Eleições na Venezuela ameaça hegemonia chavista

Nicolás Maduro: o presidente da Venezuela aposta pelo "voto duro" chavista para aprofundar o modelo socialista
Nicolás Maduro: o presidente da Venezuela aposta pelo “voto duro” chavista para aprofundar o modelo socialista

Descontentes com a crise econômica e com a insegurança, os venezuelanos votavam neste domingo em calma em eleições legislativas cruciais nas quais a oposição ameaça arrebatar do chavismo o controle parlamentar pela primeira vez em 16 anos.

Longas filas se formavam na maioria dos 14.500 centros de votação, que abriram às 06h00 locais (08h30 de Brasília), em um dia que se estenderá por 12 horas e no qual foram convocados 19,5 milhões de venezuelanos para eleger 167 deputados da Assembleia Nacional.

“Queremos sair deste pesadelo, é preciso lutar com uma fila para comprar um pouco de comida, não há remédios, nem fraldas… Imagine! Isso precisa mudar”, declarou à AFP Maria, uma professora aposentada de 53 anos, na fila de um centro eleitoral em Chacao, leste de Caracas, reduto da oposição.

O presidente Nicolás Maduro aposta pelo “voto duro” chavista para aprofundar o modelo socialista mas, segundo as pesquisas, a opositora Mesa de la Unidad Democrática (MUD, centro-direita) conquistaria ao menos a maioria simples em um parlamento dominado pelo governismo de esquerda desde que em 1999Hugo Chávez, falecido em 2013, chegou ao poder.

“Apesar de serem eleições parlamentares – em um regime presidencialista – são muito relevantes: provocarão uma recomposição das forças políticas e permitirão que a vontade de punição possa se expressar”, declarou à AFP o analista Nicmer Evans, próximo a Chávez, mas crítico de Maduro.

As eleições legislativas representam, segundo o cientista político John Magdaleno, a possibilidade de um contrapeso em um Estado cujos poderes estão totalmente controlados pelo governismo.

Em uma ação surpreendente, Maduro autorizou o líder opositor radical Leopoldo López, que cumpre quase 14 anos de prisão, a votar, segundo ex-presidentes latino-americanos que se reuniram no sábado com o presidente.

“Já votei, pela liberdade, por meus filhos, pela liberdade de Leopoldo López e de todos os presos políticos. A mudança já começou”, declarou sua esposa Lilian Tintori, afirmando à imprensa que seu marido votará em uma urna móvel que será levada à prisão de Ramo Verde, nos arredores de Caracas.

Até agora não havia o registro de incidentes, embora o país petrolífero de 30,6 milhões de habitantes votasse em um ambiente marcado pela polarização política, que desta vez tem um novo ator: chavistas irritados com o governo de Maduro.

Revolução ou mudança

Maduro, que assumiu o poder em abril de 2013 após a morte de seu mentor, encara, com uma popularidade de 22%, o que, segundo ele, são as eleições “mais difíceis” do chavismo, em meio ao crescente mal-estar pelo elevado custo da vida e pela aguda escassez de alimentos.

“Não se consegue papel higiênico. Em outros países isso não acontece. Não se pode votar pelo governo quando há problemas para sobreviver”, disse Filros Guzmán, funcionário de um restaurante de 24 anos que anteriormente votou pelo chavismo, e que neste domingo apoiava a oposição.

Guzmán também se queixa da insegurança crônica. A Venezuela é, depois de Honduras, o segundo país com a maior taxa de homicídios do mundo (62 por cada 100.000 habitantes), segundo a ONU.

Sob o lema de “mudança” e deixando para trás por enquanto suas divisões históricas, a MUD promete, a partir da Assembleia que se instalará no dia 5 de janeiro, acabar com a insegurança e com as distorções econômicas e impulsionar uma anistia para presos políticos, sem descartar uma saída antecipada do presidente.

Invocando o legado do pai da “revolução bolivariana”, o governismo promete aprofundar o sistema socialista e advertiu que, se a oposição vencer, ela acabará com os programas sociais.

“Aqui não há volta. Revolução e mais nada!”, expressou Gilberto Marcano, um mecânico de 73 anos, no bairro Lidice, no centro-norte de Caracas.

O governo atribui a crise a uma guerra econômica dos empresários da ultradireita apoiados pelos Estados Unidos e à queda dos preços do petróleo, que desferiu um duro golpe ao país – que tem as maiores reservas petrolíferas do mundo – e no qual 96% de suas divisas são provenientes do petróleo.

