Turquia convoca embaixador russo depois de um militar russo ter exibido lança-rockets

Depois da Turquia abater um avião da força aérea russa, um militar num navio de guerra russo exibe um lança-rockets ao passar no Estreito de Bósforo, aumentando a tensão entre os dois países.

A Turquia convocou o embaixador russo depois de, durante o fim-de-semana, um militar numa embarcação russa ter alegadamente exibido um lança-rockets enquanto o navio passava no Estreito de Bósforo, em Istambul.

O fotógrafo Emre Dağdeviren partilhou, via Twitter, fotografias que registam o momento:

66655

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco afirmou que este incidente “é uma provocação”. Citado pela publicação turca Hurriyet Daily News, Mevlüt Çavuşoğlu afirmou ainda que “a violação do espaço aéreo” turco “pelos aviões russos e a passagem dos navios de guerra russos através do Bósforo são duas coisas muito diferentes”. De relembrar que as relações entre a Turquia e a Rússia deterioraram-se após o abate de um avião da força aérea russa por parte da Turquia, que alega que o avião russo invadiu o seu espaço aéreo e não respeitou os avisos dados.

“A exibição de um míssil por um soldado num navio de guerra russo, ou outras coisas como armas anti-aéreas, é pura provocação”, acrescentou o ministro turco.

A BBC refere que, segundo um tratado assinado em 1923, a Turquia tem de deixar passar todos os navios pelo Estreito de Bósforo em tempos de paz. Para a armada russa no Mar Negro, o estreito é a única passagem que dá acesso ao Mar Mediterrâneo e restantes mar e oceanos do mundo.

*Texto editado por Rita Ferreira

Fonte: Observador

Nota do Editor: Na imagem pode se ver claramente que a arma que aparece não e um lançador tipo RPG (Rocket-propelled grenade) mas sim um sistema antiaereo portatil do tipo MANPADS (Man-portable air defense systems).

19 Comentários

  1. Certos estão os russos, os turcos provocaram agora que paguem a conta!
    Os militares russos estão doidos para vingar seus militares….

    • As retaliações por parte do Kremlim são ferozes e bem danosas Vader, creio que não seria uma boa escolha fazer o que vc disse.

    • É por aí.
      Mas tem uma alternativa… não fechar de todo, mas:
      Colocar um alto pedágio para passagem de navios de guerra.
      Vamos ver quem vai rir então.

      Encarar numa guerra declarada milhões de turcos guerreiros sanguinários, os russos tão afim mesmo?

      • É… abre as pernas como no Afeganistão… se lá não deram conta nem de guerrilheiros, imagina um país bem armado e com exército regular… os caras dormem com o ursinho pimpão e depois passam a ter orgasmos sonhando com o putinho… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Turquia convoca embaixador russo depois de um militar russo ter exibido lança-rockets | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.