Cresce venda de armas de guerra russas

Relatório aponta que fabricantes de armamentos da Rússia registraram aumento de quase 50% na receita em apenas um ano. Empresas de EUA e Europa, porém, ainda dominam os negócios.

Tanque alemão Leopard 2 A7: Europa e EUA ainda lideram venda de armas no mundo
Tanque alemão Leopard 2 A7: Europa e EUA ainda lideram venda de armas no mundo

Conflitos dominam as manchetes: seja na Síria ou no Iraque, na Ucrânia ou no Mar da China Meridional – para mencionar apenas alguns exemplos. Por esse motivo, a constatação de que os gastos militares caem pelo quarto ano consecutivo é um dos resultados mais surpreendentes do novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri) sobre as cem principais empresas de defesa e armamentos, divulgado nesta segunda-feira (14/12).

A diminuição, no entanto, é pouco acentuada: segundo o Sipri, em 2014, a soma das receitas de todas as cem principais empresas produtoras de armas em todo o mundo foi de 401 bilhões de dólares. Isso significa uma queda de 1,5% em relação a 2013. Outra constatação foi que o peso do comércio mundial de armamentos continua a pender para o lado da Rússia.

“Os fabricantes de armamentos russos registraram um enorme aumento de vendas. De 2013 a 2014, as firmas russas que estão na lista das cem principais empresas aumentaram as suas receitas em quase 50%. Atualmente, 19 fabricantes russos fazem parte dessa lista. Em 2013, eram somente dez”, explica Peter Wezemann, que trabalhou no relatório do Sipri.

tabela

EUA dominam mercado

Esse aumento, porém, não deve obstruir a visão: com uma parcela de mercado de mais de 80%, fabricantes de armas dos EUA e Europa ainda dominam os negócios. Somente os EUA possuem 38 empresas de armamentos entre as top 100, cujas vendas perfazem mais da metade da receita das citadas na lista, ou seja, 54,4%.

Outra coisa que chama a atenção no relatório deste ano em relação ao do ano passado: novos atores provenientes de países menores ou novas empresas se tornam visíveis no mercado. Entre os novos países na lista, estão Turquia e Coreia do Sul, cita Wezemann.

Contrariando a tendência de declínio da venda de armas na Europa, em 2014, as empresas bélicas alemãs registraram uma receita consideravelmente maior do que em 2013: um aumento de quase 10%. Isso se deve especialmente à venda de submarinos.

Segundo Wezemann, entre os principais compradores de submarinos da empresa ThyssenKrupp estão Israel, Turquia e Coreia do Sul. A empresa de armamentos Rheinmetall, por sua vez, se beneficia do renovado interesse alemão em veículos blindados.

De acordo com o colaborador do Sipri, esse desenvolvimento está ligado à crise na Ucrânia. A nova ascensão da violência armada na Europa, mas também no Oriente Médio, “fortaleceu a ideia de que o Exército é importante”, diz Wezemann.

O especialista destaca que Suécia e Alemanha, por exemplo, vão aumentar o seu orçamento militar – o que viria a beneficiar, em primeira instância, as indústrias bélicas nacionais. “Os clientes mais importantes das empresas de armamentos são, de longe, os seus próprios governos”, afirma.

tab

Alemanha, país exportador de armas

A Alemanha está entre os principais exportadores de armas. Na Europa, o país ocupa a primeira posição. E isso apesar do anúncio do vice-chanceler federal e ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel, de agir de forma muito mais restritiva em relação a exportação de armas.

O fornecimento de tanques de guerra por parte da empresa Krauss-Maffei Wegmann, que ocupa o 83° lugar na lista das top 100, para países como a Arábia Saudita e Qatar, não se encaixa bem com as declarações de Gabriel. A partir deste ano, esses dois países passaram a se envolver em combates no Iêmen. Os contratos para essas transações, no entanto, foram assinados há vários anos. Na época, não havia guerra no Iêmen, e Gabriel ainda não era ministro.

tab b

O que faltou no relatório do Sipri foi a China. De lá, infelizmente, não há nenhum dado confiável, lamenta o especialista em armamentos de Estocolmo. Wezemann deixa claro, no entanto, que a China é um fabricante de armas extremamente importante. O relatório do Sipri aponta que seis companhias chinesas estão entre as 20 primeiras do ranking, e que um fabricante de aviões está até mesmo entre as dez principais empresas de produção de armamentos.