A Venezuela encerrará 2015 com uma contração econômica de 10% e uma inflação de 200%, segundo economistas independentes. Um rígido sistema de controle de divisas – com três taxas de câmbio – convive com um mercado negro onde o dólar é cotado 145 vezes mais que o mínimo legal.

Muitos venezuelanos se abasteceram de alimentos diante do temor de que se repitam os protestos que deixaram 43 mortos em 2014 e pelos quais López foi condenado.

Cerca de 180.000 militares vigiam a votação em todo o país. Vinte municípios votam sob estado de exceção na fronteira com a Colômbia.

Criticado por restringir a presença de observadores estrangeiros, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) afirma que este é o sistema eleitoral mais perfeito do mundo.

Fonte: Exame

43 Comentários

  1. Nicolas Maduro teve a chance de aproveitar o que tinha de melhor no governo do Chaves e mudar o extremismo que tanto atraía o olhar dos EUA. Era questão de tempo, uma pessoa despreparada para jogar no tabuleiro contra players terríveis, todo mundo sabe que os EUA restringe o progresso na AL, já que nos tem como quintal, mas pintar a cara de vermelho e governar insanamente é pedir pra cair, e hoje chegou o dia dessa queda começar, não só na Venezuela, na Argentina já começou coma entrada de Macri, e se der mole viveremos o mesmo aqui. Gente que poderia ter aprendido com Putin, Xi Jinping, mas não, resolveram ir pelo caminho de Fidel, e triste…teremos que aturar partidos elitistas que só beneficiam bancários e grandes corporações, lá se vai o sonho de soberania, bem vindos a era dos vassalos.

    • Ah, é, a América “Latrina” sempre colocará a culpa no outro (norte-americanos, ingleses, chineses e até em marcianos).

      A culpa NUNCA é NOSSA.

      Na matéria já mostrava isto: uma professora APOSENTADA com 53 anos reclama do governo venezuelano!

      Não percebe que ela, aposentada tão cedo, é PARTE DO PROBLEMA!

      Lá como aqui no Brasil, o sistema previdenciário é o GRANDE sorvedouro de dinheiro público, para manter uma turma que pouco trabalhou na vida ou, se trabalhou, NADA contribuiu para a previdência.

      Os latinos andavam como sonâmbulos. Precisavam de uma queda para acordar. Os argentinos e os venezuelanos, depois de caírem e quebrarem o nariz no chão, já acordaram.

      E os brasileiros? Acordam quando?

      • Discovery, releia de novo se necessário, pois vc não entendeu o que eu escrevi.
        Não pus a culpa nos EUA, mas no Nicolas que teve a pportunidade de ser um governante ideal e na verdade se saiu mal, quanto a citação dos EUA, nada mais que óbvio já conhecido, que o gran irmão norte sempre interferiu nos assuntos da AL a fim de limitar seu crescimento, forçando alinhamento, e por diversas vezes iniciando guerras midiaticas para colocar e depor nossos lideres, se vc não acompanha notícias mas só lê O Globo fica dificil ter essa percepção. Quanto ao Nicolas, ele foi péssimo presidente, Dilma errou feio em apoiá-lo.

      • Caro Arc, se não fossem os EUA e suas empresas o Brasil por exemplo só produziria café até hoje. E seria beneficiado lá nos EUA.

        Não diga besteiras…

    • Deixa de ser sem noção, Arc… quem é que está preso e ligado a um petista ???… acaso é um proletário ???… não… é um BANQUEIRO… logo, AGORA é que estamos sob a égide de um partido elitista que só beneficia banqueiros e não bancários… AGORA SIM, é que estamos sendo sugados sem dó… ou vc não paga energia, combustível e comida ???… sai as ruas, meu caro, e veja como o trabalhador está carregando essa malta bandida que só sabe explorar a sociedade… deixe de ser nonsense… VASSALO SOMOS AGORA… VIVA O CAPITALISMO SELVAGEM, OS CONTRATOS e a MERITOCRACIA…

