Erdogan: Turquia teria agido diferente se soubesse que era caça russo

0,,18779829_303,00

Presidente turco justifica que aeronave “de identidade não identificada” podia ter sido do regime sírio. Moscou afirma que informações de missão foram passadas aos EUA e que alegações de Ancara “são apenas pretexto”.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quinta-feira (26/11) que a Turquia teria agido de forma diferente se soubesse que o avião militar derrubado pela Força Aérea turca perto da fronteira com a Síria era russo.

Em entrevista ao canal televisivo francês France 24, Erdogan afirmou que a aeronave abatida por ter entrado no espaço aéreo turco “era um avião de identidade não determinada”, e que, portanto, podia ter sido “um avião do regime” sírio de Bashar al-Assad.

“Se soubéssemos que era um avião russo talvez teríamos avisado de forma diferente”, disse o presidente turco à France 24, acrescentando que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não atendeu seu telefonema após o incidente de terça-feira. “Liguei para o senhor Putin, mas até agora ele não retornou”, afirmou.

Putin: Moscou informou os EUA da missão

Em resposta, o presidente russo aproveitou a coletiva de imprensa ao lado do chefe de Estado francês, François Hollande , para desmentir a afirmação de Erdogan. Segundo Putin, Ancara não pode alegar que desconhecia a nacionalidade da aeronave, pois Moscou tinha informado os Estados Unidos da missão do caça russo abatido.

“Os Estados Unidos, que lideram uma coalizão da qual a Turquia faz parte estão cientes do local e do momento da passagem de nossos aviões, e foi precisamente nesse lugar e nesse momento em que fomos atingidos”, afirmou Putin. “Eles [os aviões russos] têm sinais de identificação e estes são bem visíveis”, alegou.

Desta forma, segundo o presidente russo, fica excluída a hipótese de a Força Aérea turca não ter podido identificar a que país pertencia o SU-24. Para Putin, as alegações de Ancara “são apenas pretextos”. “Em vez de assegurar que isso nunca aconteça novamente, estamos ouvindo explicações ininteligíveis e declarações afirmando que não há nada pelo qual se deva se desculpar”, disse.

Erdogan rejeita acusação de financiar EI

Ainda na entrevista à emissora France 24, Erdogan aproveitou para responder outra acusação feita por Putin: a de que a Turquia estaria comprando petróleo do grupo extremista “Estado Islâmico” (EI)e, assim, financiando os jihadistas.

“É óbvio que são mentiras, calúnias. Deviam ter vergonha. Os que dizem que compramos petróleo do Daesh [acrônimo em árabe para o EI] têm de provar. Se não conseguem, são caluniadores”, afirmou Erdogan.

Segundo o presidente turco, o maior fornecedor de energia da Turquia é justamente a Rússia, seguida pelo Irã. “Nós nunca tivemos esse tipo de relação comercial com qualquer organização terrorista. Eles têm que provar. Se provarem, eu, Recep Tayyip Erdogan, renunciarei meu cargo.”

Fonte:DW

20 Comentários

  1. Como é que é?

    parou o mundo q eu quero entender!!!!

    agora a desculpa é essa?

    Ta bem claro q a Russia não invadiu o espaço aereo desta joça…. até militares norte americanos já disseram isso

    que sofram as consequencias

  2. Eu também acho, esse abate foi de ordem pessoall de alguem, do piloto náo sei, impossível ter havido ordem centra nisso.Mas indepedennte da causa, Putin ta tirando proveito já.
    1- Embargo economico. Talvez ligeiramente afetar a economia turca e atacar o governo de Erdogan.
    2- Posicionamento dos S400. Eliminou riscos de zona de exclusão aerea pelos OTAN.
    3- Não vi indícios ainda mas tenho certeza que vai acontecer, Putin vai se aproximar dos Curdos, tentar uma colaboração anti EI e se der certo, vai abrir uma nova frente em Ragga. Sob a certeza que Ancara não atrapalhara mais.

    Putin vai fazer suco de limão e Ergogan preferiria mil vexes ter um caça abatido. Rs

    • ” Eu também acho, esse abate foi de ordem pessoall de alguem”
      ———————————–

      Ahmet Davutoğlu, o primeiro-ministro da Turquia, já declarou que foi ele quem deu a ordem permitindo o abate do SU-24.

  3. Com o S-400 e os Sukhoi-30 com piloto russo com sede de vingança esse FDP está se cagando né?! cadê o cara com pinico preto na cabeça que diz que Sukhoi
    não serve para nada?

    Agora é tarde bandido…vcs(turcos) merecidamente vão pagar caro !
    Minhas sugestões para retaliar a Turquia:
    *Pegar armas do estoque antigo russo e iraniano ,e fornecer aos curdos: RPGs, rifles dragunov , metralhadoras .50 e fuzis, equipamentos de visão noturna, algumas viaturas blindadas de segunda mão e para coroar misseis Igla-S.
    *Se os aviões turcos entrarem na Síria para bombardear os curdos, mandem o piloto islâmico para o colo do capeta.

  4. “É óbvio que são mentiras, calúnias. Deviam ter vergonha. Os que dizem que compramos petróleo do Daesh [acrônimo em árabe para o EI] têm de provar. Se não conseguem, são caluniadores”, afirmou Erdogan.

