Rússia impõe sanções econômicas contra Turquia

Vladimir Putin decreta sanções econômicas em retaliação à derrubada de caça russo pela força aérea turca. Decisão é tomada após presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmar que está “triste” por causa do incidente.

0,,18882222_303,00

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto neste sábado (28/11) impondo sanções econômicas contra os turcos, quatro dias depois de o governo em Ancara derrubar um caça russo próximo à fronteira entre Turquia e Síria.

No decreto, que entra em vigor imediatamente, estão medidas como a proibição da importação de alguns produtos da Turquia, a restrição da contratação de cidadãos turcos por empresas russas, a suspensão da isenção de vistos para cidadãos da Turquia, a paralisação de voos charter entre os dois países e, ainda, da venda de pacotes turísticos para a Turquia.

O governo em Moscou afirma que o decreto visa “garantir a segurança nacional da Rússia e proteger os cidadãos russos de atividades criminosas e ilegais”. Algumas das medidas anunciadas já estavam sendo informalmente aplicadas.

A Turquia exporta principalmente alimentos, produtos agrícolas e têxteis aos russos. Cerca de 200 mil turcos vivem na Rússia.

Erdogan lamenta incidente

Um pouco antes da divulgação da retaliação russa contra o governo em Ancara, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou no sábado que está “triste” e lamenta o abate do avião militar russo pela força aérea turca na última terça-feira, que deixou as relações entre os dois países mais tensas. O líder renovou ainda o convite para conversar pessoalmente com o homólogo russo, Vladimir Putin.

“Estamos verdadeiramente tristes com esse incidente. Desejamos que não tivesse acontecido, mas aconteceu. Espero que algo assim nunca volte a acontecer”, assegurou Erdogan. “Esperamos que essa questão entre nós e a Rússia não aumente ainda mais, não se torne corrosiva e não tenha consequências terríveis no futuro.”

Erdogan voltou a pedir um encontro “cara a cara” com o colega russo às margens da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, na segunda-feira, em Paris. O presidente turco afirmou que a reunião seria uma oportunidade para tentar restabelecer as relações entre os dois países. “A Rússia é tão importante para a Turquia quanto a Turquia é para a Rússia”, frisou.

Nesta semana, Putin rejeitou o convite do líder turco e alegou que a Turquia não estava interessada em pedir desculpas pelo incidente. O russo considerou a derrubada do caça uma “punhalada nas costas dada por cúmplices de terroristas”. Moscou anunciou a restrição de um regime de isenção de vistos para visitantes turcos, depois de ameaçar uma série de medidas de retaliação na área econômica.

Neste sábado, o ministério das Relações Exteriores da Turquia alertou seus cidadãos a adiarem viagens não urgentes e desnecessárias à Rússia. Ancara diz que o caça russo entrou no espaço aéreo turco e ignorou as várias advertências, mas Moscou insiste que o avião não cruzou a fronteira da Síria e exigiu um pedido de desculpas.

Fonte:DW

18 Comentários

  1. …………… o Putin tem razão,se ele afrouxar e deixar pra lá, vai ficar desmoralizado perante seu povo ……apenas não deveria complicar a vida dos 200 mil turcos que vivem na Rússia,pois creio que a grande maioria dêles a essa altura dos acontecimentos,não deve querer nada com política ma

  2. s apenas trabalhar e viver em paz…se houver perseguição, a mídia vai fazer a caveira do Putin e demoniza-lo mais ainda….. a Turquia rezando pela cartilha dos EU/OTAN minaria o estreito do Bósforo pra evitar que a esquadra russa do Mar Negro chegasse ao Mediterrâneo….se Erdogan foi cabeça quente e se “arrependeu” é hora do Putin aproveitar…………………

    • “se houver perseguição, a mídia vai fazer a caveira do Putin e demoniza-lo mais ainda”
      Não mesmo, as famílias donas dos jornais não tem a menor simpatia por Recep Tayyp Erdogan ….