      https://www.youtube.com/watch?v=dkHGUmH_sBg

    • Será que o Brasil será expulso do MERCOSUL depois do golpe ?
      .
      Com o Paraguai foi assim, de acordo com as normas do MERCOSUL se um déspota assumir o governo de forma ilegal por meio de um golpe …este pais será colocado fora do bloco até que novas eleições mesmo que seja fajuta como foi com o Paraguai, eleja outro governo .. mesmo que seja de mentirinha . 😉
      .
      Dessa vergonha a Argentina e a Venezuela escaparam pois lá, o respito a instituição do Voto foi levado à sério .
      .
      Más como esse mundo é engraçado , logo os argentinos e os venezuelanos tanto criticado pelos coxinhas hoje dão exemplo de respeito a democracia .. rsrsrsr
      .
      Deferia o Aércio e a sua tropa de golpista ir lá na Venezuela em um jatinho pago pelo contribuinte e pedir uns conselhos ao Maduro de como se deve se comportar de pois de uma eleição .. Hahahahahahah ..

    • Os USA tem título de eleitor na Venezuela também? Acorda.
      Os USA devem ter coisa mais importante para se preocuparem. Nem do petróleo da Venezuela ele dependem mais.
      O cerco à Rússia, tomada da Criméria, Leste da Ucrânia, Mar da China, Irã, Iraque/Síria, desacelaração da economia, escudo ant-mísseis não deixam tempo para os USA se preocuparem com ditaduraszinhas viralatas e auto-implosivas.
      A descupa padrão é sempre culpar o “inimigo externo”.
      Essa ideologia vagabunda dos bolivarianos está implodindo a Venezuela há mais de uma década. Isso está estampado na história até para eles, para a arrogância, burrice, ranço e ideologia de ódio não permitem que eles enxerguem. Ou vingem que não enxergam.

      • Esse chico é mais um demente antiamericanista cuja massa bostérica foi lavada em algum CA nas fefeleches esquerdalhas Brasil afora… como são idiotas… chega a ser doença… até burrice tem limites…

      • Não precisa ter voto, basta ter dinheiro e interesse político. É muito simplório este teu argumento.
        Tem gente, que nunca saiu da cidade em que nasceu e fala da Venezuela como se lá residisse. Quem sabe o que é bom para os venezuelanos são eles?
        Uma coisa é certa: enquanto os ditadores bolivarianos reconhecem a derrota e aceitam o resultado das urnas, os “democratas” entreguista brasileiros não admitem que foram vencidos e, tentam diariamente um golpe de estado contra a vontade do povo. A “direita torta” brasileira não tem nenhum projeto para o pais e em 2018 será chibata nos coros novamente.

      • Francisco, só para seu conhecimento ” É muito simplório este teu argumento.
        Tem gente, que nunca saiu da cidade em que nasceu e fala da Venezuela como se lá residisse”. Brother, já trabalhei em vários países, na América do Norte, Africa, Europa e Oceania. Já saí e voltei para morar no Brasil diversas vezes. Meu trabalho me proporciona contato com pessoas do mundo todo. Tenho amigos morando na Venezuela e outros que tem família morando lá. Não me baseio em jornalecos panfletários da equerda, que usa o ataque ao outros como defesa ao invés de tentar provar o impossível, a sua inocência. Eu tenho uma noção do mundo em geral, sei o que tem de bom mundo a fora e o que tem de ruim Brasil a dentro.

  2. TÁ NA HORA, TÁ NA HORA, TÁ NA HORA DE ACABAR… PULA PULA ESSA DESORDEM… SÓ MUDANÇA SEM PARA… DÁ UM PULO VAI PRA FRENTE… SOCIALISMO NUNCA MAIS… E ATRÁS LÁ VEM A GENTE… COMUNISMO NUNCA MAIS… HILÁRIO HILÁRIO IA SER… OH OH OH (3X)… É A TURMA DO CHAVES SE MANDANDO DE UMA VEZ… 🙂

    • No Chile pularam para trás e depois deram um salto triplo para a esquerda. Ser enganado pelas mentiras da direita faz parte da história desses povos, por isso são tão atrasados.

      • Como se a esquerda chilena fosse igual a esquerda populista e bolivariana que infesta muitos países da América Latina.

        No mais, o movimento para extirpar essa corja do poder já começou. Argentina e Venezuela deram a largada. Em 2016 será a vez da petralhada sofrer uma derrota acachapante nas eleições municipais.

