Policiais do Bope são presos por envolvimento com o tráfico no Rio

alx_brasil-bope-rio-20091207-02_original

Agentes da tropa de elite da PM davam informações sobre operações e vendiam armas e drogas para bandidos da maior facção criminosa do Estado

Quatro policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram presos na manhã desta sexta-feira, suspeitos de fazerem parte de um esquema criminoso de vazamento de operações e venda de armas e drogas para traficantes do Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio de Janeiro. A ação foi resultado de quatro meses de uma investigação conjunta da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), Corregedoria da PM e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. Outro agente está foragido.

De acordo com os investigadores, eles tinham contato direto com criminosos das principais favelas dominadas pelo CV e que, hoje, abrigam alguns dos maiores criminosos da cidade, como Chapadão, na Pavuna, Faz quem Quer, em Rocha Miranda; Covanca, Jordão, São José Operário, Barão, em Jacarepaguá; Antares e Rola, em Santa Cruz; Vila Ideal e Lixão, em Duque de Caxias; e Complexo do Lins, no Méier. Em praticamente todas as ações panejadas pelos homens de preto havia vazamento minutos depois das reuniões ainda dentro da sede do batalhão, em Laranjeiras, na Zona Sul. Segundo investigadores, as propinas variavam entre 2 000 e 10 000 reais por favela.

Foram presos Maicon Ricardo Alves da Costa, que se identificava como Preto 1, André Silva de Oliveira, o Preto 2′, Raphael Canthé dos Santos, o Preto 3 e Rodrigo Meleipe Vermelho Reis, todos ainda lotados no Bope. Já Silvestre André da Silva Felizardo, que se identificava para os criminosos como Corinthians, estava atualmente no 15ºBPM (Caxias).

Desde fevereiro o site de Veja vem revelando esquemas de corrupção, extorsão e venda de armas e drogas envolvendo integrantes da tropa de elite da PM do Rio de Janeiro. Alguns deles chegaram a prestar segurança para bandidos da facção Amigos dos Amigos (ADA) como Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, e Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, que acabou morto numa ação conjunta das polícias Civil e Federal. As reportagens mostraram ainda um esquema parecido, em que ‘caveiras’ também vendiam armas, uniformes e informações privilegiadas para a quadrilha do Complexo da Maré, na região dominada pela facção Terceiro Comando Puro (TCP). Agora, com essa relação comprovada de recebimento de propinas do Comando Vermelho, as autoridades mostram que o Bope se entranhou na teia criminosa das três quadrilhas que dominam o tráfico de drogas do Rio de Janeiro. A faxina na tropa que já não tem mais quase nada de elite passou da hora.

Fonte: Veja

15 Comentários

  1. Quando se lida com o crime,
    especialmente o combate ao narcotráfico…Este tipo de infiltração do crime organizado nas organizações policiais é inevitável. Por isto é fundamental o serviço de inteligência interna, para pegar os agentes corruptos e manter este mal sob controle…

    O caso do DENARC em São Paulo é um exemplo clássico de organização policial onde a corrupção dos agentes da lei saiu do controle e se espalhou como uma peste, apodrecendo por dentro este órgão da policia civil paulista…

    http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,abadia-para-acabar-com-trafico-basta-fechar-o-denarc,9156,0.htm

    É o fruto de mais de 20 anos de governos tucanos no estado paulista, onde o PCC deita e rola!

  2. O Brasil está em guerra contra esses marginais e guerra é ganha por quem mata mais.
    Não adianta passar a mão na cabeça e conversar.

  3. País com código penal frouxo é ninho de ratos e ratazanas em todos os setores da sociedade… Direitos Humanos (de bandidos) provem o contrário?

    Com uma enorme quantidade de pessoas (inclusive adultos com mais de 50 anos – safados) da classe média e alta brasileira consumindo toneladas de drogas mensalmente… a quantidade de centenas de milhões de reais entrando no bolso dos meliantes do ramo da droga permite seduzir e comprar mesmo os policiais de elite… Alguma dúvida?

    Sem punição pesada para todo tipo de bandidagem e bandidos não há como construir um nação ordeira e em paz. Infelizmente nosso país virou terra e paraíso de pilantras. Que fazem o querem e vivem felizes no meio da multidão de suas vítimas trabalhadoras e honestas, pois não estão nem aí para uma punição que, se vier, será muito suave.


    Num país sério e radical a punição para esses policiais seria perpétua ou morte.
    Num país sério seria 30 anos de cadeia integral.
    No Brasil será apenas uma simples demissão……………..ou pior alguma rídicula transferência ………….triste!!

  4. Normal , a tropa inchou , caiu os criterios para a sele;ao , fazer parte da tropa passou dar estatus aos milicos , oficiais corruptos passaram a ser nomeados para a tropa , passaram a utilizar a tropa como se fossem milicos para opera;oes rotineiras , naao valorizaram seus integrantes com salarios compativeis , enfim , tudo dentro da normalidade , no brasil tudo que eh bom dura pouco !

    • Ela em si é considerada tropa de operações especiais podendo ate ser usada nas forças armadas.
      Onde tem seres humanos tem imperfeições e falhas o que não justifica.
      Pra mim Caveira corrupto deveria ser executado.

  5. Esses “policiais” deveriam seguir o exemplo do pedreiro que provou que pobreza não é sinônimo de fracassado e dependente do estado, muito menos de desculpa para praticar bandidagem… MERITOCRACIA É TUDO QUE UM POVO DEVE BUSCAR:

    “Não preciso de bolsa alienação” diz pedreiro de 63 anos ao se formar em Direito após pedalar 42km por dia para estudar.”

    “Aos 63 anos, o pedreiro Joaquim Corsino é sinônimo de conquista e superação. Morador de Cariacica, município do Estado do Espírito Santo, Joaquim realizou o sonho de sua vida ao se formar em direito. Para chegar à conquista, todos os dias o pedreiro pedalava cerca de 21 quilômetros de sua casa até a faculdade de direito, que fica em Vitória, ou seja, 42 quilômetros com ida e volta.

    O pedreiro, nascido em Itaumirin, interior de Minas Gerais, pretende ser delegado de polícia, e começou a estudar em 2008, pagando a faculdade com o dinheiro que juntava desde 1980, quando teve que deixar os estudos para trabalhar.

    Contudo, um imprevisto fez com que o mineiro trancasse o curso. “Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, disse em entrevista. Persistente, o pedreiro não desistiu e retornou aos estudos em 2012, quando concluiu o bacharelado.

    “Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso, e todo esse resultado é mérito meu! Eu não preciso de bolsa alienação, eu quero sustentar minha família com meu dinheiro, e não as custas do governo”, declarou o formando, completando que o próximo passo é ser aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).”

    • Só para complementar… o Sr. Joaquim é um homem de cor preta… não aceitou ser tratado como um COITADO… parabéns a ele pela dignidade e pela coragem de não aceitar ser tratado como incapaz pelo estado gramscista atual que adora uma guerra de classes para se manter no poder…

      • Não tenho certeza… me parece que em alguns estados foi derrubado via lei… em outros permanece… atualmente não sei dizer qnto a PF… faz muito tempo que li um edital de concurso para delegado federal… com a palavra os eventuais candidatos que estejam em dia com a legislação pertinente…

1 Trackback / Pingback

  1. Policiais do Bope são presos por envolvimento com o tráfico no Rio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.