  3. “Um pouco antes da divulgação da retaliação russa contra o governo em Ancara, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou no sábado que está “triste” e lamenta o abate do avião militar russo pela força aérea turca na última terça-feira, que deixou as relações entre os dois países mais tensas. O líder renovou ainda o convite para conversar pessoalmente com o homólogo russo, Vladimir Putin.”

    Cadê aquela segurança toda, aquela valentia? É, parece que o “ursinho” ainda assusta, né? Contudo, o que me impressiona é a burrice de Erdogan, ele realmente autorizou o abate do avião de um aliado (Rússia) contra o EI e achou que realmente nada ia acontecer? Com razão o Putin acusa a Turquia por “punhalada nas costas dada por cúmplices de terroristas”. Como se imaginava que o governo da Turquia também era inimigo dos terroristas operações próximas da fronteira, inofensivas para os turcos, jamais poderia justificar um abate sem nem mesmo uma abertura de dialogo (até porque em 7 segundos não da para conversar muita coisa…).
    Erdogan achou mesmo que a OTAN e o mundo iam apoiá-los nesse abate suspeito? É um pateta!

  4. No mínimo, a tensão irá prejudicar as chances de resolver a guerra sangrenta na Síria.
    .
    Palavras do ministro das Relações Exteriores da Turquia Mevlut Cavusoglu, na quarta feira, depois de lamentar o abate do caça da Rússia com seu equivalente russo Sergey Lavrov:
    .
    — “Não há porque, nos desculpar de uma ação na qual agimos de forma correta”. – Cavusoglu
    .
    Não se pode voltar a traz em ações, ou palavras ditas, quando muito se desculpar.
    .
    A escolha de uma postura arrogante por parte da Turquia, decididamente, está selando de forma negativa para a Rússia, o destino das relações Rússia&Turquia.
    .
    Esse “morde” e “assopra”, por parte da Turquia, está levando a Rússia, a ver com total desprezo as pseudas manifestações de sensibilidade com o ocorrido por parte de Turquia, de fato, dá mais a impressão de “deboche”, do que de lamento.
    .
    Torna quase impossível para a Rússia, pautar suas reações, com base nesta atitude pouco conciliatória da Turquia.
    .
    Os russos são um povo orgulhoso, já mais vão aceitar o bate de seu caça, e ainda assim, negociar com seu agressor, a solução desta crise, enquanto este mantem uma postura tão arrogante.
    .
    A menos que haja uma mudança drástica na postura da Turquia, continuo a ver como possibilidade, a escalada ainda maior deste “incidente” entre Rússia e Turquia.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Digo:
      .
      Torna quase impossível para a Rússia, – NÃO – pautar suas reações, com base nesta atitude pouco conciliatória da Turquia.
      .
      Saudações,
      .
      konner

    • As tensões farão a situação se resolver mais rápido e colocará os aliados do Estado Islâmico a mostra, Putin vai estampar a safadeza turca nos jornais ocidentais.

  5. A Rússia faz bem, não por uma questão da derrubada do avião más porque a Turquia é um dos financiadores do terrorismo internacional assim como é os EUA .
    .
    .
    *********************************
    .
    EUA se recusam a atacar caminhões-cisterna do Estado Islâmico que vão para a Turquia
    .
    O exército americano se recusa a atacar os caminhões do Estado Islâmico que contrabandeiam petróleo sírio e iraquiano para a Turquia, alegando que são alvos civis, disse um proeminente político iraquiano.
    .
    (*)fonte: br.sputniknews.com
    .
    .
    (…) O chanceler sírio Walid Muallem por sua vez afirmou que o filho do presidente turco Recep Tayyip Erdogan pode ter interesse no comércio clandestino de petróleo com o grupo terrorista Estado Islâmico. (…)