    • De lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá….. cê jogá… De lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá…. 😀 😀 😀

    • Democracia é isso, o povo põe, o povo tira.
      Saludo a la resistencia de Venezuela, los perseguidos, los exiliados, los familiares de los muertos y torturados.
      A cura desse câncer está chegando ao continente.
      Esperemos que as mudanças tragam num futuro próximo um judiciário não amarrado a este câncer, para que as famílias encontrem justiça.
      Agora, são mais de dez anos descendo buraco a baixo, ninguém se engane, vai demorar para a oposição conseguir sair do atoleiro que o “socialismo do século passado” deixou a Venezuela. E isso só depois que destituírem o ditador.

    • Não rotule nem muito menos generalize, respeito vc ser da direita, mas muitos governos com viés de esquerda prosperam pelo mundo, isso não tem ligação com a ideologia, mas com o caráter e inteligencia, coisa que faltou ao Maduro e a Kichner.

      • “O socialismo só dura enquanto não acaba o dinheiro dos outros.” – Margareth Tatcher.

        Estou com quase 40 anos e ainda não vi um governo de esquerda levar prosperidade duradoura pra seu povo…

  3. A lição de democracia de Maduro para Aécio e FHC. Por Paulo Nogueira

    Maduro reconheceu imediatamente a derrota na Venezuela e afirmou que era uma vitória da democracia.

    Clap, clap, clap.

    De pé.

    Os chavistas perderam o controle na Assembleia Legislativa, mas não perderam a compostura.

    Maduro fez o oposto, o exato oposto, que Aécio e seu mentor FHC vem fazendo desde outubro de 2014.

    Eles jamais aceitaram a derrota. Não respeitaram em nenhum momento os 54 milhões de brasileiros que votaram em Dilma. Desprezaram e tentaram anular o que existe de mais belo e mais puro nas democracias: as urnas. Uniram-se ao que há de mais corrupto e mais podre na política brasileira, Eduardo Cunha.

    Para tanto, se utilizaram dos pretextos mais sujos, mais sórdidos, mais cínicos. Tudo valeu e tudo vale para promover um golpe que, caso realizado, vai remeter o Brasil para o estágio de Republiqueta. Até as urnas eletrônicas foram postas sob suspeita.

    É a plutocracia com seus vassalos de sempre, como Aécio e FHC hoje e Lacerda e Roberto Marinho ontem, pronta para desestabilizar e derrubar governos populares.

    Não importa para Aécio e FHC que o Brasil seja arremessado a uma convulsão social por causa do golpe em marcha.

    Ou, em sua brutal miopia reacionária, eles imaginam que vão roubar – esta a palavra, roubar – o poder sem reação?

    Os brasileiros mais esclarecidos – e eles vão muito além dos petistas – já não conseguem mais segurar sua raiva.

    Teve uma força simbólica formidável o coro entoado nos shows de Caetano e Gil no Rio de Janeiro na música Odeio Você. Espontaneamente, os jovens presentes montaram uma parceria vocal com Caetano. Odeio você Cunha.

    Cunha é odiado por se apropriar de dinheiro dos brasileiros, descaradamente inventar histórias nas quais ninguém pode acreditar e depois usar seu cargo espuriamente para tentar escapar da punição que merece ao jogar as luzes para o processo de impeachment.

    Seus sócios neste crime de lesa democracia, a começar por Aécio e FHC, acham que vão escapar do ódio despertado por Cunha? Eles vão esperar que as plateias berrem “Odeio você Aécio”.

    Aécio e FHC estão cometendo um erro de cálculo extraordinário. Vivem num mundo antigo, e imaginam que a mídia amiga vai proteger sua reputação neste golpe.

    Ora, esta é a Era da Internet, e não há Marinhos, Frias, Civitas, Mesquitas que façam a chuva parar.

    Acabamos de ver o que aconteceu com Alckmin no embate com os estudantes de São Paulo. Mesmo apoiado pela imprensa, Alckmin foi derrotado, com um preço devastador sobre sua imagem, quando nas redes sociais viralizaram fotos e vídeos de seus policiais batendo na garotada.

    Os golpistas perderão – ou agora ou depois. Não existe chance de que sua empreitada macabra dê certo.

    Neste exato momento, os brasileiros têm a oportunidade de ver o contraste que surge da Venezuela.

    Maduro fez o que qualquer democrata digno faz ao perder: reconheceu a derrota no mesmo dia. E vai tratar de aprender as lições para futuras eleições.

    Aécio e FHC são infames, abjetos, desprezíveis ao sabotar a democracia fingindo, como os generais de 1964, protegê-la.

