Petróleo do EI acaba nas mãos do regime de Assad, dizem EUA

Autoridades americanas afirmam que grande parte da produção petrolífera do “Estado Islâmico” é vendida ao governo da Síria. Ataque aéreo da coalizão mata líder das finanças do grupo jihadista.

0,,18880962_303,00

As autoridades americanas calculam que a organização extremista “Estado Islâmico” (EI) tenha arrecadado mais de 500 milhões de dólares através da venda de petróleo no mercado negro. Grande parte disso teria ido parar nas mãos do regime do presidente sírio Bashar al-Assad, afirmou nesta quinta-feira (10/12) Adam Szubin, do departamento do Tesouro americano, que atua como subsecretário para o Terrorismo e Crimes Financeiros.

Numa das mais detalhadas explicações públicas do comércio de petróleo promovido pela organização terrorista, Szubin contou que os jihadistas arrecadam 40 milhões de dólares por mês com caminhões-tanque que vão além das frentes de batalha da guerra civil na Síria.

“O EI vende grande parte desse petróleo ao regime de Assad”, afirmou Szubin. “Ambos se esforçam para eliminar um ao outro, e ainda assim, estão envolvidos em um comércio de milhões e milhões de dólares.”

Parte do petróleo produzido pelos jihadistas é consumida internamente nas áreas controladas pelo grupo, enquanto outra parcela da produção chega até as regiões curdas ou à Turquia, afirmou a autoridade do Tesouro americano.

Além dos mais de 500 milhões de dólares obtidos com as vendas de petróleo, os rendimentos do EI advêm de saques a bancos nos territórios que ocupam e da prática de extorsões.

“Atacamos essas duas frentes: a habilidade do EI de gerar renda e de utilizar esses rendimentos”, explicou Szubin. “Recentemente, a coalizão lançou uma nova campanha militar que inclui ataques de precisão a bens essenciais de energia do EI, como campos de petróleo, refinarias e caminhões-tanque”, contou.

EUA eliminam “ministro das Finanças” do EI

Abu Salah, considerado a principal autoridade financeira da organização extremista, foi morto em um ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos. Autoridades americanas informaram que, além dele, dois outros membros do alto escalão do EI morreram em ataques aéreos no Iraque e na Síria, no mês passado.

Salah era “um dos membros mais proeminentes e experientes da rede financeira do EI e vinha como um legado da Al Qaeda”, afirmou o coronel Steve Warren, porta-voz das Forças Armadas americanas. “Sua morte e a de seus antecessores esgota o conhecimento e talento necessários para coordenar o financiamento da organização.”

Os outros dois membros foram identificados como Abu Mariam, que liderava as redes de extorsão do EI, e Abu Waqman al-Tunis, que seria uma autoridade executiva do grupo.

Fonte: DW

24 Comentários

  1. Assim não…
    .
    Fala sério…!!!
    .
    Esse jeito dos norte-americanos (falsos, esnobes que se acham melhor do que os outros) me incomoda, mas não me ofende.
    .
    Agora…, TENTAR ME CONVENCER…, QUE É O POSTE QUE URINA NO CACHORRO…, ai não…, assim já é de mais…
    .
    — “Não sabe brincar…, não desce pro play…”
    .
    Saudações,
    .
    konner

  2. As autoridades americanas mais uma vez atira para depois perguntar …Hahahahah..
    .
    Essa autoridades deveriam explicar um outro roubo e bilhões U$ dos cofres iraquianos depois da invasão dos EUA à aquela nação …e que até hoje, o pentágono não sabe explicar .. Hahahah..
    .
    .
    *************************
    .
    Desaparecem US$ 8,7 bi do Iraque
    .
    Washington – O Pentágono não sabe onde foi parar quase 9 bilhões de dólares procedentes do petróleo iraquiano e de outros fundos que recebeu para programas de reconstrução depois da invasão norte-americana de 2003. A informação foi revelada ontem em auditoria. “A falha nos controles deixou os fundos vulneráveis ao uso inapropriado e a perdas não detectadas”, informa relatório do escritório do Inspetor Geral para a Reconstrução do Iraque.
    .
    (*)fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=301&Caderno=0&Noticia=174517
    .
    .
    (…) O Pentágono recebeu 9,1 bilhões de dólares em 2004 de um fundo das autoridades americanas no Iraque, destinado a fazer com que os iraquianos se beneficiassem dos lucros com a venda de petróleo e gás e dos bens confiscados do regime de Saddam Hussein.
    .
    A auditoria descobriu que o Pentágono não pôde justificar apropriadamente 8,7 bilhões de dólares, porque as agências de defesa que os receberam não criaram contas na Tesouraria nem se estabeleceu organismo de controle.
    .
    “O Iraque deveria tomar ações judiciais para ter devolvida essa enorme soma de dinheiro”, disse Sabah al-Saedi, dirigente do Comitê de Integridade Parlamentar do país árabe.
    .
    Esses fundos não fazem parte dos 53 bilhões de dólares alocados pelo Congresso para a reconstrução.
    (…)

