Com preocupação após Paris, Abin monitora curiosos sobre EI na internet

Imigrantes também são acompanhados pela agência de inteligência.
De olho nas Olimpíadas, agência dialoga com shoppings, bares e hotéis.

abin

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) possui atualmente alguns “alvos” na área de terrorismo, pessoas que são acompanhadas e monitoradas com atenção “porque sobre elas pesa algum tipo de suspeição” de que possam se envolver mais ativamente, cooptar ou fornecer alguma forma de apoio a ações no país, informou o diretor-geral da agência, Wilston Trezza.

Entre os perfis que preocupam a Abin está o de pessoas que demonstram interesses por grupos de terroristas, como o Estado Islâmico, por meio de redes sociais. “E não [são] poucos, muitos. Alguns se envolvem um pouco mais”, diz Trezza.

“O acesso as redes sociais hoje é uma parte considerável do dia a dia de todas as pessoas. E há pessoas que se interessam, por curiosidade, ou desperta o interesse, alguns se envolvem um pouco mais. Mas o fato de estarem acessando o site e fazendo contatos internacionais não significa que passaram a ser uma ameaça para o país”, explica.

Outro foco de atenção são estrangeiros que passam pelo país ou imigrantes, como.
Conforme o diretor-geral da Abin, “é natural” que haja perigo de que, entre os refugiados possa haver integrantes destas organizações.

Fluxo migratório
“Temos hoje esse fluxo migratório muito grande. Assistimos pela televisão as pessoas tentando entrar em outro país a pé.  Uma infinidade de pessoas, crianças, adultos, idosos e um controle absolutamente eficaz é difícil. Mas é possível que entre duas, três, quatro, cinco mil pessoas se dirigindo para determinada localidade, alguém seja integrante de alguma organização terrorista”, afirmou  o diretor-geral da Abin, Wilson Trezza, em Brasília.

Após os ataques em Paris, na França, reivindicados pelo Estado Islâmico e que deixaram ao menos 129 mortos e mais de 350 feridos, a Abin começou um trabalho de conscientização junto à iniciativa privada sobre a importância do tema, em especial devido à preparação para as Olimpíadas, que serão realizadas no Rio de Janeiro em 2016.

Conforme o diretor de contraterrorismo da agência, Luiz  Sallaberry, um encontro já foi realizado com shopping centers, e também será realizada uma reunião incluindo bares, restaurantes e hotéis do país para aumentar a troca de informações.

Conforme o diretor-geral da Abin, os ataques de Paris mudaram o foco de preocupação em relação a ataques isolados provocados por uma pessoa sozinha – chamados de “lobos solitários” -, pois, na capital francesa, várias pessoas realizaram atos isolados, mas salientou que não há indicação de grupos com estrutura para a realização de ações de terror no Brasil.

Sem indicação
“Não temos nenhuma indicação de que grupos estejam atuando no Brasil nesse sentido. São pessoas individualmente fazendo contatos. Há até a possibilidade de que vários dos que fazem contato de alguma maneira tem uma relação entre si. Não identificamos. Agora, no dia a dia, em nossas relações internacionais, temos a convicção de que não somos alvo de terrorismo”, salientou.

“A Abin não é um órgão consultivo, mas troca informações, e um dos assuntos que nós damos atenção é a entrada de estrangeiros em território nacional. Caso haja alguma suspeita por qualquer órgão ou uma suspeita originada na própria Abin sobre determinado estrangeiro, alertamos”, afirmou o diretor Luiz Alberto Sallaberry.

* Com supervisão de Tahiane Stochero

Fonte: G1

34 Comentários

  1. O que tem de fundamentalistas na internet que fala que vai atacar a presidente da república do Brasil e a PF ainda demostrou uma completa “incompetência ” para resolver isso… não é brincadeira …. e as olimpíadas, é uma boa vitrine para os fundamentalistas .

  2. Vou orar para nada der errado, pois não acredito na competência de nenhum órgão de segurança do BRASIL, falo isso com total conhecimento ! aqui é muito blá,blá,blá, arrogância e nada de competência !

  3. um atentaduzinho nestas olimpíadas bem neste momento de abertura/autorização de uma tentativa de processo de impeachment contra o governo petralha daria um bom impulso na coisa toda que orquestram….todos nos sabemos bem que esta Abin monitora e acompanha movimentações/atividades de grupos terroristas por este pais a muito tempo…e que mantém tudo isto abafado e oculto do publico…pois ao primeiro comando de alguma “força oculta” este pais acaba igual a Ucrânia….e é por isto que este governo petralha mantém sempre uma linha de postura diplomática em relação a qualquer destes grupos insurgentes e suas causas…

    ESTÃO AVISAAADDDOOOSS….

