Iraque: ‘Invasão turca é grave violação da soberania iraquiana’

2665797

O Iraque está exigindo a retirada imediata destas tropas que estão supostamente em uma missão de treinamento perto da cidade iraquiana de Mosul.

 “As forças armadas turcas localizadas perto de Mosul invadiram o país sem permissão e devem sair imediatamente”, disse o comunicado do primeiro-ministro iraquiano Haider Abadi, obtidos pela RIA Novosti.

Na sexta-feira, vários relatos da mídia comunicaram que cerca de 130 militares turcos foram enviados para a área de Mosul, alegadamente para treinar os curdos Peshmerga (uma força militar do Curdistão iraquiano).

O premiê Haider al-Abadi disse no Twitter que a “presença não autorizada de tropas turcas na província de Mosul é uma grave violação da soberania iraquiana”. Mosul foi capturado por militantes do Daesh, também conhecido como o Estado Islâmico, em junho de 2014. Na época, a cidade tinha uma população de mais de 2 milhões de habitantes.

O Daesh, um grupo sunita radical, ocupou vastas áreas do Iraque, bem como da Síria. A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que inclui a Turquia, tem realizado ataques aéreos contra alvos do Daesh no Iraque e na Síria desde setembro de 2014. No entanto, segundo a Reuters, o envio de militares turcos ao Iraque não foi feito no âmbito da coalizão. As forças Peshmerga no Iraque têm combatido ao Daesh no terreno.

 Fonte: Sputniknews

9 Comentários

  1. De repente parece que o Iraque é uma terra de ninguém, e todos começam a desrespeitar a soberania do país,com o pretexto de combater o terrorismo ! daqui a pouco (se é que já não começaram) começam a saquear o país,tal qual os terroristas !

  2. Enquanto isso…

    Conselho Europeu apresenta acordo com Turquia sobre migração

    País já acolheu 2,5 milhões de refugiados

    O presidente do Conselho Europeu afirmou neste domingo que foi alcançado um acordo com Ancara para conter o fluxo de migrantes para a Europa.
    “Depois de muitas semanas de duro trabalho e conversas difíceis chegamos a um acordo, que espero que seja hoje aceito por todas as partes”, disse Donald Tusk, ao chegar à cimeira dos líderes da União Europeia com a Turquia, que acontece na Bélgica.

    Tusk convocou a reunião para decidir o que é possível fazer na UE e na Turquia, em primeiro lugar, para conter a crise migratória, especificamente no que diz respeito à cooperação que tem como objetivo conter o fluxo dos refugiados para a Europa. Ele insistiu que a cimeira tem uma dimensão mais ampla, de “revitalizar” as relações com a Turquia, incluindo o processo de adesão do país ao bloco.

    Ele lembrou que a Turquia é um parceiro-chave na luta contra o terrorismo. “Os dias recentes têm demonstrado como é importante a cooperação no contexo geopolítico e estratégico”, assinalou, defendendendo que “o mais importante é a nossa responsabilidade e o nosso dever de proteger as nossas fronteiras externas”.

    Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que a Turquia acolhe 2,5 milhões de refugiados e que a UE precisa de um acordo com o país sobre como “conter o fluxo ao máximo” dessas pessoas para a Euorpa. Para Juncker, a Turquia deve proteger ao máximo as suas fronteiras internas e a UE, por sua vez, deve “contribuir para o realojamento de sírios”.

    Jean-Claude Juncker espera que seja possível chegar a um acordo e lembra que já está definido, em princípio, que a Turquia receberá 3 bilhões de euros, sendo que 2,5 bilhões serão aportados pelos países membros do bloco. Como será feita essa transferência é a principal questão em discussão e, de acordo com Juncker, o tema “não será abordado hoje, mas sim nas próximas semanas”.

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Internacional/2015/11/573320/Conselho-Europeu-apresenta-acordo-com-Turquia-sobre-migracao?ref=yfp

  3. Estes porcos Turcos servem apenas para massacrarem a minoria Curda com a conivencia Ocidental .
    Que o Iraque azede o caldo com eles que o bicho pegue e qu7e a Russia se meta.
    Edorgam ja pede a muito tempo para levar uma surra e merece leva-la .
    A maioria ndo povo Turco não aguenta mais ele e ele caindo a Turquia adentra o grupo BRICS.

    • OLHA A XENOFOBIA E O RACISMO, caro PETRALHA… não se entregue em público… os turcos não devem nada a vc… guarde suas infantilidades para o dia que sua presidAnta cair fora…

1 Trackback / Pingback

  1. Iraque: ‘Invasão turca é grave violação da soberania iraquiana’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.