    • Vc é louco pra andar por lá mas não te deram a carteirinha ???… RSRSRSRSRSRSRSSRSS… não para de falar dos caras… deixa de ser mau perdedor… imagine o dia que o seu bofe te largar… vai se rasgar de dentro pra fora… 🙂

      • Ele tentou andar por lá sim, mas como lá tem uma meia dúzia que “tem café no bule” foi tanta humilhação que ele tomou que fugiu de lá com o rabicó no meio das pernas, ganindo que nem uma cadelinha chorosa…

        “Us trilogiopata num dexa eu ganhá as discussão, mimimimimimi…”

        🙂

        É um derrotado por natureza…

      • Derrotado por natureza é vc que participa deste espaço outrora desdenhado por….vc…. 😀

        Fora claro, sua patética tentativa de convencer os leitores de que a Rússia está acabada….

        😀

      • E o que dizer de vc que já foi suspenso daqui por um período e mesmo assim, continua insistindo de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá….:D

        Deixa de ser mau perdedor….rsrsrs!

  3. Essa que o Assad compra petróleo do EI é de doer,agora os EUA vem com essa, enquanto fazem vistas grossas aos caminhões do EI que contrabandeiam o óleo sírio para a Turquia !

  4. Nada como o tempo e uma boa investigação para desmascarar toda esta safadeza que foi arquitetar este suposto E.I. e o pior ainda estar por vir pois as cordas da geo politica estão no limite se uma arrebentar terremos uma guerra de grandes proporções e o Brasil com certeza sera levado a se envolver neste conflito.
    Já imagino o Brasil se envolvendo num conflito mundial com os F5 e os Super tucanos e levando o NAe São Paulo (A-12) rebocado para o fronte.

  5. e a guerra de informação/propaganda começa a chegar no fundo do poço/cumulo do ridículo senhores….milhões de doutrinados, alienados ou ignorantes acreditarão nisso…que o regime de Assad compram dos saqueadores as próprias riquezas que saqueiam de seu pais…como é que pode um pais comprar as próprias riquezas de seu território que foram saqueadas dela….vejam senhores a importância da instrução, educação de berço e senso critico na formação de um sujeito nos dias de hoje

    • “vejam senhores a importância da instrução, educação de berço e senso critico na formação de um sujeito nos dias de hoje”… TUDO O QUE A SUA IZQUIERDA COMBATE…:)

  6. Não é surpresa…

    Como já foi dito, esse petróleo passa de mãos em mãos até chegar ao consumidor final… E quando chega, já nem dá mais pra saber se é ou não petróleo do EI, posto estar misturado a petróleo de fontes lícitas…

    A rigor, esse petróleo termina consumido em praticamente toda a Síria, além de outros países; e é utilizado por praticamente todos os grupos naquela região, o que explica a hesitação inicial em atacar essa rede por todos os participantes externos ( inclusive russos, que só se moveram de fato após o atentado ao A-321 ).

  7. O maior destinatário do petróleo roubado é a Turquia, seguido de Israel. A Síria, sobre embargo e sem acesso ao seus próprios recursos, recebe ajuda energética da Rússia e da Venezuela.

      • Deve ser o mesmo que falou que “A rigor, esse petróleo termina consumido em praticamente toda a Síria, além de outros países; e é utilizado por praticamente todos os grupos naquela região, o que explica a hesitação inicial em atacar essa rede por todos os participantes externos ( inclusive russos, que só se moveram de fato após o atentado ao A-321 ).

        rsrsrs! 😀

1 Trackback / Pingback

  1. Petróleo do EI acaba nas mãos do regime de Assad, dizem EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.