Wezemann aponta dois fatores para o crescimento da indústria bélica chinesa: em primeiro lugar, nos últimos dez anos, os gastos militares na China têm registrado um aumento forte e ininterrupto. Além disso, o país está exportando muito mais armas para o exterior.

Fonte:DW

29 Comentários

  1. mas é isso que eu não entendo …é isso que eu não consigo entender de vcs…mas o pós venda não é ruim?!…não é horrível?!..as armas de guerra deles comercializadas não são sempre imprestáveis e toscas tio Bosco, Deagol, RR & Cia?!….como é que pode isso?!…como é que ainda vende assim?!…porque ainda compram desse jeito?!…e porque que ainda cresce as vendas?!….

    agora a fedentina toma conta mesmo de tantas calcinhas rasgadas…hihihihihi….ABRAÇOS… eu adoro todos vcs meus fãs……vamos confraternizar juntinhos mais este Natal que chega em nossas vidas….vamos confraternizar juntos de montão aqui….hihihihihehehehe…. 😀

    • E quanto, onde e como eu disse que armas russas são imprestáveis e toscas…? Larga a mão… Apenas não acredito que tudo o que é feito na Rússia é o melhor para o Brasil… Aliás, pelo que já li do que os demais comentaristas já postaram, nenhum deles disse estritamente o que você alega…

      “…eu adoro todos vcs meus fãs…”

      Pela maneira tão… veemente… como você nos cita, dá pra ver quem é fã de quem aqui… 😉

      • “RR_
        15 de dezembro de 2015 at 17:52

        E quanto, onde e como eu disse que armas russas são imprestáveis e toscas…? Larga a mão… Apenas não acredito que tudo o que é feito na Rússia é o melhor para o Brasil… Aliás, pelo que já li do que os demais comentaristas já postaram, nenhum deles disse estritamente o que você alega…

        “…eu adoro todos vcs meus fãs…”

        Pela maneira tão… veemente… como você nos cita, dá pra ver quem é fã de quem aqui… ”

        mas é claro que adoro vcs senhor RR..todos vcs moram no meu coração…já comprei até aqui um panettone de trufa pra gente comer neste Natal….aprendi com a dor e a distância que o amor de fã é muito mais do que palavras podem dizer….hihhihihi… 😀

  2. olha como a Rússia esta falida senhor RR….hihhiihi…. 😛

    Rússia falindo trilogiopatas?!…ela apenas deixou de comprar da união europeia para comprar na América do Sul do Sul…países como Finlândia e Noruega já reclamam/amargam dos prejuízos!!…. o turquinho vai sofrer sem a usina nuclear e o gás vai subir de montãããooo….. hihihihi… 😛

    A Rússia tem a quinta maior reserva de ouro…mais de 1.200 toneladas… 😉

    ALGUNS INVENTOS RUSSOS:

    * Comunicação por rádio – Aleksandr Popov

    * Carro elétrico – Fiódor Pirotski

    * Helicóptero – Igor Sikorski

    * Transformadores – Pável Iablótchkov e Ivan Usságuin

    * Televisão – Vladímir Zvoríkin

    * Borracha sintética – Serguêi Lébedev

    *Colheitadeira – Andrêi Vlássenko

    * Computador ternário – Nikolai Brusentsov

    enfim.. o mundo todo utiliza os produtos “toscos e imprestáveis” de INVENÇÃO RUSSA… A tabela periódica a mais usada em química foi desenvolvida por quem?.. Quem vai de carona nas naves Russas pra Estação Espacial Internacional?…Quanto os eua devem à China?…Rússia não é e JAMAIS SERÁ colônia… que o diga Hitler e Napoleão Bonaparte…pois povo que se valoriza e se respeita..que se dá ao respeito jamais é conquistado de alguma forma..e sempre alcança isto dai…seu desenvolvimento, soberania e independência…quem tentar tirar isto deles e dos Chineses vai para o espaço junto com eles e uma terça parte da humanidade… 🙂