    Um recado para os turcos: NÃO PROVOQUE PESSOAS INTELIGENTES!

  5. A Turquia espera uma retaliação imediata da Rússia.
    A Rússia opto pela inteligência e ta tirando proveito, tem motivos de sobra pra usar o s400.
    Lembrando que o s400 pode caçar o f22.
    A Rússia já fez mais de 400 ataques a fronteira turca desde o abate e não foi perturbada.
    Claro agora com su34 escoltados por su30 bem armados e com pilotos bem treinados e com sede de vingança

  6. Obviamente, com medo de represalia agora ele tenta tirar o dele da reta.

    A cada nova declaração o senhor se enterra cada vez mais senhor Erdogan.

    Ontem disse que não pediria desculpas, agora, afirma que se soubesse que o caça era russo agiriam de outra forma. Isso pra mim, como dito pelo Putin, são desculpas ininteligiveis de alguem que fez o que não devia e agora está com medo da represália.

  7. ,..Um certo coronel Russo está negociando c o CURDOS armas capazes de causar sérios danos aos Turcos…e em boa quantidade além da quali//…esse é o medo e o terror dos turcos, meses e meses de escaramuças c mt perdas turcas , os Perchmerg’s são alta/ bem treinados até às mulheres; e c boas armas vão causar pesadas baixas humans e material nos genocidas turcos…Sem falr nos S-400 e outras contra medidad de proteção aos SU’s-24….O Urso parece estar hibernando, só parece…A vingança e CURDA…Sds. 😉

  8. sem duvidas o que os Turcos fizeram foi a mando dos eua senhores para observar a reação dos Russos e intimida-los por suas ações na Síria…este pais jamais faria uma coisa dessas sem o aval dos eua…já que é membro da otan…

    Brevemente mais movimentações de distúrbios contra os eua estarão sendo providenciadas como o “Ocupe Wall Street”..e desta vez tudo mais agressivo e extensivo do que nunca.. 😉

  9. Atatürk, considerado em seu país, pai fundador da moderna ‘República Turca’, estabeleceu dois princípios políticos, que diferenciavam a nascente Turquia moderna, do velho Império Otomano.

    Um deles era o secularismo, oposto do recém extinto islâmico Califado Otomano…Outro era a política externa de não interferência nos países vizinhos, também oposto a prática do antigo Império Otomano.

    Estes princípios nortearam a Turquia durante quase 100 anos, ajudando na sua transformação em um país moderno.

    Porém Erdogan, membro do partido conservador islâmico, que apoia a “Irmandade muçulmana”…Vem jogando sistematicamente no lixo, tanto o secularismo turco, como a política de não intervenção, ambos implantados por Atatürk.

    Não é a toa que Erdogan e seu partido, AKP, são chamados de “neo otomanos”, eis o que diz o líder espiritual mais proeminente da ‘Irmandade Muçulmana’, Sheikh Yusuf al-Qaradawi:

    “A Turquia é o Estado Califado, e Istambul a sua capital… a Turquia une religião e o mundo, árabes e persas, Ásia e África, e ele (o Califado) deve basear-se nesta nação (Turquia) “.

    Dirigindo-se ao povo turco em relação à eleição de Recep Tayyip Erdogan, o chefe de Estado, Qaradawi disse:

    “Erdogan é o homem de Estado, um líder que conhece o seu Senhor … é dever da nação [islâmica] apoiá-lo E DAR FIDELIDADE A ELE”.

    Erdogan é um autoritário islâmico cujo regime persegue dissidentes políticos e trata como um crime, mesmo de somente mencionar…Que há cem anos atrás seus antecessores assassinaram sistematicamente 1,5 milhão de cristãos armênios.

    O problema com Erdogan e seu governo é que o seu núcleo ideológico deriva da Irmandade Muçulmana…

  10. Não sei porque o espanto de todos.

    Este recuo estratégico faz parte do jogo político e estava arquitetado desde antes do ocorrido.

    Derrubaram o caça para demonstrar força e agora procuram botar panos quentes, falando que não sabiam que era russo, que não havia se identificado, etc e tal. No máximo vão indenizar a família do piloto, mas sem pedir desculpas.

    Turquia e Rússia sabem que a guerra é um péssimo negócio, pois a economia destes países é interdependente.

    O que a Turquia quer é um lugar na mesa de negociações que decidirá o futuro da Síria.

  11. Com a chegada dos S-400 e o Cruzador Moskva da classe Slava a Força Aérea Turca suspendeu os voos dos F-16 sobre a Síria.
    Depois que os Turcos emboscaram covardemente o bombardeiro Su-24 Fencer agora metem o rabo entre as pernas e suspendem os voos.

  12. Erdogangster está com medo pois sabe que EUA e OTAN não lhe prestarão poio militar de fato se coisa degringolar… igualmente eles sabe que a Rússia pode esmagá-lo em questão de dias e que a recíproca não é verdadeira.

  13. A Rússia já realizo mais de 450 ataques no c local do abate sem ser perturbada.
    Caças su30 escoltaram su34.
    Não aparecer nenhum f16.

Comentários não permitidos.