    • Assuntos que envolvem segurança nacional ficam mesmo ocultos das midias e do conhecimento de terceiros.
      Muita coisa tambem as vezes é maquiada não para abafar mas sim por envolverem relações externas.
      Muito babaca por o pais ser uma bagunça atrasada pensa quye nosso serviço secreto e nossos centros de inteligencias são atrazados e defasados e não são tanto assim como se pensam.
      A pouco tempo recebemos uma quantidade de cameras iguais as usadas nos satelites Americanos de alta precisão e que batem trocentas fotos por minuto.
      Ja estão sendo usadas inclusive em helicopteros,drones e forças de segurança.
      A poucos anos atraz isso chegou a ser noticiado no jornal nacional uma unica vez um lider de facção do complexo da Maré em meio a seu aparato de contenção a noite apos 19hs foi identificado facialmente e abatido com um unico tiro de um drone.Então temos drones armados sim né ! Apos essa primeira noticia não se falou mais nesse assunto e nem mesmo foi possivel identificar se ele era operado pela PF ou a inteligencia do EB.
      Então meu caro nesta Republica de Ratazanas coalhada de trairas vendidos e preostituidos ainda temos uma pequena parcela dedicada e comprometida com unidade nacional.
      Agora mesmo tem muitos coçando para por as mãos em “amiguinhos” que queiram aprontar e que se pegos nada sera vinculado e simplesmente desaparecera.

  4. Eu acho que o sistema de vigilancia e monitoramento do Brasil, é precário, poderia qualifica-lo de ” BOCA ABERTA ” ou seja, tudo a vontade, entre e sai desse país quem quer.

  5. Vejam a pérola que encontrei:

    Junior em 4 de dezembro de 2015 em 9:04 pm Responder

    “Para não termos mais populistas de esquerda no poder é imprescindível o foco em educação. Eu fui de esquerda até os meus 27 anos (atualmente com 29) e votei muitas vezes no PSOL e algumas no PT antes de acordar para a cilada marxista. Mas as ideias que eu tinha não nasceram sozinhas na minha cabeça.

    O choque tem que ser cultural também!

    MENOS MARX
    MAIS MISES”

    Bom sinal… sinal que a juventude tá acordando para a realidade… CHORA BANANEIRA ESQUERDALHA… CHORA… 🙂

    POIS DIAS MELHORES VIRÃO !!!…

    • Vocé é tão ridiculo que quando comentam seus posts são bucéfalos ideologicos como voce.
      Então o bucefalo acha que mais educação é ministrar ideologias para nossos jovens kkkkkkkkkkkkk

  6. A ABIN petralha, hoje, não passa de uma Guestapo pra vigiar opositores do regime de exceção petista… tinham que ter previsto a traição dos petralhas qnto ao FORO DE SÃO PAULO e demais trairagens como a entrega do suor do povo brasileiro a regimes comunistas ditatoriais mundo afora… e DE GRAÇA… sem garantias… ou seja, a ABIN hoje é mais um órgão MELANCIA… a desgraça causada as instituições nacionais pelos PETRALHAS foi muito mais profunda do que imaginamos…

    • Bostérico quando voce vai aceitar que somos um povo multiracial multicultural aceitamos multiplicidades e não toleramos intolerancias preconceitos racismos e xenofobias.
      Voce representa a minoria de vermes que alem de racistas e intolerantes é capaxa vendida e traira de interesses externos escusos.
      Voce apenas sossegara sua hemorroida quando levar aço quente por dentro das fuças pois vermes como voce devem serem estirpados do meio de nossa sociedade para o bem do Brasil e dos Brasileiros.
      Escolinha de radicais trairas a aprenderem intolerancias racismos preconceitos trairagens e golpismos kkkkkkk.
      Digno de pena.

      • Vc que é digno de pena, esquerdista maldito. Acha que engana quem com seu ufanismo barato ¨defênçor dás minuria¨ e outras bobagens. Graças aos brasileiros terem escutado e feito tudo o que babacas como vc disse nas últimas décadas é que o Brasil foi parar no fundo do poço. Eu fico só imaginando o quê de mortadela vc deve receber para escrever tantas sandices idiotas todo santo dia.

      • Não tenho ideoilogia não bundão .Para mim tanto os bandidos no poder quanto traidores prostituidos e vendidos como os iguais a voce deveriam todos serem executados a pauladasw pois não valem nem um projetil.

      • Voltou do inferno ESQUERDALHA ???… tá certo… em Buenos Aires a direita ganhou e vc se sentiu um cumpanheiro em terra hostil ???… é, as férias acabou mais cedo pra tu… vai pra cuba… pega carona em um SU-24 russo… mas não passe perto da fronteira Colombiana… lá pode ter F-16 te esperando… 🙂

  7. Sou obrigado a ser curioso com o EI dado que escrevo sobre Geopolítica. Posso ser um dos monitorados…

    Pois, que fiquem atentos. Se entrar algum jihadista eu aposto que o fará portando passaporte britânico, francês, dinamarquês, alemão, sueco ou austríaco.