    https://www.youtube.com/watch?v=eUGxlQo8g8Y

    • É… A Rússia vai tão bem que está em recessão…

      A tecnologia por transmissão de rádio tem por pioneiros Tesla e Marconi… Mas há pesquisas que reconhecem que as primeiras transmissões reconhecidas como tal partiram do padre Roberto Landell de Moura, em 1893; antes da experiência de Aleksandr Popov, que se deu em 1896 ( mesmo a experiência de Tesla antecedeu a do russo, comprovadamente ocorrendo em 1894 )… Apenas em alguns países do leste europeu e na Rússia ele é creditado como sendo inventor do rádio… Aliás, acho que hoje só os russos acreditam que Popov inventou o rádio…

      O primeiro veículo elétrico, uma locomotiva, foi constituído por Thomas Davenport, isso por volta de 1834… O primeiro carro elétrico prático foi contruído por Thomas Parker, em 1884. Empresas americanas no final do século XIX já construíam carros elétricos, mas foram suplantadas por Henry Ford… E seja como for, Fiódor era ucraniano, e não russo; e seu maior progresso foi na área ferroviária, fazendo o primeiro bonde elétrico de que se tem notícia…

      Igor Sikorsky fez seus experimentos com helicóptero em solo americano; e foram os americanos que compraram suas ideias… Aliás, ele é outro ucraniano…

      Os tranformadores são invenção de Faraday…

      Vladimir Zworykin estudou na França e após a guerra civil russa emigrou para os EUA, onde foi admitido no laboratório Westinghouse, onde realizou as pesquisas que deram origem aos tubos de raios catóditos… Mas a primeira coisa que pode ser chamada de televisão veio em 1925 por John Logie Baird, que era do Reino Unido…

      A primeira coisa que pode ser definida por borracha sintética veio pelo trabalho de Gustave Bouchardat, em 1879, na França… E Fritz Hofmann ( quimico alemão ) teve êxito em suas experiências dois anos antes de Lebedev lograr êxito em suas experiências com polibutadieno…

      Obed Hussey criou a primeira colheitadeira, em 1833, antes de Andrei Vlasenko, que fez seu primeiro experimento em 1868…

      E quanto a computadores, os maiores desenvolvimentos se deram no Ocidente…

      Mas seja como for… O que as conquistas pessoais de homens de destinos tão distintos tem a ver com a situação atual da Rússia…? Aliás, são provas de que glórias passadas por si só não constroem o futuro…

      E a propósito, ninguém é invencível… Os russos na Primeira Guerra que o digam, com uma campanha que foi um desastre, de Tannenberg até ao acordo de Brest-Litovsk…

      • “_RR_
        15 de dezembro de 2015 at 19:00

        É… A Rússia vai tão bem que está em recessão…

        E quanto a computadores, os maiores desenvolvimentos se deram no Ocidente…

        Mas seja como for… O que as conquistas pessoais de homens de destinos tão distintos tem a ver com a situação atual da Rússia…? Aliás, são provas de que glórias passadas por si só não constroem o futuro…

        E a propósito, ninguém é invencível… Os russos na Primeira Guerra que o digam, com uma campanha que foi um desastre, de Tannenberg até ao acordo de Brest-Litovsk…”

        olha só..começou a rasgação de calcinha Warpath…calma senhor RR…rasga com calma e carinho pra não machucar ….vai rasgando devagar com cuidado que é pra não ficar com uma fissura anal…com calma se não vc fica com uma hemorroida….hihhihihi… 😉

        “Aliás, acho que hoje só os russos acreditam que Popov inventou o rádio…”

        igual os estadunidenses né…só eles acreditam mesmo que foram aqueles picaretas dos irmãos wright que inventaram o avião…. 😀

      • “Aliás, acho que hoje só os russos acreditam que Popov inventou o rádio…”… não só os russo, mas também suas “amantes” latinas, meu caro… vide o maquineta trollador, apaixonado pelo tacão russo… 🙂

    • Quanta merda, vc não tem vergonha não seu Troll?

      Igor Sikorsky russo? Vc bebeu? E ele ainda inventou o helicóptero nos… EUA!!!