    Me ocorre um título de Puig ao pensar neles. Começa assim: maldição eterna.

    E então, como a plateia de Caetano e Gil, dou meu complemento a Puig. Maldição eterna e Aécio e FHC.

    • Nascimento, quando o FHnistão ganhou a eleição o PT e seus aliados sairam gritando pelo impedimento antes mesmo da posse. Lembra disso? Acho que não.
      O PT também foi um dos partidos que saíram gritando pelo impedimento do Collor, mesmo que o motivo, como hoje sabemos, foi o não acerto de contas do Mensalão, já naquela época. Lembra disso também.
      Ademais, o PT, e a esquerda, tenta se iludir, iludir seu curral eleitoral, ou sei lá o que, com a idéia de que Aécio e as “zelites” estão por trás disso. Brother, o POVO está indo para rua, o povo está cansado de intervensão em tudo, roubalheira e mentira, não é o Aécio. Esse otário é só mais um verme que quer pegar carona para se promover e tomar o trono. Mas as manifestações de ruas, puramente apartidárias, mostraram que o brasileiro está cansado de ser a sétima economia com padrão de vida de quadrigésima. Esse otário sabe que o povo não quer o socialismo, nunca mais, mas também não o quer. Se ele um dia assumir, vai ser cobrado do mesmo modo. O Brasil precisa de livras dessa ideologia da esquerda para lutar por um país melhor, mas não será o Aécio ou a Marina que vão mudar isso. Aliás, para mim a Marina é a pior de todos.

  4. Consumada a segunda derrota da esquerda populista, parasitária e predadora da América Latina em 15 dias, os blogs pelegos movidos a bolsa puxasaquismo da SECOM ou ao Banner camarada da Petrobrás resolveram apostar em estratégia idêntica para tergiversar sobre o fracasso ou seja, foram exaltar supostas virtudes democráticas do caudilhos derrotado.

    Primeiro foi o editor do Toletaço. Em seu, vai lá, arrazoado, ele exalta o fato de Maduro ter reconhecido o grito das urnas contra o seu fiasco e protesta pelo fato da mídia brasileira, como de resto a mídia internacional, chamar o motora de busão por aquilo que ele exatamente é ou seja, um tirano caricato.

    Depois, foi a vez do “Editor Chefe” do DCM, que pode ser corretamente entendido como Diário do C* do Mundo. Ele, que defende o chavismo morando em Londres, onde certamente não falta papel higiênico, e nutre inveja doentia e atávica por Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo, começa pedido aplausos de pé para o condutor de coletivo por ter reconhecido a derrota. Ele prossegue dizendo que os chavistas perderam nas urnas mas não perderam a compostura, como se esses 15 anos de vilipêndio ao povo venezuelano não tivessem mostrado de forma cabal que chavismo e compostura são expressões completamente incompatíveis entre si.

    E aproveita a oportunidade para chamar a nossa oposição de golpista, como se uma roubalheirazinha bilionária na Petrobrás não fosse suficiente para “cassar o resultado das urnas” (lembrando que por muitíssimo menos Nixon foi obrigado a renunciar). E ainda aduz que reconhecida a derrota Maduro, “como bom democrata”, irá “tratar de aprender as lições para as eleições futuras” (como se o intelecto rasteiro do homem que conversa com “pajaritos” fosse capaz desse tipo de reflexão).

    A verdade é que ambos os pelegos passaram longe de analisar as razões pelas quais o motora de busão foi derrotado, embora todos saibamos quais foram: Incompetência, populismo, corrupção, tráfico de drogas e também a incapacidade do socialismo em produzir e distribuir riquezas afinal, como bem disse a Dama de Ferro, o socialismo é bom até a hora que acaba com o dinheiro do outros.

    • O Brasil foi descoberto em 1500 e até 2002 foi governado pela “direita” e sempre foi um pais de terceiro mundo, portanto, não venha colocar a culpa disso na esquerda.
      Alias quando o PSDB perdeu as eleições para o PT o PIB do BRASIL era 300 bilhões de dólares e hoje é de 2,2 trilhões de dólares. PORTANTO, VIVA A ESQUERDA POPULISTA.
      E não venha com o velho papo de que o PT é corrupto, pois este mal está entranhado no ser humano. É corrupto o policial que recebe propina, o guarda de transito que recebe toco para não multar, o deputado e senador que exige cargos para votar a favor dos projetos governamentais e por ai vai…

      • Você pensa que todos aqui possuem o intelecto corrompido pelo consumo excessivo de pão com mortadela meu caro MAV? Pois você está muito enganado…..

