uma colisão, e Moscou convocou o adido militar turco para tratar do incidente.

    “O nosso era apenas um barco de pesca, parece-me que a reação do navio da Marinha russa foi exagerada”, afirmou Mevlut Cavusoglu ao jornal italiano Corriere della Sera em entrevista.

    “A Rússia e a Turquia certamente devem restabelecer as relações de confiança que sempre tiveram, mas nossa paciência tem um limite”, disse Cavusoglu.

    É provável que o incidente eleve as tensões entre os dois países, que divergem sobre a Síria e a derrubada de um avião de guerra russo pela Turquia no mês passado.

    Cavusoglu disse que a Rússia já “se colocou em uma posição ridícula” com as acusações do presidente Vladimir Putin de que a Turquia havia abatido o jato para proteger o fornecimento de petróleo do Estado Islâmico. “Ninguém acreditou nisso”, disse.

    O chanceler também criticou a intervenção militar da Rússia na Síria, dizendo que estava destinada a sustentar o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e não a lutar contra o Estado Islâmico.

Comentários não permitidos.