    • VÍDEO MOSTRA MILITANTES DO ESTADO ISLÂMICO NUM BATE-PAPO AMIGÁVEL COM A GUARDA TURCA DE FRONTEIRA.
      .
      O clipe começa com os dois jihadistas fazendo provocação perto de um grupo de carros, que se acredita terem sido abandonados pelas famílias curdas que fugiram desesperadas de Kobane nas últimas semanas, quando militantes do Estado Islâmico intensificaram seus ataques contra a cidade.
      .
      Depois de perceberem que estavam a ser filmados de dentro da Turquia, a dupla começa a caminhar em direção à cerca da fronteira, parando apenas para acenar zombeteiramente ao cineasta amador.

      .
      (*)fonte: dinamicaglobal.wordpress.com
      .
      .
      https://www.youtube.com/watch?v=atBhAv07kLc
      .
      .
      https://www.youtube.com/watch?v=Z0ysvb5KZ9c

    • COMO É A CONEXÃO DO GOVERNO DOS EUA COM O ESTADO ISLÂMICO.
      .
      Sob influência de Dick Cheney, Washington propôs criação de um “principado salafista” no Oriente Médio. Foi o início do apoio da Arábia Saudita e de outras monarquias do Golfo aos jihadistas.
      .
      (*)fonte: dinamicaglobal.wordpress.com
      .
      .
      (…) Embora atacado pelas forças dos Estados Unidos e pelas monarquias do Golfo Pérsico aliadas a Washington, o Estado Islâmico não sofreu nenhum grande revés militar. Ao contrário: consolidou-se gradualmente, a ponto de converter-se em um proto-Estado, com muitos dos atributos da ordem estatal – exército permanente, recursos financeiros substanciais, um conselho de ministros, governadores provinciais, um sistema judicial em funcionamento, uma força de segurança inflexível e prestação de serviços municipais e de bem-estar. Aparentemente, não tem dificuldades para atrair recrutas que correm para se juntar a suas fileiras e levar a cabo atentados e missões suicidas. O respeitado especialista em assuntos árabes Abdel Bari Atwan estimou recentemente que o Estado Islâmico tinha um quadro de cerca de 100 mil combatentes. Estão principalmente do mundo árabe, mas também de outros países da Ásia e até mesmo – alguns milhares – na Europa. (…)
      .
      .
      *********************
      .
      Como ficou o resultado do ataque ao avião da malásia, ( Malaysia Airlines 17_ MH17 ) sobre a Ucrânia ? … foi os paus mandados dos EUA ou foi os paus mandados da Rússia ? …
      .
      Se caso fosse da Rússia, a imprensa sionista internacional até hoje ,estariam divulgando aquele atentado e aliás, foi uns dos paus mandados do EUA … que derrubou outro avião de civil recentemente … um russo no Egito … O Airbus A-321

  6. Pelos estudos ciêntificos a Russia tem razão , e gosto do Putin neste sentido,mas o fato dele não ter medo de se expor ,lógico com todo poder Bélico que a Russia tem a sua disposição não poderia ser diferente ,até os EUA tem medo.Quem déra nosso Brasil tivesse um peso Bélico pelo menos próximos,mas com nossos Politicos Ladrões e está desgraça PT,e seus acefo-los estamos perdidos,Sou contra todos os estes Partidos Politicos e uma urgente reformulação de nossas leis,cadeia para a corja toda.

    • E a tendência é essa mesma… É só a poeira abaixar…

      Aliás, essas sanções é só pra inglês ver… Se Putin for além disso, então ele é um idiota, sem visão alguma de longo prazo e das consequências que isso pode ter…

  7. Caras, eu acho que o Vlad Putin deve ser um ciborgue criado na União Soviética para governar os russos, hehehe.

    O cara tá no poder há vinte anos e não envelheceu um dia: nem ruga o fdp tem! Impressionante.

    Ou então é um reptiliano…

    🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia impõe sanções econômicas contra Turquia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.