        O Crescimento do PIB de 2003 até hoje se deu por outros fatores que não possuem absolutamente nada a ver com a administração Petralha. Tem a ver, sim, com o boom de commodities da China. Ou seja, toda essa bobagem que vocês tentam impingir ao povo como “Diplomacia ativa e altiva”, “diplomacia sul-sul” é apenas retórica fajuta.

        E quanto à corrupção é fato que o ParTido não inventou a corrupção. Contudo, institucionalizou e industrializou a corrupção como bem demonstram o mensalão e o Petrolão.


  5. Oposição obtém maioria em eleições legislativas na Venezuela

    .

    Primeiro boletim oficial dá 99 vagas para opositores contra 46 do chavismo.
    Maduro aceitou a derrota eleitoral com “moral e ética” do chavismo.

    .
    (*)fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/com-9603-das-urnas-apuradas-oposicao-tem-maioria-na-venezuela.html
    .
    .
    **********************************************
    .
    Assim como foi na Argentina, na Venezuela também foi jogo limpo na moral.
    .
    E até o momento, respeito ao resultado nas urnas se mantem…
    .
    Bem diferente em terra onde a “democracia é paraguaia” … onde tudo termina ou em pizza ou em golpe

  6. A VERDADE, caríssimo, é que TÍNHAMOS QUE COMER DESSA FRUTA PODRE para chegarmos as mesmíssimas conclusões que os povos eslavos chegara: COMUNISMO SÓ É BOM PRA QUEM MANDA… e pros que mamam nas tetas do estado porque são amigos do rei… o resto é só dor e ranger de dentes… E O CHORO ESQUERDALHA É LIVRE… 🙂

  7. A nova trapaça no Congresso dos canalhas que estão ao lado de Cunha. Por Jean Wyllys

    Digam-me se não se trata de atitude de canalhas oportunistas que estão pouco se lixando para o bem-estar dos brasileiros e brasileiras e mais preocupados em usurpar um governo que perderam em eleições limpas e democráticas? Digam-me se não se trata de atitude de golpistas?

    Há pouco mais de uma semana, parlamentares dos partidos de oposição de direita – PSDB, DEM, Solidariedade e PPS – que haviam votado em Eduardo Cunha para presidente da Câmara Federal e o empoderado em acordos subterrâneos contra as matérias de interesse do governo Dilma e na tramitação das chamadas “pautas bombas”; há pouco mais de uma semana, estes parlamentares que estavam em conluio com Eduardo Cunha até mesmo depois do surgimento de suas contas na Suíça – constituídas mediante corrupção passiva, lavagem de dinheiro (inclusive numa igreja evangélica) e evasão ilegal de divisas – decidiram, após um apelo dramático (no sentido teatral) da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), marchar pelos corredores da Câmara até o Conselho de Ética para pedir a admissibilidade do processo de cassação de Cunha naquele colegiado.

    Na ocasião, eu fiz questão de me afastar deles! Recusei-me a ser fotografado ao lado de gente que, até aquele dia, estava conspirando com Eduardo Cunha, inclusive contra essa mesma representação no Conselho de Ética (feita por nós do PSOL e pela Rede Sustentabilidade) que, naquele momento e providencialmente, eles queriam ver admitida. Deram entrevistas aos jornais e telejornais sempre dispostos a lhes dar tribuna e dispararam frases de efeito contra o presidente da Câmara (já combalido junto à opinião pública) como se não soubessem que este vinha prevaricando e abusando das prerrogativas do cargo para salvar a própria pele.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-nova-trapaca-no-congresso-dos-canalhas-que-estao-ao-lado-de-cunha-por-jean-wyllys/

    • Vc vem aqui no PB trazer a baila um texto do jean jeep willis !!!???… tenha vergonha na cara, nascimorto… esse site é um site sério… poupe-nos de porcarias… já não bastam os posts do sputiniks da vida que os seus pares esquerdopatas pincham aqui ???… FALA SÉRIO !!!…

  8. Ah! Como é bom ver a esquerda populista vermelha caindo pela própria incompetência. Uma pena que os venezuelanos acordaram tarde, porque os estragos ficarão ainda por um bom tempo.

1 Trackback / Pingback

  1. Eleições na Venezuela ameaça hegemonia chavista | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.