      Ridículo…

      • RSRSRSSRSRSRSSSS… comida de rabo vermelho com o selo VADER, O EMPALADOR de qualidade… rsrsrssrsrssss… o trolladorzinho marca ZERO saiu desancado e mancando das duas pernas… 🙂

      • “Caio
        15 de dezembro de 2015 at 22:45

        K.O

        _RR_
        18 de dezembro de 2015 at 13:00

        Apelou, perdeu…

        David Bowman
        16 de dezembro de 2015 at 11:16

        E o juiz conta enquanto a maquina trol está na lona!
        7…8…9…vitoria do RR!

        simplismente humilhou o trolador!”

        PELOS PODERES DO BACON!!!!

        EUUU.. TENHOOOO A FORÇAAAA…

        https://www.youtube.com/watch?v=HVHjHL7ms00

        HAAAAAA…

  3. Erdogan é tão ” jênial ” que ele até previu que a Rússia seria beneficiada com a venda de armas que tem mostrado seu valor pra quem de fato interessa ,ou seja o cliente final são eles que escolhem qualidade e preço e é isso que os russos tem.

    Pra quem dizia que haveria um “caos logístico” , ” o pós-venda dos russos é péssimo” e outra insanidade histéricas ” dê uma olhada nessa imagem:

    https://www.instagram.com/p/_UkIUviqX3/?taken-by=fab_oficial

  4. Esses Generais do Pentágono/EUA…
    .
    Tudo nesta matéria é mentira…, NÃO ACREDITEM EM UMA SÓ PALAVRA…
    .
    Isso é matéria paga pelo Pentágono…
    .
    TUDO QUE ESTÁ ESCRITO NESTA MATÉRIA, É SÓ PARA — “ARRANCAR MAIS VERBAS DO CONGRESSO DOS EUA…”
    .
    TUDO MENTIRA…, TUDIO MENTIURA…!!!
    .
    Ai galera…, vocês ai…, que sempre souberam destas mentiras, me ajude ai…, postem mais afirmações que é mentira…, não me deixem falando isso sozinho…, vai…, aparece ai…
    .
    — “SÓ QUE NÃO”…
    .
    Saudações,
    .
    konner

  5. Coincidência…
    Todas as principais empresas do setor tem como principal comprador o próprio mercado interno, e sempre com pedidos vultosos e não tímidos. O que lhes garantem vultosas receitas, rotineiras e certas. Acrescente-se a isto as suas vendas externas e chegamos a enormes valores de receita e números enormes de empregos gerados.

    Agora vejam a diferença de nossas empresas de Defesa:
    Nossa Imbel, e seu novo fuzil IA-2, que deverá substituir os antigos FAL que são em número de mais de 200.000 oxidados e desgastados, está com pedido de apenas 1000/mês, errado, o pedido é de 1000/ano, ou seja, neste ritmo serão mais de 200 anos para substituir os FAL. Patético!
    Se aquele que deveria ser o principal comprador e marketeiro é um encolhido, logo nossas empresas de Defesa precisam serem heroicas para sobreviverem.

    Quantos empregos o tal de LPD Siroco, que será nosso navio doca multipropósito NDM Bahia, que poderia ter sido projetado e construído aqui, gerou na França?

    • “Topol
      17 de dezembro de 2015 at 11:51

      O ispicialistra Bosco está até com caimbra na testa de tanta raiva desses russos miseráveis…

      Cada vez que eu acesso o reduto aéreo eu casco o bico das presepadas daqueles trolls, aquilo virou site de comédia.”

      “Caio
      15 de dezembro de 2015 at 22:45

      K.O”

      “David Bowman
      16 de dezembro de 2015 at 11:16

      E o juiz conta enquanto a maquina troll está na lona!
      7…8…9…vitoria do RR!

      simplismente humilhou o trolador!”

      https://www.youtube.com/watch?v=NjIvM_R6z3U

  6. Isso aí é cíclico. A indústria bélica da Urssinha tá vendendo bem porque o Ditador Vlad Putin tá gastando a rodo.

    Logo logo a Urssinha quebra de novo e vai tudo pro buraco. De novo…

    De mais a mais a Urssinha Carinhosa perder pra GB em termos de produção bélica é só um indicativo de que ainda está muuuuuuuito longe do poderio bélico do Império Soviético.

1 Trackback / Pingback

  1. Cresce venda de armas de guerra russas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.