  8. Após os atentados na Noruega houve um estudo acadêmico, não me recordo de qual Universidade daquele país, que tratava justamente sobre esse tema. A conclusão foi que os “lobos solitários” são pessoas, jovens em geral, invisíveis nas redes sociais.
    Uma das consequências desse estudo refletiu-se em diversas empresas que passaram a olhar com desconfiança funcionários que não estavam presentes nas mídias sociais.

  9. Riu falcão, presidente do partidão e outras de sua lideranças estavam outro dia defendendo a “regulamentação estatal das redes sociais”

    Vcs já imaginam o que e isto não?!

    O atual governo e contra ate a criminalização do terrorismo, fazem de tudo para barrar projetos no congresso com este objetivo.
    Claro que estão fechados com sua militância que considera o terror ferramenta revolucionária, tanto que o “argumento” contra o projeto de lei anti terrorismo e que “querem criminalizar movimentos sociais”
    Obviamente se o ISIS existisse em solo tupiniquim estes o considerariam movimento social justo

  10. Tá todo mundo monitorado aqui no PB faz tempo, principalmente os mais antigos, no Cavok também e no Defesa Aeronaval… e os caras até gostam das idéias e riem muito com esses débeis mentais KKKKKKKKKK.

    Na minha cidade então, o que mais tem é mãe diná, pai dinó e sherloquista… engrossando a interminável fila de PARDAL, CAPIM, , FORMIGA, CAGUETA, PUXA-SACO e JUDAS.

    • Ser monitorado pelo Serviço Secret de meu pais pra mim é uma honra.
      Ser monitorado e atacado por serviço secreto estrangeiro na WEB apenas por defender o interesse e a unidade nacional é que é estranho.
      Tem um velho dito que diz : “Quem não deve não teme” ja quem deve se borra.

  11. A ABIN deveria estar mais interessada e atenta é na movimentação de Anglos e Judeus inclusive em paises vizinhos e monitorar seus contatos.
    Se viermos a ter atentados durante os jogos Olimpicos tenham a certeza que foi articulado direta ou indiretamente por serviços secretos Americano,Ingles e Judeu.
    A tempos eles querem fazer o Brasil compactuar com os unilateralismos e paranoias deles contra povos de origem Arabe.
    O Brasil não possui nenhuma animosidade com paises Arabes e nem com seus grupos radicais.
    Muito pelo contrario a colonia Arabe no Brasil é extensa e enganjada em nossa sociedade enquanto a colonia Judaica é minoria e intolerante.

    • Esse é o SEM VERGONHA que me vem com hipocrisia do tipo “quando voce vai aceitar que somos um povo multiracial multicultural aceitamos multiplicidades e não toleramos intolerancias preconceitos racismos e xenofobias.”… DEIXA DE SER COVARDE… vc é o MAIOR RACISTA E XENÓFOBO por aqui, maluquete… veja o que vc escreve sobre os judeus, americanos e ingleses… vc é um DOENTE… acusar uma nação inteira por supostos erros de seus governos, ainda que vc não tem moral alguma pra condená-los, é prova mais que cabal da sua IGNORÂNCIA TRESLOUCADA HIPÓCRITA… tome tento, verme ignaro… deixe de derramar por aqui suas imundices… vai beber baygon que talvez resolva sua sandices…

      • Judeus e Turco deem descarcarga que desce juntinho.
        Illuminati Neo-Nazista a essencia da tua doutrina esta encrustrada na Torá onde no teu radicalismo os escolhidos segundo a tua conveniencia são proibidos de interegirem com os OUTROS e considera-los como impuros.
        Esta esta o microbio humano senão na ortodoxia extremista Judaica e no Protestantismo intransigente e segregacional Anglo.
        Boçal não perco meu tempo replicando Ameba como voce e muito menos traidores vendidos.
        Empreenhe-se pela nadega com outro.

  12. Rui falcão, presidente do partidão e outras de sua lideranças estavam outro dia defendendo a “regulamentação estatal das redes sociais”

    Vcs já imaginam o que e isto não?!

    O atual governo e contra ate a criminalização do terrorismo, fazem de tudo para barrar projetos no congresso com este objetivo.
    Claro que estão fechados com sua militância que considera o terror ferramenta revolucionária, tanto que o “argumento” contra o projeto de lei anti terrorismo e que “querem criminalizar movimentos sociais”
    Obviamente se o ISIS existisse em solo tupiniquim estes o considerariam movimento social justo

    • E voce acha que essa minoria facista da Celite Paulistana acrescida pela bancada evangelica maçonaria e om subversismo Anglo-Sionista fariam diferente.
      Tu vive mesmo no fantastico mundo de Bob heim bostérico kkkkkk

1 Trackback / Pingback

  1. Com preocupação após Paris, Abin monitora curiosos sobre EI na internet | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.